Aula 01
8 pág.

Aula 01

Disciplina:Psicologia Experimental e Comportamental30 materiais259 seguidores
Pré-visualização1 página
*

PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO

*

A psicologia organizacional tem seu inicio na metade do século 19 e vem com o intuito de modificar e estruturar as organizações.
Entre 1924 a 1970 era psicologia industrial tinha como objetivo aumentar a lucratividade e a produtividade.

*

Entre 1970 a 1990 tinha como foco o clima organizacional e a qualidade de vida no trabalho.
O terceiro momento se deu após 1990 onde a psicologia organizacional e do trabalho se ocupa da saúde e do bem estar do funcionário, ergonomia , poder e conflito.

*

A Psicologia é uma ciência que procura entender o comportamento humano, procurando explicar, avaliar e em determinadas situações modificá-lo. Na conexão com trabalho, os profissionais da psicologia, no contexto organizacional estudam os elementos que ocasionam a falta de “interesse” e diminuição do desempenho do trabalhador.

*

Ciência Psicológica, no campo das relações humanas e do comportamento organizacional teve nos últimos anos um considerável avanço aliado às contribuições provindas de outras ciências, podemos notá-la, portanto, mais precisa e densa.

*

Com o intuito de produzir a melhoria e eficácia organizacional, o comportamento organizacional é parte que investiga o impacto dentro das Organizações de indivíduos e grupos relacionados à uma estrutura organizacional e a um determinado contexto cultural. Configura-se em um campo voltado para ações ligadas às ciências administrativas, na qual o enfoque encontra-se nos aspectos de gestão direcionados aos indivíduos.

*

Como o emprego é um dos elementos fundamentais desse campo de estudo, o comportamento organizacional dirige suas atenções à conduta relativa a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração e gestão de pessoas. Neste ponto, podemos observar a influência dos aspectos psicológicos que moldam o comportamento individual assim como os aspectos referidos à dinâmica grupal.

*

Quando nos referimos a psicologia no ambiente do trabalho, estudamos o que pode influir positiva ou negativamente no comportamento do indivíduo, sua relação com os instrumentos de trabalho, como lida com decisão e risco, sua postura frente às incertezas do cumprimento de metas. Desses estudos, surgem dados importantes para o estudo da ergonomia e adaptação do homem ao trabalho e vice-versa;

*
*
*