Buscar

Avaliaçao Nilcea 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 977158)	Pontos: 0,0  / 1,0
 "Para muitos teóricos, a educação só pode ir contra à ideologia da sociedade se exercer, efetivamente, uma prática contra-ideológica, cabendo à filosofia o papel de criticar a ideologia dominante, e romper todas as estruturas petrificadas que justificam as formas de dominação" (ARANHA, 2006, p. 85).  Sobre esse aspecto, podemos validar as seguintes afirmações, EXCETO:
I- É papel da escola oferecer oportunidades iguais de estudos a todos, indistintamente.
II- A escola deve executar seu papel de modo a favorecer a propagação da ideologia dominante.
III- É necessário que a escola torne-se força de transformação da sociedade mediante a formação de homens críticos.
 	II
 2a Questão (Ref.: 809720)	Pontos: 0,0  / 1,0
Somos falantes nativos da língua portuguesa, mas, desde que iniciamos nossos estudos formais no sistema educacional, percebemos que há duas modalidades distintas da mesma língua. A partir do que você já aprendeu sobre as modalidades falada e escrita da língua portuguesa, analise se cada proposição a seguir é verdadeira ou falsa:
I. A nossa sociedade contemporânea valoriza muito mais a língua escrita do que a língua falada, pois o ser humano, se não portador de nenhuma deficiência do aparelho fonador, é dotado da capacidade da fala, enquanto que a língua escrita é privilégio de alguns indivíduos que tiveram acesso à educação mais formal.
II. Apesar de ser uma modalidade da língua muito mais recente se comparada à modalidade oral, a escrita é muito mais valorizada nos dias de hoje do que a fala, pois quando vamos definir uma pessoa educada, fazemos referência a ela como sendo escolarizada.
III. Essa supremacia da escrita em relação à fala é um grande equívoco, já que são modalidades diferentes, complementares, são duas maneiras fundamentais que as pessoas têm de organizar seus discursos, praticar suas interações, sem que uma seja superior à outra.
É verdadeiro o que se afirma em:
 	I, II e III.
 3a Questão (Ref.: 588492)	Pontos: 1,0  / 1,0
Vygostsky defende a teoria sociointeracionista de desenvolvimento e aprendizagem a partir de uma perspectiva histórico-cultural de educação.  Nesse sentido, no que diz respeito aos conceitos evidenciados pelo autor, analise as afirmações que seguem.  
I. A relação estabelecida entre aprendizagem e desenvolvimento supõe necessariamente a participação do outro, já que é na interação social, experienciando condições de aprendizagem, que esta impulsiona o desenvolvimento. 
II. A aplicação dos conhecimentos sistematizados permite ao professor a realização de uma prática pedagógica mecanicista, na qual o professor desenvolve o processo ensino-aprendizagem sem levar em conta as potencialidades dos alunos.
III. Ao realizar a função de mediador, o professor conduz o aluno a executar as atividades somente com o seu auxílio. 
IV. A Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) é um conceito segundo o qual a interação social cria possibilidades de avanço superiores àquelas que seriam observadas individualmente.
Assinale a alternativa correta.
 	I e IV, apenas.
 4a Questão (Ref.: 831739)	Pontos: 1,0  / 1,0
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova defendia que a Universidade, ao lado das escolas destinadas ao preparo para as profissões chamadas "liberais", deveriam introduzir, no sistema algumas ações, com exceçãode:
 	propunha considerar o princípio da seletividade como controle do acesso a universidade pois defendiam a escola para a elite,
 5a Questão (Ref.: 815839)	Pontos: 1,0  / 1,0
Pode-se afirmar sobre a Pedagogia tradicional:
 	Os conteúdos são separados das experiências do aluno e de suas realidades sociais.
 6a Questão (Ref.: 725223)	Pontos: 1,0  / 1,0
A variação linguística ocorre quando há duas ou mais maneiras de se expressar, estando condicionada a fatores sociais, como escolaridade, profissão, faixa etária etc. e também a fatores linguísticos. Com base nessas informações, assinale a alternativa que está em acordo com a norma padrão/culta:
 	Entregar-te-ei o tablet, se necessário, na próxima aula.
	Pedro assistiu um filme lindo!
 7a Questão (Ref.: 588494)	Pontos: 1,0  / 1,0
No que diz respeito ao trabalho docente no contexto das desigualdades na escola, algumas orientações didáticas são consideradas necessárias ao professor. Nesse sentido, analise as afirmações que se seguem e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Abandonar as aulas baseadas simplesmente em memorização de nomes, informações e conceitos.
II. Relacionar os conteúdos de ensino a partir do que tem significância para os alunos, no sentido de facilitar sua aprendizagem.
III. Desenvolver de maneira específica atividades que solicitam a memorização dos alunos, privilegiando a aprendizagem dos conceitos científicos expostos nos livros.
IV. Incentivar as atividades de cognição dos alunos e,  para isso, é importante conhecer um pouco das condições socioculturais que permeiam a vida familiar dos alunos, bem como suas expectativas em relação à escola e ao futuro.
V. Reconhecer que a motivação do aluno depende exclusivamente do professor, o qual deve necessariamente despertar e atrair o interesse do aluno quando for possível.
 	I, II e IV.
 8a Questão (Ref.: 831735)	Pontos: 1,0  / 1,0
O Movimento de Córdoba constitui-se num acontecimento de maior amplitude e significado, pois demarcou a formulação de um novo paradigma de universidade com alguns princípios, com exceção de:
 	pesquisa.
 9a Questão (Ref.: 815837)	Pontos: 1,0  / 1,0
A respeito do socialismo científico defendido por Karl Marx, é verdadeiro (v) ou falso (f) afirmar:
( ) O ser humano é concebido como um ser social e, enquanto tal, se constitui através do trabalho.
( ) O ser humano é concebido como um ser natural, cujos dons e talentos são inatos.
( ) De acordo com o marxismo, dois níveis de realidades existentes decorrem da relação do homem com a natureza e com os demais seres humanos, que são: Infra-estrutura e Superestrutura.
( ) Na concepção defendida por Marx, a infra-estrutura determina a superestrutura, ou seja, a base material e econômica influencia a maneira de pensar e querer dos indivíduos.
( ) Na concepção defendida por Marx, a base material e econômica não exerce nenhuma influência sobre a maneira de pensar e querer dos indivíduos.
A sequência correta é:
 	V, F, V, V, F
 10a Questão (Ref.: 809724)	Pontos: 0,0  / 1,0
Leia as proposições a respeito de coerência e coesão textual a seguir.
I. Costumou-se designar por coerência a forma como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se interligam, se interconectam, por meio de recursos também linguísticos, de modo a formar um "tecido" (tessitura), uma unidade de nível superior à da frase. 
II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical. (certa)
Está CORRETO o que se afirma em:
 	III, apenas

Outros materiais