Buscar

Princípios de Gestão nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Princípios de Gestão nas Organizações
 Nome: Charles Loreto			Matrícula: 201220800
Exercícios Propostos 
1) O que é administração? E sua importância para o mundo dos negócios?
R: É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. A administração está em todos os lugares, sem ela as organizações em geral e as empresas e empreendimentos em particular não alcançariam suficiente competitividade e sustentabilidade no dinâmico, competitivo e complexo mundo dos negócios.
2) Explique a importância das seguintes influências para à área de administração:
a) Filosofia:
Inicialmente a administração recebeu as influências das teorias de diversos filósofos.
O Filósofo grego Sócrates expõe que a administração seja uma habilidade pessoal sem interferência, conhecimentos ou experiência. Platão também era grego e discípulo de Sócrates, este analisou os problemas políticos, sociais e culturais do povo grego daquela época, expondo seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração pública. Aristóteles foi discípulo de Platão, porém seu ponto de vista divergia deste, estudando a organização do Estado distinguiu três formas de comando: a Monarquia, a Aristocracia e a Democracia.
Francis Bacon, filósofo e estadista inglês, fundador da Lógica Moderna que se baseia no método experimental e indutivo, influenciou o princípio Administrativo que conhecemos como “princípio da prevalência do principal sobre o acessório”.
René Descartes era francês, filósofo, matemático e físico considerado fundador da Filosofia Moderna. Desenvolveu o que hoje conhecemos como método cartesiano. Sua influência está diretamente ligada aos princípios da administração, como a divisão do trabalho, da ordem, do controle etc.
Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do Contrato Social onde O Estado surge por acordo de vontades.
Karl Marx, em parceria com Friedrich Engels, propõe uma teoria de intervenção direta do Estado na Economia. Afirmava que o Capitalismo beneficia apenas uma pequena parcela da sociedade, onde os trabalhadores eram explorados para que apenas uma minoria da Sociedade se beneficiasse.
b) Igreja Católica:
Na evolução histórica da administração a Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. A Igreja Católica absorveu ao longo do tempo normas administrativas e princípios de organização pública das Instituições de Estado como Atenas, Roma, etc. Empregou na sua organização, a hierarquia de autoridade, o estado maior (assessoria) e a coordenação funcional.
c) Organização Militar:
As organizações militares da antiguidade e medievais deram origem à organização linear. Portanto, há muito tempo as teorias administrativas sofrem influências das Organizações Militares, onde há uma única unidade de comando e cada subordinado só pode ter apenas um superior.
Existe uma escala hierárquica, ou seja, níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente. Também encontramos na organização militar o princípio da direção, onde o soldado sabe o que se espera dele e o que ele deve fazer. Quando é dada a ordem, explica-se o seu objetivo e certificar-se de que foi compreendido corretamente.
d) Revolução Industrial:
A partir da invenção da máquina a vapor aplicada à produção, a estrutura social e comercial foi substituída por uma nova concepção do trabalho. As ordens econômicas, políticas e sociais sofreram mudanças profundas. Esse período ficou conhecido como Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra alastrando-se por todo o mundo civilizado.
Suas principais contribuições foram:
-O domínio da industrial pela ciência;
-Desenvolvimento de novas formas de organização capitalista como as instituições bancárias, financeiras e de crédito;
-O acúmulo de capital;
-A expansão industrial.
e) Empreendedores:
Caracteriza-se como a consolidação das condições necessárias para o surgimento das novas teorias administrativas: - crescimento da preocupação com o consumo direto; - surgimento das indústrias ferroviárias, de ferro e de aço; - surgimento dos “impérios industriais” e dos gerentes profissionais; surgimento do ramo de bens duráveis; preocupação com as vendas (“marketing” de hoje); - desenvolvimento da organização do tipo funcional; - preocupação com os meios de redução de custos.
3) Cite os principais impactos da primeira e segunda Revoluções Indurstriais:
1° Revolução Industrial: (XVII à XIX) 
• invenção dos engenhos. 
• uso da máquina a vapor 
• fonte de energia: carvão 
• meio de transporte: trem 
• principais segmentos da indústria: têxtil, mineração e metalúrgica. 
2° Revolução Industrial: (XIX à XX) 
• invenção dos motores de combustão 
• Aço de alta resistência 
• fonte de energia: petróleo 
• meio de transporte: trens e navios 
• principais segmentos: siderúrgico, metalúrgico, eletroquímico, aéreo e automobilístico.
4) Quais foram as 3 grandes eras do pensamento administrativo e seus principais aspectos:
 
5) Quais são as 4 ferramentas básicas do pensamento administrativo. Cite-as e explique a sua importância.
Planejamento
O planejamento é o processo de análise da situação interna da organização, da conjuntura externa nas áreas econômica, social e política, e do impacto desses cenários sobre a Administração, para definir os objetivos a serem atingidos, concebendo um cenário futuro ideal, e deliberar sobre a adoção de ações adequadas para viabilizar a conquista desses objetivos
Organização
 Neste tópico, toma-se organização como uma das funções básicas do administrador e, neste sentido, quer dizer divisão de trabalho, agrupamento de atividades, designação de pessoas, alocação de recursos, coordenação de esforços e melhor aproveitamento possível de todos os recursos disponíveis, sejam humanos, tecnológicos, materiais ou financeiros.
Direção
Função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado. O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminadas.
Controle
Significa verificação da execução. Também a avaliação dos resultados, comparando-os com os padrões estabelecidos e corrigindo as discrepâncias que tenham surgido.
O controle adota como medida-padrão o próprio plano e verifica até que ponto foi observado, aponta as falhas verificadas e as correções que devem ser feitas e avalia o desempenho em relação aos padrões, comparando resultados com previsões.
 Assim, temos, por exemplo, o controle de qualidade do produto, dos serviços, onde se verifica se a qualidade desejada foi alcançada.
6) Mencione os tipos de classificações das organizações, e de exemplos para cada tipo.
-Organizações formais: regras, regulamentos formalizados, estrutura hierárquica e burocracia.
-Organizações informais: flexíveis, sem normas formalizadas.
-Organizações sem fins lucrativos: sem fins de acumulação de capital para seus diretores. Todo seu lucro deve ser reinvestido em estrutura ou outras áreas da organização.
-Organizações com fins lucrativos: orientada para a acumulação de capital.

Outros materiais