Buscar

Etnocentrismo: Uma Reflexão Necessária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ao analisar a realidade social em que vivemos, não apenas o que temos atualmente, mas também a construção histórica de nossa sociedade, podemos perceber que o etnocentrismo se faz muito presente. Desde o início das grandes navegações no século XV, a cultura europeia foi considerada como superior e imposta para as demais culturas que eram encontradas por eles pelo mundo, tanto que por causa desse mesmo pensamento, muitas culturas foram cruelmente massacradas, ou convertidas à cultura europeia, como ocorreu no Brasil.
Assim, existem no mundo culturas que são consideradas como superiores e rejeitam pessoas de diferentes culturas, porém esse é um comportamento que deve ser cada vez mais deixado de lado, pois a vivência e conhecimento de diferentes culturas e pensamentos pode trazer maior diversidade e entendimento do outro.
Ao entrar em contato com a Antropologia, os indivíduos podem entender essa construção histórica e a existência desse fenômeno social, que muitas vezes passa despercebido pelas pessoas. Desta forma, uma pessoa que toma consciência através do debate ético de que o etnocentrismo, a xenofobia e a intolerância existem e como elas atuam, irá buscar formas de se afastar desse comportamento, ou ao menos aprender a conviver e respeitar diferentes culturas.

Outros materiais