Buscar

Direito Administrativo II CC semana 03 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Administrativo II
Caso Concreto – Semana 3 - Resposta
Caso concreto
Recentemente, 3 (três) entidades privadas sem fins lucrativos do Município ABCD, que atuam na defesa, preservação e conservação do meio-ambiente foram qualificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Buscando obter ajuda financeira do Poder Público para financiar parte de seus projetos, as 3 (três) entidades apresentaram requerimento à autoridade competente, expressando seu desejo de firmar um termo de parceria. 
Com base na narrativa fática, responda às indagações abaixo, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. 
A) O poder público deverá realizar procedimento licitatório (Lei n. 8666/93) para definir com qual entidade privada irá formalizar termo de parceria? 
As OSCIPs são entidades privadas não lucrativas que buscam, através da assinatura de termo de parceria, receberem fomento do Estado para a execução, em nome próprio, de serviços não exclusivos do Estado, visando o interesse público. 
Embora essas entidades integrem a Administração Pública sob qualquer hipótese, tem-se entendido, no âmbito dos Tribunais que a Administração Pública deve atentar-se aos princípios constitucionais de licitação para a formalização do termo de parceria.
B) Após a celebração do termo de parceria, caso a entidade privada necessite contratar pessoal para a execução de seus projetos, faz-se necessária a realização de concurso público?
Não. Trata-se de entidade privada não pertencente à Administração Pública. Por esta razão não há necessidade de concurso público para provimento de cargos.

Outros materiais