Buscar

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO caso 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
CASO 8
CASO CONCRETO (XX EXAME OAB FGV ) 
Em sede de reclamação trabalhista o empregado pleiteou o recolhimento das contribuições previdenciárias não realizadas pelo empregador no curso do contrato de trabalho . Diante disso, responda: Na qualidade de advogado (a) da empresa, o que você deverá alegar inicialmente em sua defesa, partindo do pressuposto que seu cliente realmente não fez os recolhi mentos pretendidos? Fundamente.
 
 Alega-se acerca da incompetência absoluta da justiça trabalhista 
para o julgamento da demanda, tendo em vista de que o teor da matéria versa sobre recolhimento de contribuições previdenciárias, a qual não cabe a justiça laboral julgá-la, nos termos da súmula n º 368 do TS T e do artigo 876, parágrafo único da CLT . 
Veja-se: 
Súmula nº 368 do TST 
DESCONTOS PREVIDENCIÁRIOS E FISCAIS. COMPETÊNCIA. RESPONSABILIDADE PELO PAGAMENTO. FORMA DE CÁLCULO (redação do item II alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 16.04.2012) - Res. 181/2012, DEJT divulgado em 19, 20 e 23.04.2 012
 I - A Justiça do Trabalho é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. A competência da Justiça do Trabalho, quanto à execução das contribuições previdenciárias, limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário de contribuição. (ex -OJ nº 141 da SBDI-1 - inserida em 27.11.199 8 ) 
 II - É do em pregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuições previdenciárias e fiscais , resultante de crédito do empregado oriundo de condenação judicial , devendo ser calculadas, em relação à incidência dos descontos fiscais, mês a mês, nos termos do art. 12-A da Lei nº 7.713, de 22/12/1988, com a redação dada pela Lei n º 12.3 50/2010. 
III - Em s e tratando de descontos previdenciários , o critério de apuração encontra-se disciplinado no art. 276, §4º, do Decreto n º 3.048/1999 que regulamentou a Lei nº 8.212/199 1 e determina que a contribuição do em pregado, no caso de ações trabalhistas, seja calculada mês a mês , aplicando -s e as alíquotas previstas no art. 198, observado o limite máximo do salário de contribuição. (ex -OJs nº s32 e 228 da SBDI-1 – inseridas , respectivamente, em 14.03.1994 e 20.06.2001) 
Art. 876 - As decisões passadas em julgado ou das quais não tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos , quando não cumpridos ; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministério Público do Trabalho e os termos de conciliação firmados perante as Comissões de Conciliação Prévia serão executada pela forma estabelecida neste Capítulo. 
Parágrafo único. Serão executadas ex-officio as contribuições sociais devidas em decorrência de decisão proferida pelos Juízes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenação ou homologação de acordo, inclusive sobre os salários pagos durante o período contratual reconhecido. (CLT) 
1ª QUESTÃO OBJETIVA : (FCC AJAJ TRT 23 2016)
A legislação trabalhista prevê algumas modalidades de defesa da reclamada nas reclamações trabalhistas, dentre as quais se incluem as exceções, sendo certo quanto a estas que : 
A) a exceção de suspeição será admitida ainda que o recusante propositadamente tenha procurado o motivo de que ela se originou, ante ao conflito que se estabelecerá entre o juiz e a parte. 
B) apresentada exceção de suspeição, o juiz designará audiência dentro de 05 dias para instrução e julgamento da exceção. 
C ) apresentada exceção de incompetência, abrir -se à vista dos autos ao exceto , por 48 horas, que poderão ser prorrogados por igual prazo pelo juiz em caso de complexidade da matéria, de vendo a decisão ser proferida na primeira audiência que se seguir. Errado. O prazo verdadeiro é de 24 horas. 
A seguir, um macete: 
“Um cara incom petente é mt fdp; logo, pra aje itar a c agada dele t em 
“Um cara incompetente é mt fdp; logo, pra ajeitar a cagada dele tem de se ter um tem por tempo mais célere (rápido) -> 24 horas
“Um cara incom petente é mt fdp; logo, pra aje itar a c agada dele t em de se ter um tem po m ais c élere (rápido) -> 24 hor as 
''Um cara suspeito é mais difícil de se provar, pois abarca aspectos subjetivos -> 48 horas” 
Art. 800 - Apresentada a exceção de incompetência, abrir -se- á vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogáveis, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir. 
Art. 802 - Apresentada a exceção de suspeição, o juiz ou Tribunal designará audiência dentro de 48 (quarenta e oito) horas, para instrução e julgamento da exceção. (CLT) 
D ) se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do jui z, não poderá alegar exceção de suspeição , salvo sobrevindo novo mo tivo . Correto: 
Art. 801 - O juiz, presidente ou vogal, é obrigado a dar -s e por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relação à pessoa dos litigantes : 
a) inimizade pessoal; 
b) amizade íntima; 
c) parentesco por consanguinidade ou afinidade até o terceiro grau civil; 
d) interesse particular na causa.
Parágrafo único - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, não mais poderá alegar exceção de suspeição, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeição não será também admitida, se do processo constar que o recusante deixou de alegá-la anteriormente, quando já a 
conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propósito o motivo de que ela se originou. (CLT) 
 
E) o Juiz é obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, em razão de parentesco a penas por consanguinidade até o quarto grau civil.
2ª QUE S TÃ O OB JE TIV A : (OA B/FGV - 2012.3)
Uma das espécies de resposta é a reconvenção, que vem a ser a ação do réu contra o autor no mesmo feito e juízo em que é demandado. Malgrado não estar formalmente previsto na CLT, é pacífico o cabimento da reconvenção nas lides trabalhistas . Das hipóteses abaixo listadas, assinale aquela em que, pela natureza da pretensão deduzida, seria inviável a apresentação de reconvenção na Justiça do Trabalho. 
 
A). Quando a empresa pretender a condenação do empregado no valor do aviso prévio por ele não concedido, ao pedir demissão. 
B). Quando a empresa pretender o ressarcimento por dano causado pelo empregado no decorrer do contrato de trabalho . 
C ). Quando a empresa pretender a devolução do valor de um curso pago em benefício do empregado e pelo qual o obreiro comprometeu-se a não pedir demissão durante determinado período, o que depois foi descumprido pelo trabalhador. 
XD ). Quando a empresa pretender a devolução de valor pago pela compra de 
um bem do seu empregado que, após, verificou possuir vício redibitório. 
Errado , pois não há conexão entre os pedidos, ou seja, não possui relação tampouco é oriundo do período laborado pelo obreiro, conforme o artigo 343, caput do CP C : 
Art. 343. Na contestação,é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. (CPC)

Outros materiais