Buscar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

=>DESENVOLVIMENTO ECONOMICO: 
Define-se, pela existência de crescimento econômico contínuo (g), em ritmo superior ao crescimento demográfico (g*), envolvendo mudanças de estrutura e melhoria de indicadores econômicos, sociais e ambientais. Ele compreende um fenômeno de longo prazo, implicando o fortalecimento da economia nacional, ampliação da economia de mercado, a elevação da produtividade e do nível de bem-estar do conjunto da população.
	o crescimento econômico precisa, portanto, superar o crescimento demográfico (g*), para expandir o nível de emprego e arrecadação publica, afim de permitir que administração publica realize investimentos com gastos sociais, para que estes venham a atender as pessoas mais carentes.
=>DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE:
	Uma definição de desenvolvimento envolve, além da melhoria de indicadores econômicos e sociais, a questão da preservação do meio ambiente. Com o tempo, o crescimento econômico tende a esgotar os recursos produtivos escassos.
	Sendo que para conciliar desenvolvimento e preservação do meio ambiente não basta apenas a ação do setor público, e sim tem de haver mobilização do setor privado.
=>SUBDESENVOLVIMENTO:
	Pode ser definido por crescimento econômico insuficiente em relação ao crescimento demográfico (g<g*), por sua irregularidade e pela concentração de renda e da riqueza, implicando um número considerável de pessoas pobres e miseráveis em relação à população total.
	A economia subdesenvolvida se caracterizasse, pela dependência econômica, tecnológica e financeira em relação aos países desenvolvidos. A base exportadora, insuficiente e instável. Além de que as empresas tendem a se concentrar em grandes centros mais bem-dotados com infraestrutura, o que aumenta as desigualdades regionais.
=>INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO:
	 O crescimento da renda per capita e fundamental para melhorar os indicadores sociais, sendo que essa variável se correlaciona com os níveis educacionais e de liberdade política. Porém, além de renda per capita, devem-se considerar indicadores que possam refletir melhorias sociais e econômicas, como alimentação, atendimento médico e odontológico, educação, segurança e qualidade do meio ambiente.

Outros materiais