Buscar

Características da obra: A Ventania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características da obra de acordo com o movimento:
A obra Ventania de Antonio Parreiras pertence ao movimento naturalista, do qual pode ser considerado uma extensão do movimento realista por compartilharem de características semelhantes. O Naturalismo busca representar a realidade, porém se diferencia do realismo por retratar o ser humano e seu meio, sem influências ideológicas do realismo. O Naturalismo é uma nuance do realismo.
Podemos perceber na obra de Antonio Parreiras a representação da realidade da qual sugere seu movimento, sem utilizar figuras romantizadas e idealizadas, como também retratando uma paisagem natural. Porém, podemos perceber certa carga emocional atribuída a obra, visto na forma como está inclinado o corpo da personagem e a maneira como o vento bate nas árvores, o que faz quem vê se perguntar o que está acontecendo. Esta característica é algo pessoal do autor.
Também podemos observar a utilização das cores semelhantes com as da natureza, nos dando uma ideia de luz natural. Essa característica também pertence ao naturalismo, visto que este precede o impressionismo.

Outros materiais