Buscar

ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JONIO MACEDO DA SILVA RA 8050839
 Educação Física Bacharelado
 ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
 Tutor Presencial: Prof. Marília de Carvalho Almeida
 Centro Universitário Claretiano
 MACAÚBAS
 2018
Defina Doenças Ocupacionais, como são divididas e como se diferenciam entre si.
A doença ocupacional é toda aquela doença que causa alteração na saúde de qualquer trabalhador, em qualquer área de execução do serviço, desde as tarefas mais simples ate as mais complexas. E deve estar sempre relacionada ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, como o câncer que se desenvolve em trabalhadores de minas de metais ou carvão. Mas qualquer tipo de doenças ocupacionais, pode ser adquiridos através de exposição do paciente a diversos tipos de agentes nativos como radioativos, físicos, biológicos e químicos. Há diversos tipos de doenças ocupacionais, as mais comuns são aquelas relacionadas ao sistema respiratório e as de pele, como: Asbestose, câncer de pele ocupacional, silicose, dermatite de contato e entre outras.
2) Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto para o aparecimento do LER e DORTS. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?
1.       Fatores de risco individuais ou pessoais: trata-se de fatores sempre presentes no contexto e na atividade de trabalho, difíceis de isolar de outras variáveis e determinantes nas posturas assumidas pelos trabalhadores no seu desempenho profissional, tais como: o gênero, a idade, o tempo de trabalho, repertorio, genético, tabagismo, escolaridade
2.       Fatores de risco psicossociais ou organizacionais: são os aspectos de programação de organização e gestão de trabalho, que em interação com os seus contextos sociais e ambientais, tem potencial para causar danos psicológicos, social ou físico, tais como: tipo de organização de trabalho, logas jornadas/hora extra, trabalho repetitivo, grandes demandas de trabalho, relacionamento com a chefia e colegas, perspectiva de demissão e estresse.
3.       Fatores de risco físicos ou biomecânicos: a postura e o movimento realizado para a execução de uma atividade no posto e no ambiente de trabalho são um dos principais fatores que influenciam na saúde física do trabalhador. Músculos e articulação são exigidos para a execução das demandas físicas, sendo que quando submetidos a constantes estresses, apresentam risco de lesões, dores e comprometimento normal do movimento, tais como: má postura, a força empregada e a repetição do movimento
Portanto a realização de intervenções ergonômicas requer uma abordagem múltipla, envolvendo identificação e avaliação do problema, desenho ou redesenho da atividade/tarefa, modificação e treinamento para a redução efetiva dos riscos.
Cite os principais sintomas relacionados à DORT. Descreva os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais submetidas aos esforços laborais.
Os Disturbios Ostemusculare Relacionados ao Trabalho(DORTs) são doenças multifatorias que acometem a populaçao trabalhadora e, em parte, são causadas pelo trabalho,aceleradas ou exacerbadas por exposiçao ocupacionais,sendo a principal causa de prejuizo na capacidade para o trabalho. Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimenta-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação. 
4) Cite os três estágios que devem ser considerados durante o processo de avaliação e controle dos riscos ergonômicos.
Primeiro estágio: visa a identificaçao, analise das estatisticas de lesao, regiao do corpo. É uma identificaçao geral dos possiveis riscos e locais afetados no trabalhador. Nesta etapa, pode-se fazer uma entrevista com os trabalhadores e tambem um check list dos problemas encontrados.
Segundo estágio: metodos de avaliaçao do risco. Sendo avaliado e mensudo os niveis e caracteristicas dos riscos encontrados. É um detalhamento dos problemas encontrados, a fim de fornecer bastante informação, para posteriormente resolve-los.
Terceiro estágio: controle do risco. A partir dos resultados encontrados e detalhados é proposto mudanças de contole ou extinção dos riscos encontrados anteriormente. Tal iniciativa visa proteger o trabalhador tornando o local mais seguro e produtivo.

Outros materiais