Buscar

Exercicios de Melhoramento Genético Animal UFRRJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios:
1 - Calcular as freqüências genotípicas e gênicas em uma população constituída por 5.000 indivíduos AA, 3.000 indivíduos Aa e 2.000 indivíduos aa.
2 - Verifique se as populações abaixo se encontram em equilíbrio:
a) População constituída de 7.000 indivíduos AA, 2.000 indivíduos Aa e 1.000 indivíduos aa.
b) População constituída de 12.800 indivíduos AA, 6.400 indivíduos Aa e 800 indivíduos aa.
3 - Em um rebanho bovino, onde os acasalamentos ocorrem ao acaso com relação ao caráter presença ou ausência de chifres, existe 8.000 animais sendo 1.000 com chifres. Sabendo-se que o gene para mocho é o dominante, determinar o número provável de animais heterozigotos nesse rebanho.
4 - Quais os procedimentos necessários para verificarmos se uma população está ou não em equilíbrio com relação a um caráter qualitativo qualquer?
5 - A musculatura dupla em bovinos, é causada por uma mutação no gene da miostatina (fator de crescimento ou GDF-8). É uma mutação recessiva e que provoca hipertrofia muscular o que leva os animais afetados a apresentarem também problemas reprodutivos. Suponha que em um rebanho de 1.000 vacas, em um período de cinco anos, tivessem nascido anualmente, 10 bezerros com esta característica. Considerando que todas as mil vacas pariram anualmente e que esse rebanho está em equilíbrio para tal característica, pergunta-se: Qual a freqüência provável do gene para tal característica e qual o número provável de animais normais, porém portadores de tal gene, no grupo de animais nascidos ao final dos 5 anos?
6 - A sindactilia é uma anomalia hereditária recessiva, conhecida também como “pé de mula”, que afeta os bovinos causando soldadura das unhas. A sua incidência é de um caso em 90.000 nascimentos. Determinar a freqüência do gene para sindactilia e a freqüência de animais portadores.
7 - Quais as freqüências absolutas dos genótipos AA, Aa e aa em uma população, em perfeitas condições de equilíbrio, constituída por 6.000 indivíduos onde os genes A e a têm respectivamente as freqüências 0,6 e 0,4?
8 - Em uma população constituída de 10.000 indivíduos onde existiam 4.900 indivíduos AA; 4.200 Aa e 900 aa, ocorreu seleção contra 40% dos indivíduos aa. Calcular as freqüências dos alelos A e a após seleção.
9 - Em uma população, um gene a ocorre numa freqüência de 0,7. Determinar a freqüência desse gene após seis gerações de seleção de 100%, em todas elas, contra os indivíduos de genótipo aa.
10 - Quantas gerações são necessárias para eliminarmos um gene recessivo de uma população cuja freqüência inicial seja 0,5.

Outros materiais