Buscar

AVALIANDO SAUDE DO IDOSO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603855637)
	9a sem.: AVALIAÇÃO FUNCIONAL
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	"Paciente M.O.S., 78 anos, com Diagnóstico Clínico Osteoporose e Fisioterapeutico Limitação Funcional para Deambulação iniciou atendimento de Fisioterapia com objetivo de treinar o equilibrio. O Fisioterapeuta antes de iniciar a conduta, realizou avaliação de alguns movimentos solicitando apoio da paciente. O movimento que ela teve mais dificuldade foi o em pé girar o corpo 360º". Baseado nas aulas teorica e pratica, assinale a alternativa que caracteriza o movimento da avaliação acima:
		
	
	Avaliação Mini-Mental
	
	Descrição de Dois Pontos
	
	Avaliação de Barthel
	
	N.D.A.
	
	Escala de Berg
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603855624)
	5a sem.: Envelhecimento: aspectos patológicos
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Dona Rose procurou seu médico de família devido dsfunção miccional. O medico explicou que devido o envelhecimento ocorrem alterações funcionais na bexiga e na uretra, como contrações vesicais não inibidas, redução da pressão máxima e do comprimento fncional da uretra e diminuição da complacência vesical. Após exames clínicos, indicou fisioterapia devido incontinência urinária. Neste caso a fisioterapia tem vários objetivos, EXCETO: 
		
	
	propriocepção
	
	reeducar a função vesical
	
	melhorar função do grupo muscular do assoalho pélvico
	
	orientações gerais sobre o assunto em questão
	
	diminuir a percepção sensorial
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603855626)
	5a sem.: Envelhecimento: aspectos patológicos
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sr. Ilton recebeu o diagnóstico médico de doença de Parkinson devido alterações musculoesqueléticas que apresentava. Esta é uma doença neurodegenerativa comum. Analise: I. A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo. II. A taquicinesia é a característica mais comum da doença de Parkinson, que ocasiona a rapidez exacerbadados movimentos ativos. III. Há discreta perda de memória. IV. A instabilidade postural e o tremor estão entre as manifestações clínicas principais. É correto o que consta nas opções:
		
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	I.II,III e IV
	
	I e II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603855552)
	4a sem.: política nacional do idoso
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A Política Nacional do Idoso visa a estabelecer normas e diretrizes para a implementação de programas voltados para o bem-estar dos idosos. Neste sentido, é correto afirmar: 
		
	
	É objetivo da Política Nacional do Idoso estimular a institucionalização dos idosos dependentes ou semi-dependentes, criando para isto linha de crédito junto ao BNDES para a construção de novas e mais equipadas instituições. 
	
	A Política Nacional do Idoso determina prazo para criação de setores geriátricos nos hospitais públicos, afim de que idosos com alto grau de dependência sejam internados nesses hospitais, evitando a proliferação de Instituições Asilares como tem-se observado no Brasil. 
	
	Os objetivos gerais desta política incluem a viabilização da permanência destes cidadãos na comunidade, integrados às suas famílias e mantendo maior nível de independência e de apoio nas atividades de vida diária. 
	
	A Política Nacional do Idoso, afim de estimular a permanência do Idoso na comunidade e no seio familiar, proíbe a criação de novas Instituições de Longa Permanência para Idosos, e determina a extinção de todas as existentes, a partir de 2010. 
	
	A Política Nacional do Idoso proíbe a institucionalização de idosos, a não ser nos casos de dependência Grau III (avançada). 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603855573)
	4a sem.: envelhecimento
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Ao considerarmos a abordagem fisioterapêutica de pessoas acometidas por patologias neurológicas, o conhecimento de sinais e sintomas assim como suas repercussões funcionais são importantes na intervenção fisioterapêutica. Assim sendo, quando estamos diante de um idoso com tremor em repouso, instabilidade postural, hipertonia plástica com sinal positivo para ¿roda denteada¿, déficit para execução, podendo chegar à incapacidade de iniciar espontaneamente de AVDs, diminuição ou abolição de expressão facial, dificuldade de deglutição, sialorréia, disartria, marcha a passos curtos (pettit pas), distúrbios do equilíbrio, ¿congelamento motor¿ (freezing), podendo ocorrer ainda declínio da cognição, fala monótona, vocabulário pobre em palavras e micrografia, estamos diante de um caso de: 
		
	
	espondilite anquilosante 
	
	hemiplegia por AVE. 
	
	parkinson 
	
	amiotrofia espinal 
	
	corea

Outros materiais