Buscar

Caso 3 Penal 4

Prévia do material em texto

Caso concreto.
ARNALDO, jovem de 17 anos, após praticar o crime de roubo de um veículo automotor, procura seu amigo LAURO e o solicita que mantenha o carro guardado em sua casa por um tempo. LAURO aceita a incumbência e age conforme o combinado, unicamente com a intenção de ajudar ARNALDO. Contudo, a autoria do roubo é descoberta, pois a Polícia Civil consegue recuperar o veículo que ainda estava com LAURO. Dos fatos, ARNALDO e LAURO são denunciados em processo-crime pelo delito de roubo, sendo LAURO, considerado partícipe do delito. 
Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os delitos contra o Patrimônio e Administração Pública, responda de forma objetiva e fundamentada às seguintes questões:
a) A capitulação da conduta de LAURO está correta? Responda de forma objetiva e
fundamentada. 
Lauro - favorecimento real, art. 349 do CP. 
b) O fato de ARNALDO ser inimputável possui alguma relevância para a conduta de
LAURO?
Não. Tanto faz se ocorreu um ato infracional (delito praticado por menor) ou um crime, o maior responderá por favorecimento real. A jurisprudência do STJ entende que ocorreu o crime.
Obs: art. 30 do CP - circunstâncias incomunicáveis.
Art. 108 - a extinção da punibilidade de crime que é pressuposto, elemento constitutivo ou circunstância agravante de outro não se estende a este.
 Questão objetiva - letra C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes