Buscar

Est. das Dmt. Contábeis Q II

Prévia do material em texto

Estruturas das Demonstrações Contábeis
Pergunta
A (empresa fictícia) Uvas & Laranjas S.A. é uma engarrafadora de sucos de frutas na região de Limeira. A usina de beneficiamento e pasteurização de suco usa máquinas em estado de arte para promover uma ultrafiltração e um engarrafamento a um pH entre 4 e 4,5 (nível de acidez). 
A depreciação dessas máquinas:
Respostas:	
a. Afeta o caixa da Uvas & Laranjas S.A.
b. Afeta o caixa da Uvas & Laranjas S.A., mas o resultado é insignificante.
c. De acordo com a lei 11.638/07, artigo 820 § 1, a depreciação foi extinta das demonstrações contábeis de empresas industriais com capital inferior a R$ 2.000.0000,00.
d. Acrescenta valor ao caixa da Uvas e Laranjas S.A.
Corretae. Não afeta o caixa da Uvas e Laranjas S.A.
Feedback da resposta:	Alternativa: E 
Comentário: a depreciação não produz alterações no caixa das empresas.
Pergunta 2
A (empresa real) Brasil Foods S.A. (BM&F Bovespa: BRFS3 / NYSE: BRFS) é o resultado de uma fusão entre as empresas Sadia e Perdigão, que exportam vários produtos ao exterior. Destaca-se nesse ambiente uma operação comercial antiga e relevante que a Sadia mantém no Oriente Médio. Na hipótese da Brasil Foods contratar funcionários para trabalhos em algum armazém na Zona Franca de Jebel Ali (uma área livre de impostos, à semelhança da Zona Franca de Manaus, que fica em Dubai, um dos sete emirados que compõe o país Emirados Árabes Unidos e que serve como centro logístico para todo Oriente Médio), como será registrado esse gasto no fluxo de caixa? 
Observação: a citação da empresa Brasil Foods tem finalidade exclusivamente acadêmica, não representando sugestão de compra de produtos e/ou de investimentos.
Respostas:	
a. Financiamento para a Brasil Foods, já que esse tipo de gasto geralmente envolve bancos no exterior.
b. De acordo com a lei 10.625/69, artigo 8 § 5, gastos com funcionários no exterior são equiparados a gastos com funcionários no Brasil, por isso devem ser considerados investimentos no fluxo de caixa.
c. De acordo com a instrução CVM 145, esse tipo de gasto deve ser diluído na conta fornecedores, já que trata-se de operação com alimentos.
Correta d. Operacional para a Brasil Foods.
e. Investimento para a Brasil Foods.
Feedback da resposta:	Alternativa: D 
Comentário: é um pagamento de salários, portanto, é uma saída de atividade operacional.
Pergunta 3
A (empresa real) Clarion S.A. Agroindustrial é uma empresa do setor industrial e agrícola, produzindo álcool e óleos vegetais. Caso, por hipótese, a Clarion venha a ser beneficiada com o recebimento de uma indenização judicial, o contador deverá considerar esse ingresso de recursos como: 
Observação: a citação da empresa Clarion S.A. Agroindustrial tem finalidade exclusivamente acadêmica, não representando sugestão de compra de produtos e/ou de investimentos.
Respostas:	
a. Operação de caixa, com entrada no imobilizado.
a) Operação de caixa, com entrada no imobilizado.
Correta b. Atividade operacional, com entrada no caixa.
c. Perda operacional decorrente de ações judiciais, com entrada no caixa.
d. Reserva para contingência.
e. Atividade neutra, com saída no caixa.
Feedback da resposta:	Alternativa: B Atividade operacional, com entrada no caixa.
Comentário: nesse caso há uma entrada em caixa, decorrente de uma operação operacional. A dúvida pode surgir, nesse caso, por causa da entrada ter sido originada por uma ação judicial, esporádica. Mesmo assim, considerar-se-á atividade operacional. 
Pergunta 4
A (empresa real) Rasip S.A. Agroindustrial atua com frutas e produtos lácteos, sendo uma das principais empresas brasileiras do setor de agricultura listadas na Bovespa. Digamos que, por hipótese, a Rasip venha realizar investimentos na Suíça, comprando uma empresa láctea com boa experiência e conhecimentos acumulados. Nesse caso, a empresa deverá preparar uma DRA (Demonstração do Resultado Amplo)?
Respostas:	
a. A empresa deverá considerar um custo, contabilizando os valores em Custo dos Produtos Vendidos e/ou Custo das Mercadorias Vendidas. Portanto, sim, deverá preparar a DRA.
b. A simples compra de uma empresa no exterior não enseja a abertura de uma DRA, a menos que a empresa tenha sido comprada a um valor menor que o mercado.
Correta c. A simples compra de uma empresa no exterior não enseja a abertura de uma DRA, mas os ganhos e eventuais perdas, sim.
d. Segundo o CPC 26, deverá considerar uma despesa, portanto, atividade operacional. Deve preparar a DRA.
e. Essa é uma atividade neutra, com saída no caixa, portanto, deve ser exposta em uma DRA.
Feedback da resposta:	Alternativa: C 
Comentário: na situação fictícia relatada no enunciado, verifique que não há ainda ganhos ou perdas com a variação cambial ou outros resultados que fujam do controle dos sócios e/ou acionistas (entendidos como proprietários ou “donos” do negócio), então não haveria a necessidade de preparar uma DRA. No entanto, se surgirem ganhos ou perdas com, por exemplo, variação cambial sobre o valor do investimento, ou seja, um resultado que não depende do esforço dos sócios e/ou proprietários e da equipe da empresa, haverá a obrigação de preparar uma DRA como parte integrante do conjunto de demonstrações contábeis publicáveis da empresa.
Pergunta 5
A (empresa real) Renar Maçãs S., de Santa Catarina, é uma das grandes empresas brasileiras do setor hortifrutigranjeiro. Imaginemos que, por hipótese, a Renar decida contratar os serviços especializados de uma empresa de tecnologia agropecuária para prestar serviços em suas fazendas e que essa empresa cobre $ tantos Reais. Esse gasto, para fins de fluxo de caixa, será uma atividade:
Respostas:	
a. Drawback (importação para posterior reexportação).
b. De acordo com a lei 11.638/07, artigo 820 § 2, serviços de tecnologia agropecuária devem ser lançados como “ativos biológicos”.
c. De acordo com a lei 11.638/07, artigo 162 § 3, produtos hortifrutigranjeiros, por terem vida útil muito curta, não afetam o caixa, portanto, não devem ser demonstrados na DFC.
Correta d. Operacional para a Renar Maçãs.
e. Investimento para a Renar Maçãs.
Feedback da resposta:	Alternativa: D 
Comentário: é um pagamento a fornecedores, o que é uma saída de atividade operacional.
Pergunta 6
A (empresa real) SLC Agrícola S.A. é uma grande empresa do setor agrícola que iniciou suas atividades produzindo tratores e outros implementos agrícolas. Curiosamente, a SLC abandonou o ramo de negócios que a originou, mas diversificou seus negócios para diversos outros produtos. Foi a primeira empresa no mundo a abrir capital (oferecer suas ações em bolsa) de um negócio no ramo de grãos e algodão. Caso, por hipótese, a SLC decida investir em outra fazenda de algodão, esse gasto será: 
Observação: a citação da empresa SLC agrícola tem finalidade exclusivamente acadêmica, não representando sugestão de compra de produtos e/ou de investimentos.
Respostas:	
Correta a. Operação de investimento, com saída no caixa.
b. De acordo com a IAS 9000, deve ser um investimento neutro no caixa, porque se abrirá outra empresa segmentada.
c. Perda no imobilizado com entrada de caixa.
d. Saída para pagamento a fornecedores.
e. Pagamento à vista de máquinas, portanto, entrada de caixa a descoberto.
Feedback da resposta:	Alternativa: A 
Comentário: os investimentos em outras entidades são considerados operações de investimento, com saída no caixa.
Pergunta 7
A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, a DOAR, foi substituída pela Demonstração de Fluxo de Caixa. Por que houve essa modificação?
Respostas:	
a. Porque a DOAR não é um demonstrativo contábil, é econômico.
b. Porque a DFC mostra despesas de forma analítica.
c. Porque a DFC é mais detalhada, mais densa em comparação à DOAR.
d. Porque a CVM exigiu, acatando uma sugestão do Ministério da Fazenda.
Correta e. Porque é uma demonstração mais relevante para o investidor.
Feedback da resposta:	Alternativa: E
Comentário: a Doar é considerada uma demonstração de difícil entendimento. Sendoassim, preparou-se DFC.
Pergunta 8
Há quantos métodos para a elaboração da DFC?
Respostas:	
a. Há cinco métodos: esclarecedor, regenerador, direto, indireto e transversal.
b. Apenas um método: o método transversal.
Corretac. Há dois métodos, o direto e o indireto.
d. Há mais de cinquenta métodos, mas são agrupados em três: liquidez líquida, liquidez seca e liquidez corrente.
e. Há dois métodos: o Ocidental e o Oriental.
Feedback da resposta:	Alternativa: C
Comentário: de acordo com a literatura, há dois métodos: o direto que mostra todos os recebimentos e pagamentos que contribuíram para a variação das disponibilidades do período e o método indireto, em que a demonstração é estruturada a partir da DRE. (Lucro líquido do exercício)
Pergunta 9
Nos relatórios anuais da empresa Brasil Foods S.A. (junção das gigantes Sadia e Perdigão), vemos a seguinte Demonstração para Resultados Abrangentes (DRA) Individual para o ano de 2012.
