Buscar

PLANO DE AULA ESTAGIO EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA-EJA 
IDENTIFICAÇÃO
Estagiarias: Eliane Dias da Silva, J
Escola: Ginásio Municipal João Félix Filho.
Componente Curricular: Interdisciplinar Matemática com Língua Portuguesa.
Turma: 5ª e 6ª da EJA do Ensino Fundamental.
CONTEÚDOS
Matemática: Números e operações 
 Língua Portuguesa: Língua escrita: prática de leitura
OBJETIVOS
Interagir com os pares;
Desenvolver raciocínio lógico matemático e atenção;
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSO 
Material humano (professor- aluno);
Materiais para confeccionar os jogos;
Celulares, internet, lousa e piloto, cadernos e lápis.
SÍNTESE DO ASSUNTO
É importante que os jogos façam parte da cultura escolar, “o jogo pode propiciar a a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de auto avaliação pelo aluno”. (SOBCZAK, Anne Heloíse C. Stelmastchuk: Pcto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemático e Outros Campos do Saber / Ministério da Educação: MEC, SEB, caderno 8, p. 5, 2014): Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%208_pg001-080.pdf. Acesso em: 02 de março. 2018.
ENCAMINHAMENTO METODÓLOGICO
1ª Atividade: aproximadamente 40 minutos.
Utilizando a informática
O professor poderá providenciar variados jogos matemáticos para jogar com os alunos. Escolhendo jogos que contemple as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Isto dará pistas para saber como está o conhecimento deles. Utilizando jogos confeccionados pelo professor ou usar os celulares conectados a internet pode ser sugerido que os utilizem. 
Sempre observando quais as dificuldades e facilidades encontradas por cada aluno, o professor sendo mediador, nos diferentes momentos, questionando sobre a forma como estão jogando interferir apresentando novos desafios.
2ª Atividade aproximadamente 40 minutos.
Produzindo texto e trabalhando com texto instrucional
Será produzido um texto coletivo sobre o jogo realizado, os alunos vão expondo suas ideias e o professor vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retomando para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, será feito a leitura, reorganizando, se for o caso, pede-se que os alunos façam a cópia no caderno de Matemática. 
Aproveita-se a atividade realizada e trabalha com texto instrucional. Explorando a estrutura deste tipo de texto e qual é sua função. O professor irá escrever: o nome do jogo, as regras entre outras coisas precisam deixar claro para os alunos também os objetivos do jogo.
Para finalizar os trabalhos se estabelece um diálogo com a turma, incentivando os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meios da observação e dos registros individuais de cada aluno. Assim, observar se os alunos conseguiram: aprimorar rapidez de reação; se interagiram com os colegas respeitando as diferenças, enfim, se alcançaram os objetivos propostos.
REFERÊNCIAS
Livro:
SOUZA, Maria Antônia de Educação de Jovens e Adultos / Maria Antônia de Souza – Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.
Sites:
SÍTIO: “Educa jogos”. Disponível em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-edcuativos/matematica/memoria-multiplicação/>. Acesso em: 02 de abril. 2018.
SOBCZAK, Anne Heloíse C. Stelmastchuk: Pcto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemático e Outros Campos do Saber / Ministério da Educação: MEC, SEB, caderno 8, p. 5, 2014): Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%208_pg001-080.pdf>. Acesso em: 02 de março. 2018.
Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação.

Outros materiais