Buscar

Aula 06 Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1 - Mario foi contratado pela Empresa Americana Ltda., no contrato de trabalho individual indeterminado em 14 / 03 / 2013, tendo supervisão do Sr. Abílio da Castro, laborando de segunda feira até sexta feira, no horário de 8.00 h as até 18.00 h, com um intervalo de uma hora da refeição de descanso, recebendo a remuneração o valor de R$ 2.000,00 (dois mil) reais mensalmente, exercendo a atividade funcional de auxiliar administrativo. Ocorrer que no ano de 2014, o empregado deu início às várias irregularidades como: descumprindo o regulamento da empresa, até mesmo, as ordens gerais da empresa de trabalhar uniformizado, preenchimento de formulário para aquisição de materiais, utilização de aparelhos de maneiras impróprias etc. Diante do fato narrado, qual o procedimento legal para empresa aplicar a Rescisão Contratual motivado "Com Justa Causa" com base no artigo 482 da CLT, motivo:
R = Indisciplina.
2 - Marilia foi admitida para trabalhar na empresa Esperança e Industria Ltda. e prestou serviços por 11 (onze meses). Em 26 de março do corrente ano, tomou ciência do aviso prévio, que cujo cumprimento deveria ser efetuado em casa. A empregada foi comunicada que ao final do período de aviso prévio deveria retornar a empresa para o recebimento de suas verbas resilitórias. O empregador efetuou o pagamento no dia 27 de abril do corrente ano. Analisando a legislação em vigor e a jurisprudência pacifica de nossos Tribunais Trabalhista marque a opção correta quanto ao pagamento correto das verbas ou se existe a incidência da multa pelo atraso no pagamento dessas verbas:
 R = O empregador não efetuou o pagamento corretamente, tendo em vista que o entendimento pacífico dos Tribunais Trabalhistas é que o prazo para pagamento, na hipótese de aviso prévio cumprido em casa deverá ser de 10 dias a contar da dispensa, sendo, portanto devida a multa pelo atraso.
3 - (FCC - 2012 - TST) Quando o empregado rescindir o contrato de trabalho por prazo indeterminado por sua iniciativa
R = deverá conceder aviso prévio ao empregador, sob pena de ser descontado o período correspondente de seu salário.
4 - Com relação ao aviso prévio marque a opção incorreta:
R = É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
5 - Caso o empregado possua estabilidade, ainda que provisória, não poderá ser dispensado sem justa causa. Diante da afirmação analise os casos listados a seguir e assinale a que contempla situação de empregado que possui a referida garantia no emprego.
R = O empregado eleito a dirigente sindical suplente
6 - Marque a opção correta sobre estabilidade provisória:
R = A estabilidade é assegurada ao dirigente sindical eleito como titular e ao eleito como suplente.
7 - Considere: I. Rescisão indireta do contrato de trabalho. II. Pedido de Demissão formulado pelo empregado. III. Extinção do contrato de trabalho por justa causa obreira. IV. Extinção contratual em virtude da extinção do estabelecimento. O 13º salário proporcional será devido nas hipóteses de extinção do contrato de trabalho indicadas SOMENTE em
 R = I, II e IV.
8 - Em relação às faltas graves geradoras de dispensa por justa causa assinale a alternativa correta:
R = A desídia exige histórico faltoso, isto é, para que o contrato seja rescindido é necessário que o empregado cometa a mencionada falta grave mais de uma vez e que o empregador tenha aplicado punições anteriores ao empregado.

Outros materiais

Outros materiais