Buscar

Desafio Colaborativo - EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Fórum de discussão
Parte superior do formulário
Olá estudante, seja bem-vindo a nossa primeira atividade da disciplina Educação Infantil. Espero que você esteja assimilando os conteúdos explanados até o momento. Caso tenha alguma dificuldade para entender esta ou outra atividade, fale com seu tutor, ele aguarda sua sinalização!
Faça uma reflexão do parágrafo abaixo e em seguida responda aos questionamentos.
A formação continuada dos professores é uma importante ação cujo objetivo é o aperfeiçoamento e a atualização das práticas docentes. Pode também ser considerada uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa. Segundo Garcia, esta área (...) estuda os processos através dos quais os professores – em formação ou em exercício – se implicam individualmente ou em equipe, em experiências de aprendizagem através das quais adquirem ou melhoram os seus conhecimentos, competências ou disposições, e que lhes permite intervir profissionalmente no desenvolvimento do seu ensino, do currículo e da escola, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação que os alunos recebem (MARCELO GARCÍA, 1999, p. 26).
-Levando-se em consideração a importância da formação continuada na educação infantil, responda as seguintes questões:
 1) O que justificaria a formação continuada na educação infantil, uma vez que as crianças são tão pequenas e não sentem os impactos dos tempos novos?
 2) A formação inicial se distingue da formação continuada em que aspectos?
 3) A formação contínua tem finalidades individuais? Onde se pode perceber isso? Justifique a sua resposta.
A formação continuada deve propiciar atualizações, aprofundamento das temáticas educacionais e apoiar-se numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de autoavaliação que oriente a construção contínua de competências profissionais. 
A perspectiva de formação continuada está intimamente ligada à existência dos projetos educativos das escolas de educação básica (de educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos), e pode acontecer tanto no trabalho sistemático dentro do espaço da escola quanto fora dela, mas sempre com repercussão em suas atividades. Quando realizadas na própria escola acontece na reflexão compartilhada com toda a equipe, nas tomadas de decisão, na criação de grupos de estudo, na supervisão e orientação pedagógica, na assessoria de profissionais especialmente contratados, etc.
A formação inicial tem relação intrínseca com as competências básicas do profissional da educação, já sendo exigido desse um posicionamento reflexivo sobre o labor que abraçou desempenhar profissionalmente.
Enquanto que cabe à formação continuada permitir o desenvolvimento profissional do professor, de forma a suscitar a aquisição de conhecimentos que o torne capaz de desenvolver as habilidades vitais para o exercício pleno da função de ensinar.
Sim. A formação continuada requer um procedimento constante e duradouro de aquisição de novas roupagens mediante a inserção de novos modelos de atuação em face das necessidades desejadas pela transformação social. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho. 
O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho. Como possibilidades figuram o estudo de situações práticas decorrentes de seus contextos de trabalho e o exercício da reflexão docente, que têm lhes permitido avaliar criticamente ações pedagógicas já praticadas e, ao mesmo tempo, tomar decisões relacionadas às suas ações pedagógicas futuras. Em contrapartida, os desafios que permeiam sua realização apontam para a ampliação do tempo e das condições sob as quais a formação continuada é praticada no interior da instituição. Como possibilidades figuram o estudo de situações práticas decorrentes de seus contextos de trabalho e o exercício da reflexão docente, que têm lhes permitido avaliar criticamente ações pedagógicas já praticadas e, ao mesmo tempo, tomar decisões relacionadas às suas ações pedagógicas futuras. Em contrapartida, os desafios que permeiam sua realização apontam para a ampliação do tempo e das condições sob as quais a formação continuada é praticada no interior da instituição. Parte inferior do formulário

Outros materiais