Buscar

2 Avaliando

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A definição do escopo do projeto visa:
		
	
	Surpreender o cliente com novas ideias
	 
	Determinar claramente aquilo que deve ser feito pelo projeto
	
	Garantir que a toda solicitação do cliente seja atendida imediatamente
	
	Garantir a qualidade do produto do projeto
	
	Definir as atividades do projeto
	
Explicação:
O objetivo do planejamento do escopo é definir claramemte o trabalho que deve ser feito pelo projeto em termos de entregas tangíveis e nada além disso. Essa é a resposta correta.
Não é uma boa prática que garantir que a toda solicitação do cliente seja atendida imediatamente, pois qualquer solicitação de mudança deve ser submetido ao processo realizar o controle integrado da mudança, de modo a conhecer o impacto da solicitação no projeto.
Definir as atividades do projeto ocorre por ocasião da criação do cronograma. As atividades mostram como os pacotes de trabalho da EAP devem ser executados.
Surpreender o cliente com novas ideias não é uma boa prática de gestão de projetos. Espera-se que isso acontece no trabalho de marketing e não de projetos.
Garantir a qualidade do produto do projeto é inerente ao gerenciamento da qualidade do projeto. 
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para a adequada do definição do escopo, os seguintes questionamentos devem ser respondidos, EXCETO:
		
	
	Quais são as premissas do projeto
	
	Que trabalho precisa ser realizado para atender a estas necessidades e expectativas do cliente
	
	Que produto deve ser entregue ao final do projeto
	 
	Qual o menor prazo de execução do projeto
	
	Quais são as restrições do projeto
	
Explicação:
Todas alternativas são inerentes ao planejamento do escopo, exceto a definição do menor prazo de execução do projeto (caminho crítico), que é um trabalho que envolve o planejamento do tempo do projeto. O planejamento do tempo do projeto deve ocorrer após o términio do planejamento do escopo.
O trabalho precisa ser realizado para atender a estas necessidades e expectativas do cliente é o resultado o processo de coletar requisitos da partes interessadas do projeto, notadamente dos clientes do projeto.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Todas são informações relativas aos requisitos do produto do projeto, EXCETO:
		
	
	Funcionalidades
	
	Características técnicas
	 
	Elementos da EAP
	
	Desempenho
	
	Atributos de qualidade
	
Explicação:
Todas são informações relativas aos requisitos do produto do projeto, exceto os elementos da EAP, pois os elementos da EAP representam a decomposição hierárquica do produto final do projeto em partes menores, mais gerenciáveis.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual das seguintes partes interessadas tem responsabilidade principal para estabelecer especificações técnicas e teste que atendam aos requisitos do projeto?
		
	 
	Engenharia do cliente do projeto
	
	Gerente do projeto
	
	Equipe do projeto
	
	PMI
	
	Patrocinador do projeto
	
Explicação:
A alternativa correta é a que está associada ao cliente do projeto, pois as necessidades e expectativas do cliente e demais partes interessadas do projeto permitem o estabelecimento dos requisitos do projeto.
O gerente de projetos e sua equipe devem criar, no ínicio do trabalho de planejamento do escopo do projeto,  o Registro de Requisitos e a  Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos, de modo a ficar claro o que o projeto deve atender e quem forneceu essas informações. Os requisitos norteam o gerente de projetos e sua a equipe nas definições do escopo do projeto, do escopo do projeto, bem como do que não está incluído no escopo, que são registrados na Declaração do Escopo do Projeto.
O PMI é uma ONG que tem por objetivo divulgar as boas práticas de gerenciamento de projetos.
O patrocinador, o gerente de projetos e sua equipe não produzem requisitos, mas sim definem o escopo do projeto a partir dos requisitos.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A declaração do escopo do projeto contém os elementos abaixo, EXCETO:
		
	
	Entregas do projeto
	
	Premissas
	
	Restrições
	
	Descrição do escopo produto do projeto
	 
	Mudanças aprovadas
	
Explicação:
A declaração do escopo do projeto deve conter os seguintes tópicos:
Descrição do escopo do produto - características ou funções que devem compor o produto.
Exclusões do projeto - explicita o que está excluído do escopo para não causar dúvidas ou suposições.
Entregas do projeto - qualquer produto, serviço ou resultado que deverá ser produzido para a conclusão de um projeto.
Critério de aceitação do produto - definição dos critérios de aceitação do produto.
Restrições do projeto - limitam as opções da equipe. Por exemplo: restrição de recursos, restrição de tecnologia, restrição de prazo ou restrição de custo.
Premissas do projeto - são pré-requisitos ou fatores considerados como verdadeiros para efeito de planejamento. Caso não aconteçam podem impactar o projeto.
Já as mudanças aprovadas, normalmente, ocorrem durante a fase de execução do projeto. Ocorrem através da aplicação do processo de realização do controle integrado da mudança, É comum uma organização criar um comitê (que não faz parte da estrutura do projeto), objetivando apoiar e orientar o gerente de projeto quanto a aprovação ou recusa das propostas de mudança solicitadas ao projeto.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Você é um gerente de projetos de uma grande construtora e seu projeto depende de um equipamento importante de um fornecedor. Na Declaração do Escopo do Projeto consta que o fornecedor deverá entregar o equipamento principal até o dia 20 de Outubro para que o projeto não atrase. Esse é um exemplo de:
		
	 
	Premissa
	
	Objetivo
	
	Atividade
	
	Qualidade
	
	Escopo
	
Explicação:
Trata-se de uma premissa. Para realização o planejamento de um projeto, é necessário estabelecer premissas. As premissas são pré-requisitos ou fatores considerados como verdadeiros para efeito de planejamento. Caso não aconteçam podem impactar o projeto. São riscos para o projeto.
 
 
 
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O projeto trará impacto para uma comunidade que envolve centenas de famílias. Qual seria a melhor técnica para conhecer os requisitos do projeto envolvidos com estas partes interessadas?
		
	
	Entrevistas
	 
	Questionários
	
	Brainstorm
	
	Técnica de grupo nominal
	
	Protótipo
	
Explicação:
Para grandes grupos, a melhor técnica para conhecer as necessidades e expectativas das partes interessadas e assim coletar requisitos do projeto é a pesquisa através de questionário.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Você é um gerente de projeto que precisa deixar claro as exclusões do projeto, de modo a explicitar o que não está incluído do escopo para não causar dúvidas ou suposições. Em que documento você deve registrar as exclusões?
		
	
	Cronograma
	
	Documentação dos requisitos
	
	EAP
	
	Registro de riscos
	 
	Declaração do escopo do projeto
	
Explicação:
As exclusões ou "não escopo do projeto" devem ser determinadas logo no ínicio da fase de planejamento. 
Assim, já no planejamento do escopo do projeto, no documento denominado Declaração do Escopo do Projeto, as exclusões devem estar registradas, de modo a nortear o próprio planejamento do escopo, bem como os demais planejamentos (cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, engajamento das partes interessadas, riscos e aquisições).
Os demais  tópicos da Declaração do Escopo são:
Descrição do escopo do produto 
Entregas principais do projeto 
Critério de aceitação do produto
Restrições do projeto 
Premissas do projeto 
A Documentação dos requisitos é o primeiro documento a ser criado durante o planejamento do escopo. Visa registrar as necessidadese expectativas do cliente e demais partes interessadas do projeto. Esse registro norteará o que está incluído ou não no escopo do projeto.

Outros materiais