Buscar

Balanço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Balanço social
 O Balanço Social nasceu como um anseio da população e de movimentos sociais para que as organizações prestem contas à sociedade contribuindo para igualdade e desenvolvimento social. A filosofia do Balanço Social é qualificar e quantificar dados das organizações perante a comunidade, de forma clara e objetiva, referente às atividades praticadas pela organização, que contribuam com o meio em que se encontram inclusive no que se refere a questões ambientais.
O Balanço Social é um relatório que apresenta dados de projetos sociais e ambientais de forma quantitativa e qualitativa. Ele é feito anualmente por organizações que assumem a bandeira ou título de empresas preocupadas, não só com o lucro ou aumento do ativo, mas também com o desenvolvimento da sociedade como um todo.
O Balanço Social surgiu como uma exigência, ou melhor dizendo, um clamor da sociedade nos Estados Unidos e na Europa para que as empresas tivessem mais responsabilidade social. Num planeta se encaminhando para a globalização, a sociedade começou a pressionar as empresas a prestar contas e os empresários viram no Balanço Social uma forma de destacar sua marca, produto e imagem e assim, montaram modelos diferentes em suas respectivas nações, destacando-se os Estados Unidos e a França. Os modelos de relatórios eram parecidos com o Balanço Contábil. No Balanço ou Relatório social, a organização destaca sua contribuição para a educação, formação, qualificação profissional, consciência ambiental, entre outros assuntos relacionados ao bem estar social.
Observa-se então, que a responsabilidade vai além de apenas conhecer as necessidades que os colaboradores da organização têm, mas também de vincular esses interesses dentro da organização, propondo satisfazer essas necessidades, além disso, a organização deve-se propor a ser ética e transparente para poder realmente alcançar o objetivo de ser responsável tanto social como ambientalmente. Para Franco (1999, p.38) “as empresas que protegem o meio ambiente são bem vistas pelo consumidor e por investidores, já havendo em alguns países, fundos especializados em investir em empresas que protegem o meio ambiente”. Em adição as vantagens que algumas empresas obtêm devido à adoção da responsabilidade social empresarial, muitas delas passam a ter a conscientização de suas ações, e como tais atividades promovem o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a geração de benefícios para a comunidade. A responsabilidade social que muitas empresas aderiram por conta de conseguir melhores parcerias, obter maiores lucros, aperfeiçoar o marketing da empresa, melhorar a imagem organizacional, ainda é o fator que faz com que muitas organizações voltem sua atenção para o sócio ambiental, contudo vale salientar que a ética e a transparência é fator primordial para a conclusão de uma empresa ser ou não responsável socialmente, pois de nada adianta a empresa agir de forma social, se por outro lado, sonega impostos ou remunera mal seus colaboradores, por exemplo. (CARPES, 2005) Para a empresa em estudo, a Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. A definição que a empresa expõe no site condiz com o que se afirma ser responsabilidade social, e ainda vai além afirmando que é uma forma de gestão definida pela ética e transparente da empresa, o que pode ser considerado muito importante como foi citado acima. A seguir é visto como as ações de responsabilidade social se relacionam com a contabilidade.
Balanço social da Empresa FIAT
Em 2016, a Fundação Fiat passou por uma reestruturação de suas unidades de negócios e deu início a um novo rumo estratégico, potencializando a sua atuação em prol da saúde e bem-estar e expandindo a sua abrangência no perímetro LATAM, seja por meio da sua autogestão 
ou pela gestão de contratos com outras operadoras de mercado, com foco ao estímulo à adoção de hábitos saudáveis e cultura da Promoção da Saúde, para melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários. 
Auxiliar os nossos beneficiários na busca de uma vida plena e saudável é uma das principais ações que norteiam o negócio da Fundação Fiat. Mais que oferecer tratamentos, a empresa visa aos cuidados essenciais por meio de ações de prevenção de doenças e atenção integral à saúde.
Em 2016, a Fundação Fiat alcançou uma nota de 0,8943 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), sendo 14% superior ao conquistado em 2015. Esta pontuação é baseada em uma escala de 0 a 1 e tem como pilares a Garantia de acesso, Qualidade em atenção à saúde, Gestão de processos e regulação a Sustentabilidade no mercado. A média do mercado foi de 0,7513. Por isso, a Fundação foi premiada pela União Nacional das Instituições de Autogestão de Saúde (Unidas) pelo destaque de seu desempenho.
Considerações finais
.
As organizações devem voltar suas políticas internas principalmente ao bem estar dos colaboradores, mantendo o nível de satisfação deles na organização, ao passo que as políticas externas podem estar focadas em projetos de desenvolvimento da comunidade e o bem da sociedade como um todo.
 Podemos dizer que cria elos entre a parte física e a psicológica das organizações. Estes elos entre a parte física e a psicológica podem ser observados, por exemplo, na adequação das máquinas ao empregado, proporcionando uma melhor qualidade de vida no trabalho, além de propiciar um aumento da produtividade. Consiste na capacitação de dar para o colaborador condições para se adaptar ao passo que a mudanças vão acontecendo, consiste em envolvê-lo nos programas da organização, de modo a torná-lo comprometido.
Bibliografia
Site:http://responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view. (Disponível e acessado em: 15 mai. 2010).
Site: http://www.fides.org.br/balanco_social_brasil.htm.
Ribeiro, Maisa de Souza; Lisboa, Plácido Lázaro. Balanço social. Revista brasileira de contabilidade, número 115, jan/fev/99, Brasilia – DF
Site: http://www.fides.org.br/balanco_social_brasil.htm
WWW.fundacaofiat.com.br/ Fundação Fiat

Outros materiais