Buscar

Avaliando o aprendizado 2 Direito Processual Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201302222761)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Chamamos de julgamento (isto é, a faculdade graças à qual dizemos que uma pessoa julga compreensivamente) a percepção acertada do que é equitativo. Uma prova disto é o fato de dizermos que uma pessoa equitativa é, mais que todas as outras, um juiz compreensivo, e identificamos a equidade com o julgamento compreensivo acerca de certos fatos. E julgamento compreensivo é o julgamento em que está presente a percepção do que é equitativo, e de maneira acertada; e julgar acertadamente é julgar segundo a verdade. ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad.: Mário da Gama Kury. 4 ed. Brasília: EDUnB, 2001, p. 121-123. Na direção do que aponta o texto de Aristóteles, verifica-se que o ser humano, de modo constante, exerce a arte de julgar. Assim o faz em situações determinadas do cotidiano, decidindo acerca de suas condutas e das dos outros, analisando medidas e fatos e avaliando situações. Com o operador do direito não é diferente, mormente com magistrados, agentes responsáveis pela tomada de decisões nas relações processuais. Com base nesse entendimento e no texto acima apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A relação processual pressupõe o julgamento, o qual representa, para o magistrado, um agir com deliberações, uma vez que, ao decidir, esse operador jurídico se baseia na antecedente análise dos fatos e, de modo reflexivo, atinge o seu convencimento diante das provas apresentadas pelas partes no âmbito do processo. PORQUE II. Ao analisar os fatos apresentados na relação processual, o magistrado deve ser equânime e aproximar-se das partes envolvidas, para formar o seu convencimento com base nas opiniões por elas emitidas, o que lhe permite deliberar de modo mais sensato, justo e compreensivo com todos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
		
	
	C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
	
	B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
	
	E As asserções I e II são proposições falsas
	
	A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
	
	D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201302244604)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	XIV DE ORDEM UNIFICADO A respeito da participação do Ministério Público no Processo Civil, assinale a opção correta. 
		
	
	O Ministério Público, intervindo como fiscal da lei, terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo
	
	O Ministério Público tem a faculdade de intervir nas causas em que há interesses de incapazes
	
	O Ministério Público, intervindo como fiscal da lei, não pode requerer diligências com intuito de comprovar a verdade de fatos relevantes para a causa
	
	O Ministério Público, quando for parte, não gozará de prazos diferenciados para interposição de recursos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201302222742)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(NCPC)A respeito do fenômeno processual do litisconsórcio, que consiste na pluralidade de sujeitos ocupando um ou ambos os polos da relação jurídica para litigar em conjunto no mesmo processo, analise as assertivas abaixo e assinale a afirmativa correta
		
	
	B) O juiz poderá limitar o litisconsórcio necessário quanto ao número de litigantes quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. 
	
	A) Não constitui fundamento para a formação de litisconsórcio a ocorrência de afinidade de questões por um ponto em comum de fato ou de direito. 
	
	D) Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, e de escritórios diferentes, ser-lhes-ão contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos.
	
	C) Na sistemática dos Juizados Especiais Cíveis não se admitirá a formação de litisconsórcio como forma de prestigiar uma prestação jurisdicional mais célere e simplificada. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302229192)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre a capacidade processual é correto afirmar:
		
	
	Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu somente é dispensável nas hipóteses de composse ou de ato por ambos praticado.
	
	Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.
	
	O absolutamente incapaz será assistido por seus pais, na forma da lei.
	
	O Estado será representado em juízo pelo governador.
	
	O juiz nomeará curador especial ao capaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a capacidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201302229185)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre a capacidade processual, analise as seguintes afirmativas: I. Toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos tem capacidade para estar em juízo. II. O incapaz será representado ou assistido por seus pais, por tutor ou por curador, na forma da lei. III. O juiz nomeará curador especial ao revel quando citado por edital. Marque a opção correta:
		
	
	I, II e III estão corretas.
	
	I e II estão corretas.
	
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas a III está correta.
	
	II e III estão corretas.

Outros materiais