Buscar

AV2_Corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0515_AV2_201202365132 » HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CATIA DA CONCEICAO FARIA FERNANDES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova:  de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação:       Data: 10/11/2012
	 1a Questão (Cód.: 95036)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os portugueses já conheciam o pau brasil: havia uma espécie semelhante em Sumatra de onde a madeira já era exportada para a Europa desde o século XI. Na América a mesma madeira já existia na Venezuela e no Caribe por exemplo. No Brasil, durante o século XVI houve uma grande exploração desse produto que chegava à Europa era transformado em pó, com o objetivo de ser revendido para as tinturarias da Itália e da França. A partir da leitura do fragmento acima e da leitura dos textos responda: Quem retirava o trabalho de retirada do pau-brasil? O que recebiam em troca? Pode-se afirmar que nesse período o território brasileiro ficou abandonado? Justifique sua resposta.
	
	
Resposta: Primeiramente o pau Brasil primeiramente pelos indígenas e posteriormente pelos escravos africanos. Todo o comércio era feito por mercenários e companhias de comércio que exploravam o monopólio da extração de pau brasil. Neste período o território brasileiro era somente habitado pelos índios que em troca da retirada da madeira recebiam bugigangas.
	
	 2a Questão (Cód.: 50331)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Igreja e Estado foram, durante décadas, indissociáveis no que diz respeito à colonização. Essa relação não impediu os conflitos, como a expulsão dos Jesuítas pelo Marques de Pombal. O clero, por sua vez, tinha suas próprias determinações de acordo com as diversas ordens que existiam, como beneditinos e franciscanos.
Comente a participação eclesiástica nos movimentos de contestação ao domínio metropolitano como a Inconfidência Mineira.
		
	
Resposta:
	
	 3a Questão (Cód.: 38690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Mas seja com escravos africanos, escravos ou semi-escravos indígenas, a organização das grandes propriedades açucareiras da colônia foi sempre, desde o início, mais ou menos a mesma." (Prado Junior: 1980, 37)
Como vimos acima com Caio Prado Júnior, o escravismo é um fenômeno comum no Brasil colonial, era a principal forma de mão de obra para o projeto colonial português.
Identifique entre as opções abaixo aquela que define o escravismo no Brasil.
		
	
	
	 
	Sistema de exploração da mão de obra oriundo da África ou capturada no Brasil, baseada no principio da propriedade dos escravos pelos senhores de engenho, ou proprietários de minas, que se caracterizava pelo trabalho forçado e pelos castigos físicos. → resposta certa
	
	
	
	
	
	
	
 
4a Questão (Cód.: 95194)
	
Pontos: 0,0  / 1,0
	A colonização brasileira não constituiu um fato isolado e deslocado. Devemos entendê-la como um desdobramento da política que se praticava na Europa e tinha na colonização do novo mundo o seu componente básico. Assinale a alternativa que apresente as determinações e os desdobramentos da colonização portuguesa em terras brasileiras.
	
	 
	
	
	
	 
	A instituição do pacto colonial foi determinante para o empreendimento da colonização, uma vez que as duas partes envolvidas ¿ colônia e metrópole ¿ organizaram e sistematizaram a produção de acordo com os seus respectivos interesses. → resposta certa
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Cód.: 96496)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 Assinale a alternativas abaixo que NÃO condiz com as permanências ou continuidades na formação social brasileira após a chegada da família real ao Brasil.
		
	
	
	
	
	 
	O exclusivo comercial. → resposta certa
	
	
	 
	
	
	 6a Questão (Cód.: 96528)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 Assinale a afirmativa abaixo que NÃO é uma medida pombalina para o Brasil.
		
	
	
	 
	O estabelecimento da Inquisição na Bahia, → resposta certa
	
	
	 
	
	
	
	
	 7a Questão (Cód.: 40864)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 Sobre a introdução do governo geral no Brasil colonial, leia as alternativas abaixo:
I- Enquanto as capitanias receberam poderes soberanos, os governadores estariam submetidos diretamente ao controle metropolitano.
II-O Governo Geral foi criado buscando superar os obstáculos encontrados com o sistema anterior.
III-O Governador Geral não tinha autorização para doar sesmarias, apenas os donatários.
IV-O Regimento do governador geral determinava que este fizesse aliança com os índios e desse auxílio em sua catequese.
Marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
		
	 
	
	 
	I, II e III. → resposta certa
	
	
	
	
	
	
	
	 
8a Questão (Cód.: 95772)
	
Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante os primeiros séculos da história brasileira, o mundo rural dominou o urbano. As cidades surgiam como apoio à sociedade escravocrata colonial. Analise as proposições a seguir: 
I - A vida urbana baseava-se no trabalho do cativo. A construção das ruas, praças, residências, igrejas e edifícios públicos era dirigida por homens livres e executadas por trabalhadores escravizados. 
II - Com o fim do período colonial, as principais ruas, praças e ladeiras começaram a ser calçadas. E mais tarde iluminadas. As câmaras municipais passaram a se preocupar com o alinhamento, nivelamento, largura e calçamento das artérias urbanas. 
III - Os centros urbanos coloniais caracterizavam-se pela simplicidade de suas construções, pela existência de obras de saneamento como rede de esgotos e pela presença dos sobrados. 
Está(ão) correta(s):
	
	
	
	
	
	 
	I e II, apenas → resposta certa
	
	
	
	
	
	 
9a Questão (Cód.: 49236)
	
Pontos: 0,0  / 0,5
	A Coroa Portuguesa, a exemplo de outros estados europeus, adotou diversas práticas mercantilistas que interferiam diretamente na colônia, como o exclusivo comercial e o acumulo de metais e pedras preciosas. Dessa maneira, podemos concluir que o mercantilismo português:
	
	
	
	
	
	 
	Pressupunha uma ampla intervenção do estado na economia → resposta certa
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Cód.: 49254)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As principais instituições responsáveis pela organização da colonização brasileira foram, sem dúvida, o estado e a Igreja. Ao estado, coube o papel de organizar a colônia política e economicamente. No caso da Igreja, sua atuação foi, sobretudo, no sentido de dotar os colonos dos princípios da fé católica, submetendo-os aos desígnios metropolitanos. Uma das mais importantes formas de atuação da igreja foi através:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Da educação, que durante boa parte do período colonial foi monopólio eclesiástico → resposta certa
	
	Da observação dos sacramentos, rigidamente impostos aos colonos

Outros materiais