Buscar

psicologia cognitiva

Prévia do material em texto

Percepção
Teorias e Sistemas Psicológicos IV
Prof.ª Priscila Boechat
O PROCESSO COGNITIVO
Cognição
Processo de Conhecer que envolve os seguintes aspectos:
ATENÇÃO: Concentração da mente no objeto selecionado. Pode ser involuntária, passiva e espontânea (ocasionada por estímulos externos) ou controlada, voluntária e dirigida (causada pela interação do indivíduo).
PERCEPÇÃO: Apreensão dos objetos comuns ao individuo (como uma rua, uma casa, uma árvore) assim que são percebidos através do sistema sensorial.
MEMÓRIA: Conhecimento inferido de objetos captados de percepções ou emoções passadas.
JUÍZO: Ato mental de afirmar ou negar um conteúdo afirmavel.
RACIOCÍNIO: Habilidade de Conectar Juízos
IMAGINAÇÃO: reanimação de objetos de percepções anteriores (reprodutiva) e combinação dos mesmos em novas unidades (criativa).
PENSAMENTO: capacidade de pensar os objetos da intuição sensível. O pensamento é a origem dos conceitos que unificam a multiplicidade dos sentidos no processo de percepção.
DISCURSO: comunicação ordenada do pensamento ou poder de pensar logicamente.
(Duran, Venancio &Ribeiro, 2004)
O PROCESSO COGNITIVO
Sensação e Percepção
A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais.
 Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais nervosos, um processo chamado SENSAÇÃO.
Todas as informações do ambiente, necessárias à sobrevivência do indivíduo, chegam até o organismo por meio das sensações. 
Os diferentes estímulos físicos (luz, som, calor, pressão, etc.) ou químicos (substâncias com sabor ou odor, estímulos sobre as mucosas, a pele, etc.) agem sobre os órgãos dos sentidos, estimulando os diversos receptores e, assim, produzem as sensações.
(DALGALARRONDO, 2008)
Sensação e Percepção
Sensação é a consciência da ocorrência de um estímulo.
•constitui-se a base da percepção; a matéria da percepção. 
Percepção é o processo de atribuir significado a uma determinada sensação.
•Devemos selecionar, organizar e interpretar nossas sensações.
Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção se misturam num processo contínuo.
Sensação e Percepção
A percepção pode ser compreendida como a ação de formar mentalmente representações sobre objetos externos a partir dos dados sensoriais.
Processo que envolve a seleção, a organização e a interpretação das informações captadas pelos sentidos.
Ilusão
A existência de ilusões perceptivas indica que aquilo que se sente (por meio dos órgãos do sentido) não é necessariamente o que é percebido (na mente).
A mente pode estar se utilizando da informação sensorial disponível e manipulando-a de alguma forma para criar representações mentais de objetos, propriedades e relacionamentos espaciais do próprio ambiente.
Além disso, a maneira como esses objetos são representados depende em parte do ponto de vista do indivíduo ao percebê-los.
Sensação e Percepção
A percepção pode ser compreendida como a tomada de consciência, pelo indivíduo, do estímulo sensorial. Se atribui à sensação a dimensão neuronal, objetiva, ainda não plenamente consciente, no processo de sensopercepção. 
Já a percepção diz respeito à dimensão neuropsicológica e psicológica do processo, à transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes, uma dimensão subjetiva.
(DALGALARRONDO, 2008).
A percepção é o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais e compreende muitos fenômenos psicológicos.
					(STERNBERG, 2010)
A percepção é um fenômeno ativo; o sistema nervoso e a mente do sujeito constroem uma representação mental por meio da síntese dos estímulos sensoriais, estímulos esses confrontados com experiências passadas registradas na memória e com o contexto sociocultural em que vive o sujeito e que atribui significado às experiências. Assim, a percepção final é apreendida pelo sujeito consciente.
					(STERNBERG, 2010)
Por exemplo, a percepção visual de uma mesa, a partir da sensação visual de quatro troncos e de uma tábua em cima deles, só é possível por sujeitos que pertencem a sociedades que fabricam mesas e lhes dão o significado de determinado móvel.
Os órgãos receptores detectam e recebem o estímulo, processo designado por sensação. Em seguida, esse estímulo é traduzido em impulsos nervosos que são conduzidos ao cérebro, onde são processados. Toda esta sequência tem início com a atenção, um processo de observação seletiva em que atuam diversos fatores determinantes: 
os fatores externos e os fatores internos.
Os fatores externos são os agentes que surgem exteriormente ao corpo, ou seja, estímulos que os órgãos dos sentidos identificam.
•Movimento do estímulo
•Intensidade
•Contraste
•Incongruência
Os fatores internos estão relacionados com o nosso ser, nossas vivências e a nossa personalidade.
•a motivação para o estímulo
•as experiências que tivemos anteriormente
•o maior ou menor conhecimento e entendimento do estímulo
•a natureza social
•a expectativa
Os humanos, assim como outros animais, dependem do sentido da visão. A grande maioria de estímulos que o indivíduo recebe durante um dia, por exemplo, é através do olhos. Por isso, é a modalidade mais amplamente reconhecida e a mais estudada da percepção.
CÓRNEA (camada protetora) 
PUPILA(abertura no centro da Iris) 
RETINA (transdução da energia da luz eletromagnética em impulso neurais objetos próximos ou eletroquímicos)
HUMOR VÍTREO (substância gelatinosa que dá suporte)
CRISTALINO (membrana que se flexiona ou relaxa para permitir a visão de objetos próximos ou distantes.
O PROCESSO PERCEPTIVO
Constância Perceptiva
A constância perceptiva ocorre quando a percepção de um objeto permanece igual, mesmo quando a sensação proximal do objeto distal se altera.
Constância perceptiva é a capacidade desenvolvida pelo sistema perceptual de perceber os atributos básicos de um objeto como sendo constante, independente das variações de estímulo que chegam aos sistemas sensoriais.
O observador não percebe o objeto isolado, mas considera o contexto no qual ele está inserido. Essa habilidade do sistema perceptivo confere ao mundo certa estabilidade.
(STERNBERG, 2010)
Constância de Tamanho
Se refere à tendência a perceber os objetos como se eles tivessem um tamanho constante, apesar de que o tamanho da imagem retiniana se torne menor quanto mais o objeto se distancia.
Constância de Forma
É responsável por podermos reconhecer o formato de objetos conhecidos, apesar da forma constantemente mutável da imagem retiniana. Não importa o ângulo, vemos uma porta como retangular.
Constância de Cor
Manter a cor do objeto, mesmo com variações de luminosidade

Outros materiais