Buscar

Citações-paráfrases-e-citação-da-citação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �1�
Pós Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Imunologia
Disciplina: Metodologia Científica – Prof. Giselle Moreira
Texto acadêmico: a utilização correta de citações, paráfrases e citação da citação
Ao se elaborar um texto acadêmico deve-se indicar a fonte em que se extraiu determinada idéia, conceito, dados e informações. A fonte que não é citada pode ser considerada como plágio. Isso pode ser feito em forma de citação direta, paráfrase ou citação indireta e citação da citação.
1 Citações: 
Utiliza-se literalmente no texto a idéia, conceito ou informação, quando é impossível transcrevê-la com suas próprias palavras.
- as citações de até três linhas devem ser apresentadas no corpo do texto, assinaladas por aspas duplas e seguidas da identificação (sobrenome do autor, data, número da página); o sobrenome do autor, quando em parênteses deve ser escrito em caixa alta, quando citado no texto, só a primeira letra em maiúscula. 
Ex: 	“Do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade”. (MINAYO, 1993, p.1) 
ou
	Segundo Minayo (1993, p.1), “do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade”. 
- as citações com mais de três linhas devem ser apresentadas isoladamente (a uma linha em branco do corpo do texto), em fonte Times New Roman ou Arial (considerar a opção já utilizada no texto) tamanho 10 ou 11, com entrelinhamento simples, justificadas, sem parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, seguidas de identificação (sobrenome do autor, data, número da página). Não é necessário colocar aspas nas citações com mais de três linhas. Deve-se deixar um espaço antes e depois da citação, para os textos anteriores e posteriores. Sugere-se não utilizar mais de 10 linhas nas citações longas.
Ex: 
Um quarto dos pacientes com hepatopatia alcoólica avançada apresenta anticorpos contra HCV, embora os índices variem em diferentes áreas geográficas, o álcool pode agravar a evolução da Hepatite C crônica, está relação não está explicada, e a possibilidade de HCV ser responsável pelos casos chamados de cirrose alcoólica é intrigante, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular (RUBIN, 2006, p. 781).
Ou: 
Rubin (2006, p. 781), afirma que, 
Um quarto dos pacientes com hepatopatia alcoólica avançada apresenta anticorpos contra HCV, embora os índices variem em diferentes áreas geográficas, o álcool pode agravar a evolução da Hepatite C crônica, está relação não está explicada, e a possibilidade de HCV ser responsável pelos casos chamados de cirrose alcoólica é intrigante, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular
	
2. Paráfrase ou citação indireta
Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica. 
Ex: 	Para Stites (2004, p. 550), além de considerar a transmissão por via cutânea mais predominante, devido ao uso de drogas ilícitas, picadas de agulhas entre profissionais da área da saúde, transplante de órgãos infectados, cita que ocorrem também infecções adquiridas na comunidade; sendo neste contexto a via de transmissão menos clara. A transmissão materno-fetal não constitui um importante fator de risco, possivelmente devido ao fato que portadores crônicos apresentam níveis bastante baixos de viremia. A transmissão sexual, ainda é um assunto controverso.
3. Citação de citação
As citações das citações devem ser evitadas. As citações devem ser, de preferência, feitas através da fonte principal. Quando não é possível deve-se deixar a responsabilidade de sua exatidão ao autor de quem se toma, antepondo--a ao trecho citado a expressão “citado por” ou “apud” (preferível quando entre parênteses).
a) Indiretas (paráfrase)
Do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade. (MINAYO apud� SILVA, 1993, p.67) 
	 Ou 
De acordo com Minayo citado por Silva (1993, p.67), do ponto de vista antropológico, podemos dizer que sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade. 
b) Diretas com menos de três linhas
	
Precisamos avaliar que “Em alguns casos - como o da impermeabilização dos solos - são problemas ambientais muito graves, com impactos diretos sobre a vida da população (enchentes).” (SOUZA apud SILVA, 2002:50)
Ou 
	Segundo Souza (apud SILVA, 2002:50), “Em alguns casos - como o da impermeabilização dos solos - são problemas ambientais muito graves, com impactos diretos sobre a vida da população (enchentes).”
c) Diretas com mais de três linhas
	Precisamos avaliar que,
Impermeabilização de solos, edifícios doentes, emissão de gases do efeito estufa, produtos nocivos à camada de ozônio, intoxicação por inseticidas domésticos, contaminação por amianto, ilhas de calor são apenas algumas das expressões agora inseridas na rotina diária das grandes cidades. Em alguns casos - como o da impermeabilização dos solos - são problemas ambientais muito graves, com impactos diretos sobre a vida da população (enchentes). (SOUZA apud SILVA, 2002, p.50).
As citações de sites da internet devem seguir os mesmo critérios, se tiver autor, coloca-se o sobrenome do autor, ano e número da página. Caso não tenha autor, coloque uma nota de rodapé e insira o site, precedido da expressão in.
Ex: In: www.ibge.gov.br
Expressões latinas
Expressões em língua estrangeira devem ser digitadas em itálico.
Expressões latinas comuns em trabalhos acadêmicos:
apud – citador por, conforme, segundo. Usada no caso de citações indiretas
Ibidem ou ibid – na mesma obra. Indica que a obra citada é a mesma da citação imediatamente anterior
Idem ou Id – mesmo autor. Indica que autor citado é o mesmo da citação imediatamente anterior.
Et all ou et alli – E outros. Usada em citações ou paráfrases que possui mais de um autor e queira citar só um deles.
Opus citatum, oper citato ou op cit – obra citada. Indica que a citação referente a obra do autor já citado na monografia, sem ser imediatamente anterior. Após o sobrenome do autor, coloca-se essa expressão, seguida das páginas.
Passim – aqui e ali, em diversas passagens. Indica referências genéricas e várias passagens no texto, sem identificação de páginas determinadas. Em vez de designar o número de páginas correspondentes, usa-se essa expressão.
Loco citato ou loc.cit – no lugar citado
- notas de rodapé: apresentadas em seqüência numérica na parte inferior da página em que foram inseridas, digitadas com entrelinhamento simples, justificado, em tamanho 10; entre as notas deve ser deixado o espaço de uma linha em branco.
4 CM
�
Sem Parágrafo, entrelinhamento simples, fonte 10 ou 11
� A expressão apud significa citado por

Outros materiais