Buscar

APOL Sociedade, Família e Instituição Escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar?
Leia a seguinte afirmação:
“[...] a formação do professor [...] não é tarefa que se conclua com estudos de conteúdos e de técnicas, num curso de graduação. É uma aprendizagem que se faz num contínuo, possibilitando, ao mesmo tempo, a articulação entre a formação inicial, a continuada e as experiências vividas pelo professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENS, Romilda Teodora. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de Pedagogia. 2006, 138f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. p. 20.
Conforme os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, assinale a alternativa que apresenta as duas especificidades da profissão docente que parecem diferenciá-la das demais profissões:
 	A Especificidade educativa e especificidade profissional 
 	B Especificidade matemática e especificidade linguística 
 	C Especificidade estudantil e especificidade trabalhista 
 	D Especificidade tradicional e especificidade inovadora 
 x 	E Especificidade acadêmica e especificidade pedagógica/humanista 
Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar?
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O contexto político e social brasileiro, desde as últimas décadas do século passado, tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania, descentralização e gestão democrática das políticas públicas. Trata-se, assim, de um novo formato institucional, legitimado pela Constituição Federal de 1988, integrante do processo de implementação da gestão descentralizada e participativa, que ocorreu no Brasil nos anos de 1990, nas esferas [de governo]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Roberto. A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil. Revista Pós em Ciências Sociais, v. 1, n. 11. São Luís/MA, 2009. <http://www.ppgcsoc.ufma.br/index.php?option=com_content&view=article&id=318&Itemid=114>. Acesso em 12 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil, como um elemento dos processos decisórios, nas esferas de governo...
 A municipal e estadual, apenas 
 X B municipal, estadual e federal 
 C estadual e federal, apenas 
 D municipal e federal, apenas 
 E intermunicipais 
Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar?
Atente para a seguinte afirmativa:
“Voltando à arena nacional, após a edição da Constituição de 1988, diversas políticas sociais previstas na Constituição necessitavam de uma regulamentação através de uma lei federal, entre elas a política de saúde, criança e adolescente, assistência social e política urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CYMBALISTA, Renato; MOREIRA, Tomás. Política habitacional no Brasil: A história e os atores de uma narrativa incompleta. In: ALBUQUERQUE, Maria do Carmo (Org.) Participação popular em políticas públicas: Espaço de construção da democracia brasileira. p. 31-48. São Paulo: Instituto Pólis, 2006. p. 42.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a agenda da reforma institucional, proposta na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:
 A A agenda tinha como eixo periférico a democratização dos processos decisórios 
 B A agenda não pretendia implementar mudanças no regime político 
 C A agenda ocupou-se em manter as características autoritárias do padrão brasileiro 
 D A agenda não tratou da intervenção estatal na área social 
X E A agenda pretendia implementar mudanças na gestão das políticas públicas.
 
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar?
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com o fim do Regime Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. Nesse contexto, a Constituição de 1988 institucionaliza diretrizes que marcam a ascensão de um novo modelo de gestão das políticas públicas baseado na descentralização política e administrativa da União para as demais unidades federadas, na responsabilidade do Estado, na participação da população, na formulação e controle em todos os níveis de governo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada: Políticas públicas e políticas de saúde no Brasil. INTERthesis, Florianópolis. v.3, n. 1, p. 1-28, jan./jun. 2006. p. 3.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:
X A Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
 
 B A institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social não está relacionada com a democratização da gestão pública no Brasil. 
 C A existência, na Constituição Federal e em todas as legislações brasileiras, da exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas é condição suficiente para a garantia e a funcionalidade da democratização da gestão pública. 
 D Na Constituição Federal e em diversas legislações vigentes no Brasil, não são tratadas as questões relativas à garantia da democratização e municipalização das políticas públicas. 
 E A implementação, na Constituição Federal e nas mais diversas legislações brasileiras, da descentralização e municipalização das políticas públicas é um fator criado especificamente para corroborar com a ineficiência da democratização da gestão pública no Brasil.
 
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte afirmativa: 
“A partir da Constituição Federal de 1988, os conselhos gestores tornaram-se instituições importantes no âmbito das políticas públicas. Decorrentes, sobretudo, dos princípios constitucionais que prescrevem a participação da sociedade [...], eles se disseminaram pelos municípios e estados brasileiros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos gestores de políticas públicas: Aspectos teóricos sobre o potencial de controle social democrático e eficiente. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 894-909, artigo 12, out./dez. 2015. p. 895.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, assinale a afirmativa que corresponde ao papel dos Conselhos Gestores na formulação das políticas públicas:
 A Constituem-se em uma equipe de trabalho formada por políticos do governo federal 
 B São os gestores políticos responsáveis por implementar todas as políticas públicas
 
 C São grupos sociais, desvinculados do governo, que trabalham em prol da população 
 X D Constituem-se em um canal de interação entre a sociedade e o governo 
 E São grupos sociais, desvinculados do governo, que trabalham em prol da população

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais