Buscar

Avaliando Aprend.2

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: SDE0105_SM_201202277888 V.1 
	Aluno(a):  NETO
	Matrícula: 201202277888
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	28/04/2018 18:41:14 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201202418283)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A família de Ana Clara , 6 meses, comemora o desenvolvimento da pequena : ela já está sentando sozinha e brinca com os brinquedos que lhe são oferecidos sem cair. Estando sentada passa para o chão e se arrasta, na direção da mãe , sorrindo. Refletindo sobre as etapas motoras do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida ,assinale V ,para as corretas e F para as não-corretas:
		
	 
	O bebê inicia os primeiros passos porque as reações de equilíbrio estão se instalando. A maturidade cerebral já permite a locomoção de pé.
	 
	O bebê senta independente antes de adquirir o controle de cabeça.Controlar a cabeça significa vencer a gravidade.
	 
	O bebê deve permanecer no carrinho, deitado, até o pediatra liberá-lo para o transporte ao colo.
	 
	O desenvolvimento do bebê depende do processo maturacional e da estimulação do ambiente.
	 
	O bebê anda sozinho, independente, sem necessidade de primeiro colocar-se de pé e andar de lado ;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201202414643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Índice de Apgar é utilizado na sala de parto para verificar a vitalidade e o valor prognóstico da criança logo após o parto. Quando um bebê apresenta alguma complicação durante o nascimento ao ponto de comprometer o escore de Apgar, algumas intervenções imediatas devem ser tomadas pela equipe que está assistindo o parto. Neste caso pode-se afirmar que:
		
	
	Um bebê Pré termo, AIG, com peso ≥ 2500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pós termo, PIG com peso ˃ 2500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Atermo, AIG, com peso ≥ 3200g necessita de intervenção imediata
	 
	Um bebê Pré termo, PIG, com peso ˂ 1500g necessita de intervenção imediata
	
	Um bebê Pós termo, AIG, com peso de 3100g necessita de intervenção imediata
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201202414651)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
		
	
	No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
	
	A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.
	
	O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	
	O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
	 
	A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201202414661)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta ao realizar uma avaliação pediátrica em uma criança, deve levar em conta a história gestacional, a saúde materna, a relação com a família além de realizar o exame físico da criança em busca de maiores informações. Além da força muscular, do tônus, da movimentação ativa e passiva, da atenção e interação da criança, também verifica-se os reflexos e as reações pois sua alteração pode revelar muito sobre o comprometimento além de servir de norte para traçar um programa terapêutico. Assim, assinale a alternativa correta que revela o que o fisioterapeuta deve saber sobre os reflexos e reações.
I- O Reflexo de Defesa permite a criança ainda que neonato, a liberar as vias aéreas superiores quando colocada em decúbito ventral
II- A Reação de Colocação das mãos persiste por toda a vida. Ele permite a extensão dos membros superiores anteriormente antes de uma queda
III- No Reflexo Tônico Cervical Assimétrico é esperada a flexão dos membros superiores com extensão dos inferiores quando ocorre a flexão da cervical.
IV- É a Reação Cervical de Retificação que permite a criança girar em bloco acompanhando a rotação da sua cabeça feita pelo examinador
		
	 
	Apenas I e IV estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201203068413)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação de um bebê de 10 meses de idade com atraso do desenvolvimento motor foi observada pelo Fisioterapeuta ausência de controle de tronco na postura sentada e de reação de proteção para frente. A partir desses dados podemos concluir que essa criança apresenta a seguinte idade motora:
		
	
	6 meses
	 
	4 meses
	
	9 meses
	
	8 meses
	
	7 meses

Continue navegando