Buscar

Resumo Radiação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cápitulo VIII – Radiação
	Radiação é todo processo de emissão de energia, seja por meio de ondas ou de partículas. As aplicações das radiações são diversas, podendo ser utilizadas em métodos de diagnóstico e terapêutica, assim como em estudos metabólicos. Podemos também ligar medicamentos a substâncias radioativas, e, pela medida da radioatividade, estudar sua farmacocinética – estudo quantitativo dos fenômenos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos -, e a farmacodinâmica - estudo dos efeitos fisiológicos e bioquímicos dos fármacos -. Outra aplicação é a datação radioativa, que permite fazer a estimativa da idade de fósseis e outras substâncias com grande precisão.
	A radiação pode ser classificada de acordo com o efeito que causa no sistema para qual é transferida. Dependendo da intensidade da radiação emitida o corpo pode ou não sofrer ionização. Ionização é o processo pelo qual os átomos de uma determinada matéria perdem ou ganham elétrons, formando íons. Radiação ionizante é capaz de produzir ionização da matéria. Radiação não ionizante não produz ionização da matéria.
	Na ionização direta, os elétrons livres reagem diretamente com as proteínas do organismo, alterando totalmente sua configuração e pervertendo sua função. Na ionização indireta, os elétrons livres não reagem diretamente com proteínas ou DNA, mas sim, com as moléculas de água, e, assim, produzem os radicais livres de oxigênio, que são altamente reativos e poderão, posteriormente, reagir com as estruturas celulares, de modo a alterar sua função.
	As radiações que transportam mais energia se originam em núcleos atômicos, já que levam consigo a energia das forças nucleares. As forças nucleares fracas são capazes de transformar prótons em nêutrons (e vice-versa). Já as forças nucleares fortes mantêm os prótons unidos e restritos ao núcleo; além disso, parece que os nêutrons atuam como uma “cola” que mantém os prótons juntos dentro do núcleo.
	Sempre que um núcleo de um átomo é instável, esse átomo é chamado de radionuclídeo, é o átomo cujo núcleo emite radiação. Radioatividade é a desintegração espontânea do núcleo atômico de determinados elementos com emissão de partículas ou radiação eletromagnética. Átomo radioativo é o nome dado ao átomo capaz de emitir radiação.
Tipos de radiação ionizante:
A radiação alfa é um feixe de partículas altamente ionizante, equivalente ao núcleo do hélio. Não é utilizada em humanos.
A radiação beta negativa ou négatron é uma partícula radioativa com a configuração semelhante a um elétron (massa desprezível e carga negativa). Já a radiação beta positiva ou pósitron é uma partícula radioativa com a configuração semelhante a um elétron (massa desprezível), porém com carga positiva.
A radiação gama é uma radiação ionizante que ocorre na forma de onda eletromagnética.
A radiação X é formada por ondas eletromagnéticas cujo frequência é maior que a da luz visível e menor que a dos raios gama.
Tipos de radiação não ionizante:
	Radiação ultravioleta (RUV) é composta por ondas eletromagnéticas de alta frequência (acima da frequência da luz de cor violeta). A radiação UV faz parte da luz sola que atinge a Terra; portanto, a maior fone de RUV é o próprio Sol. De acordo com a frequência das ondas, os raios UV se dividem em UVA, UVB e UVC (em ordem crescente de frequência).
	A radiação UVA possui intensidade constante ao longo do ano. Esse tipo de radiação penetra profundamente na pele e é o principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Essa radiação tem importante participação nas fotoalergias e pode, eventualmente, predispor a pele o surgimento do câncer. Essa radiação também está presente nas câmaras de bronzeamente artificial, em doses cerca de vezes mais altas do que na radiação proveniente do Sol.
	A radiação UVB aumenta sua incidência drasticamente durante o verão. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É o principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer de pele. O uso de óculos escuros e protetores solares ajudam a proteger a retina e a pele contra queimaduras causadas pelos raios UVB.
	Os raios UVC são todos filtrados pela camada de ozônio. 
Os raios UV podem ser usados em laboratórios como agentes capazes de amplificas a cinética de reações celulares.
Raio laser é um feixe concentrado e intenso de luz coerente, de comprimento de onda na faixa visível.

Outros materiais

Perguntas Recentes