Buscar

Fundamentos da Gestalt-terapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turma: Noturno
Disciplina: Gestalt-terapia 
Valor: Até 2,0 pontos. 
Atividade Estruturada/Atividade de Revisão 
Qual é a importância de se fazer uma fundamentação filosófica para a compreensão da Gestalt-terapia? 
Resp. Serve para entender a raiz da teoria, compreender seu caminho percorrido até aqui, sua história.
Em relação à Fenomenologia, responda: 
Em que implica o método da fenomenologia?
A Fenomenologia critica a ciência de tal modo que permite a construção de outros modos de apreensão da realidade, onde se dá o resgate da subjetividade e a sua recolocação num contexto histórico e mundano. 
É uma metodologia e corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Método– metodologia de pesquisa da realidade.
Quando desenvolveu a fenomenologia, o que Husserl buscou compreender? 
1-Noções de lógica e matemática;
2-Noçõesdeconsciênciaeintencionalidade;
3- Interesse pelo anti naturalismo: rejeição da ideia de que as ciências naturais podem fornecer uma descrição completa ou exaustiva da realidade
 O que significa voltar às coisas mesmas? 
Para a fenomenologia, é possível uma neutralidade do observador? Por que? 
Não. Porquê não se pode compreender como se deu o ato intencional, ele não pode ser empiricamente observado.
O que significa dizer que Husserl foi um antinaturalista? 
A oposição de Husserl ao naturalismo equivale à afirmação de que existem verdades e princípios que as ciências naturais pressupõem, mas que não podem explicar, já que nem toda verdade é uma verdade científica natural.
O que é intencionalidade da consciência e por que é correto afirmar que toda consciência é consciência de alguma coisa? 
É atribuir sentido a alguma coisa e é correto porque a consciência dá significado às coisas e as coisas passam a ser objeto da consciência.
O que é redução fenomenológica ou epoche? 
O “Epoché” de Husserl que suspende o mundo no tempo e no espaço, permite a quem medita conhecer-se a si próprio e tomar consciência da sua própria essência, e a autoconsciência adquirida desta forma é o “eu puro” de Husserl (ou o “eu transcendental”).
Para Husserl, a característica da “atitude natural” não se limita à forma pela qual nos relacionamos com o mundo exterior; também os atos da consciência e o “eu” podem ser tratados como o mundo externo. Husserl propõe então que coloquemos também “entre parênteses”, a própria consciência, o “eu” e os seus atos. É preciso refletir sobre o refletido. É preciso pensar o pensado (reflexão transcendental).
3) Sobre o existencialismo, responda: 
a) O que é ser-no-mundo? 
Entende o ser humano não como um organismo natural neutro, isolado do mundo, mas como um ser que habita e convive no (e com o) mundo.
O ser humano não é uma consciência separada do mundo, mas um ser que se relaciona com o mundo, que habita um período histórico, onde convive com pessoas, que por ele é influenciado e nele exerce influência.
Entender a pessoa como um ser-no-mundo é diferente de olhar para seus aspectos meramente naturais e fisiológicos, mas compreender que desenvolvemos significados e valores de acordo com o tempo e o espaço.
b) Quais são os três modos de ser-no-mundo proposto por Heidegger? Explique-os. 
Projeto: o ser é um feixe de possibilidades que se mostram na medida em que se desdobra a presença do homem com seus semelhantes e no seu contexto, numa condição de autenticidade.
Lançado: o ser se de para com impossibilidades e limitações as quais ele não escolhe ao ser jogado num mundo anterior à sua existência (contexto sócio econômico, época, local de nascimento, cor de pele, condições físicas etc).
Decaído: o ser encontra-se num estado de existência inautêntica, caracterizada pela banalidade do cotidiano e pela superficialidade, na qual o homem se perde de si mesmo -> vazio existencial ->falta de sentido da vida.
c) Qual é o tripé existencialista? 
Liberdade
Escolha
Responsabilidade
d) Por que a liberdade envolve angústia? 
Não há nada que possa eximir o homem da sua condição de ser livre e, consequentemente, da sua condição de responsabilidade diante de seus atos.
O homem tem medo da liberdade. Para muitos seres humanos a liberdade gera a angústia. Muitos não suportam esta angústia, e para não assumir a liberdade, fogem dela.
e) Na perspectiva existencial, o que é cuidar? 
Cuidar não é técnica, é postura: é a arte de estar com, que reconhece com a pessoa.
4)O que é humanismo e qual a sua influência para a Gestalt-terapia? 
Humanismo não aceita a ideia do ser humano como máquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Já em relação à Psicanálise, a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos. Na prática terapêutica, é preciso entender o homem como um ser inteiro, como um todo, lidando com o que ele sente, pensa e faz, pois o Homem se põe por inteiro no processo psicoterápico. O terapeuta deve valorizar o Homem, o seu potencial, acreditar que o paciente é capaz de encontrar a si mesmo, de conhecer-se cada vez mais e despertar no paciente seu impulso para o crescimento que às vezes pode estar adormecido.
5) O que significa dizer que Humanismo se refere ao resgate do humano?

Outros materiais