Observando essa demonstração e com base no CPC 26, é possível afirmar que:
Respostas:	
a. Está inteiramente incorreta.
b. Está correta em parte.
Correta c. Está inteiramente correta.
d.Está correta apenas no cálculo dos ganhos (perdas) não realizados sobre aplicações disponíveis a venda líquida de impostos.
e.A ordem de apresentação está invertida! O correto é finalizar pelo lucro líquido assim como na DRE e não iniciar como está impresso.
Feedback da resposta:	
Alternativa: C
Comentário: analisando a demonstração publicada pela Brasil Foods, observa-se que levou em consideração a estrutura orientada pelo CPC 26, em particular: 
A mutação do patrimônio líquido é formada por apenas dois conjuntos de valores: 
• Transações de capital com os sócios (na sua qualidade de proprietários).
• Resultado abrangente total. 
Formado por:
• Resultado líquido do período.
• Outros resultados abrangentes.
• Efeito de reclassificações dos outros resultados abrangentes para o resultado do período.
A alternativa “e” está incorreta porque é justamente ao contrário, a DRA inicia pelo lucro líquido, explicando-o.
Pergunta 10
O Rodrigo é um amigão do Seu Antenor Feli Zardo, um proprietário de algumas milhares de cabeças de gado em Uberaba, Minas Gerais. Muito reservado, o Sr. Antenor nunca diz quantas cabeças de gado exatamente têm. Há quem diga que ele realmente não sabe, apenas que é um “montão bem grandão”. E há os que dizem que ele se atrapalha, porque prefere contar pelas patas e aí se confunde na hora de fazer a conta de dividir. Mas, brincadeiras e exposições de poder à parte, a Fazenda Colossal é uma empresa muito bem gerida com a mais alta tecnologia disponível. Nos livros contábeis e controles administrativos não só está a quantidade exata de animais vivos nas suas propriedades como todo um acompanhamento de dar inveja! É possível verificar até mesmo a quantidade de medicamentos que cada animal ingeriu no sofisticado sistema eletrônico da fazenda. Um belo dia, na varanda da fazenda tomando um café bem forte em uma xícara de aço e pedaços generosos de bolo de fubá, ouviu-se o seguinte diálogo: 
 -RODRIGO: (Coçando o nariz) 
Oh, Seu Antenor. 
­-ANTENOR (Com voz de quem está com muita preguiça, com nenhuma vontade de conversar)
Que é?
-RODRIGO:Sabe aquela usina de beneficiamento de milho que o sr. comprou lá pras banda do Interiorzão de São Paulo? 
-ANTENOR: (Bravo, desconfiado) Sei. Já te disse que não comprei, me deram como pagamento de dívida. O que têm?
-RODRIGO: Tá pensando em vender?
-ANTENOR: Tava, num tô mais. 
-RODRIGO: Uai, se não tava brabo com ela? Que só tava te dando prejuízo? 
-ANTENOR: Tava, mas aquilo foi uma benção! Valorizou demais, ganhei um dinheirão! 
-RODRIGO: Eita homem sortudo! Onde mete a mão dá dinheiro! 
O dinheiro que o Sr. Antenor diz que “ganhou” com a usina de beneficiamento que comprou, ops, incorporou ao patrimônio de sua fazenda (na verdade, um grande grupo agropecuário) deve ser evidenciado na DRA (Demonstração do Resultado Amplo)?
Respostas:	
a. Não, apenas se fosse uma entrada recente no imobilizado.
Correta b. Sim, porque foi um resultado do grupo empresarial que não dependeu de sua atuação e que poderá não se realizar no futuro.
c. Não, apenas as chamadas “perdas operacionais” devem ser evidenciadas na DRE.
d. De forma alguma, essa situação deve ser evidenciada na Demonstração do Fluxo de Caixa somente.
e. Talvez. Depende do valor das commodities. Se houver uma diminuição muito grande do milho no mercado, sim; se não houver diminuição, não, a menos que a empresa tenha Hedge.
Feedback da resposta:	Alternativa: B 
Comentário: na situação fictícia relatada no enunciado, verifique que não há nenhuma atuação do “Sr. Antenor” para influenciar o valor do investimento; ele, nesse caso, teve “sorte”. Isso poderá não acontecer no futuro, não é certo se esse ganho que está sendo verificado no momento será realizado no futuro. Em situações assim, em que os resultados fogem do controle dos sócios e/ou acionistas (entendidos como proprietários ou “donos” do negócio), há a necessidade de preparar uma DRA como parte integrante do conjunto de demonstrações contábeis publicáveis da empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes