Buscar

O Barreado e sua História

Prévia do material em texto

O Barreado e sua História
O Barreado é um prato muito saboroso, preparado com carne bovina, toucinho e temperos típicos da cozinha de Marretes, Antonina e Paranaguá, degustado há centenas de anos.   O Barreado é símbolo de fartura, festa e alegria. O nome vem da expressão "barrear" a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido seque depressa. 
Prato do litoral paranaense, de origem polêmica (A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no sec.XV) o Barreado é motivo de discussão entre morreteanos, capelistas e paranaguaras. Dizem que o mesmo era servido aos cablocos que iam às vilas levar os produtos da lavoura ( e os viajantes que passavam de viajem).
Posteriormente foi adotado como prato do período carnavalesco, talvez por suas propriedades energéticas. A mulher, para poder participar dos festejos de carnaval, deixava a comida preparada de amtemão para todo o período. Sua é de que, mesmo requentado, não perde o sabor original. Cachos de banana eram pendurados no beiral da casa para serem servidos como sobremesa, ou misturando-se a refeição.
Já desta forma, este prato incorporou-se à alimentação do cabloco, já durante o entrudo(entrar em período de festa), precursor do carnaval.
existe uma tese de doutorado sobre o assunto .
COZINHANDO A TRADIÇÃO: FESTA, CULTURA E HISTÓRIA NO LITORAL PARANAENSE.
MARIA HENRIQUETA SPERANDIO GRACIA GIMENES.
	
	       Ingredientes:   
  05  kg de Carne
1 ½  kg de Cebola             
200  gr. de Bacon
100  gr. de Sal
 20  gr. de Cominho
 50  gr. de Alho
 05  gr. de Pimenta do reino
 03  lts. de Água
 
*Farinhas de mandioca e de trigo, para Barrear (vedar) a tampa da panela.
       500 gr. de Farinha de Mandioca
       100 gr. de Farinha de Trigo
FONTE: HISTÓRIA DO BARREADO Disponível em: http://www.madalozo.com/internas/136/OMadalozo/Hist%C3%B3ria-do-Barreado.aspx. acessado em:24/junho /2016.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes