Buscar

FUND DA EDUC DE JOVENS E ADULTOS E EDUC POPULAR

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201607691971)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
		
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	 
	O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607863641)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Miguel Arroyo (2001) coloca que a LDB 9394/96 refere-se a jovens e adultos não como aprendizes de uma etapa de ensino, mas como educandos, sujeitos sociais e culturais. Esta diferença sugere que a EJA é...
		
	
	Um nível de ensino dos anos finais.
	
	Basicamente o ensino fundamental.
	
	Um nível de ensino dos anos iniciais.
	 
	Uma modalidade que constitui sua própria especificidade.
	
	É basicamente a alfabetização.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607181930)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
		
	
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
	
	Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte da população brasileira.
	
	Quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	
	A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada.
	 
	Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607264147)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1960 foi criado o Movimento de Cultura Popular (MCP), organizado, primeiramente, em conjunto com a Prefeitura Municipal do Recife, e, posteriormente, estendido a várias outras cidades do interior de Pernambuco. Destaca-se, na proposta ações no campo do teatro, atividades culturais realizadas nas praças públicas, além de escolas para crianças e adultos. A educação era concebida como proporcionadora das condições intelectuais para um maior esclarecimento dos trabalhadores; assim, o acesso à leitura e à escrita oportunizariam a ampliação do entendimento político das classes populares em função de um engajamento voltado para a transformação social.
Para o MCP (Movimento de Cultura Popular) a educação trazia como proposta:
I.    ações no campo do teatro, atividades culturais
II.   educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
IV.  entendida como educação funcional, isto é, treinamento de mão de obra.
 
		
	
	B. Somente a I e II estão corretas.
	 
	E. Somente I, II e III estão corretas
	
	D. Somente I, III e IV estão corretas.
	
	C. Somente a I e IV estão corretas.
	
	A. Somente a I e III estão corretas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607773490)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, em 1967, durante o regime militar surge o Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Os militares tinham todo o controle do que seria ensinado. O MOBRAL organizou-se, a partir dos anos de 1970, em ação paralela ao ensino Supletivo do MEC. O ENSINO SUPLETIVO foi regulamentado pela Lei nº 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que compreendia quatro funções: suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação. Com essa regulamentação pela primeira vez, foi organizado em um capítulo próprio, diferenciando-o do ensino regular básico e secundário, abordando, inclusive, a necessidade da formação de professores especificamente para ele e trazendo avanços significativos para o ensino de Jovens e Adultos. Apesar de ter sido elaborada no auge do período de ditadura civil-militar, esse instrumento legal, contraditoriamente, representou a ampliação, em nível legislativo, das oportunidades educacionais.
Essa colocação sinaliza que a modalidade EJA está sendo reconhecido como modalidade, mas as funções mostram a fragilidades. Marque a resposta onde aparece  de forma clara essa limitação para a educação.
		
	 
	Essas funções mostram a educação pelo viés compensatória (que tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência), tendo como referencial pedagógico o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.
	
	Existe uma proximidade entre o conhecimento escolar e o conhecimento que tais sujeitos trazem da vida.
	
	O educador funciona como elemento facilitador do conhecimento e o educando, participa ativamente do processo da aprendizagem.
	
	A escola é concebida como um espaço sócio-cultural de aquisição de conhecimentos, espaço de socialização, de trocas culturais e de construção significativa do conhecimento escolar e social.
	
	Os conteúdos fazem parte do universo experimental do jovem ou adulto e levam em consideração as experiências e o universo já vivido pelo educando.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201607921582)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O professor ainda encara a Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva compensatória, tendo como referencial pedagógico, o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.  No entanto, A EJA é uma modalidade de ensino que objetiva atender jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de desfrutar de uma escolarização regular.
Assinale a opção que mais se aproxima da realidade da EJA.
		
	
	A modalidade atende basicamente Jovens e Adultos e dentro do contexto de políticas compensatórias, não é uma possibilidade de escolarização acelerada.
	 
	  É uma modalidade que atende Jovens e Adultos especialmente na área rural e, por isso, tem forte característica reprodutivista e compensatória.
	
	A EJA está inserida  em um contexto de políticas compensatórias e que atende fundamentalmente aos setores mais favorecidos da sociedade.
 
	
	Mesmo atendendo ao segmento de Jovens e Adultos, a EJA não é oficialmente uma modalidade.
	
	A EJA atende Jovens e Adultos em um  contexto de escolarização regular, aparece como possibilidade de educação de alta qualidade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607290701)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ampliação de matrículas na modalidade EJA nas últimas décadas foi acompanhada pela construção de novos paradigmas político-pedagógicos para a escolarização de alunos jovens e adultos. Porém, a formação de professores não tem acompanhado essamudança de paradigma. Os professores que atuam na EJA, em sua maioria, não tiveram uma formação inicial que levasse em consideração os novos marcos conceituais e normativos da EJA, principalmente o Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para tal disciplina. Pode-se afirmar então que:
		
	 
	Esse documento é considerado um marco na mudança de concepção e função na educação e adultos.
	
	Esse documento tem apenas a função simbólica, pois não foi incorporado a nenhum curso de formação de professores.
	
	Esse documento reafirma a EJA como uma modalidade de ensino com função compensatória.
	
	Esse documento é considerado apenas um instrumento regulador.
	
	Esse documento reafirma a EJA como uma modalidade de ensino com função compensatória e reguladora.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607934711)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação à Educação de Jovens e Adultos, é incorreto afirmar que:
		
	 
	Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, mas não habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
	
	A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
	
	Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
	
	A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.
	
	O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607681937)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando teóricos da Educação afirmam que ¿ensinamos o que somos¿, eles estão reforçando o conceito de:
		
	 
	Currículo Oculto
	
	Temas Transversais
	
	Educação Inclusiva
	
	Educação de Base
	
	Currículo Aberto
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607674218)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como se constroem novas práticas curriculares que rompam com a visão negativa e fracassada do aluno de EJA?
		
	 
	Reconhecer que as categorias de classe social, cultura, conhecimento, poder, ideologia e racismo atravessam o currículo escolar.
	
	Os educadores da EJA devem trabalhar apenas com o conteúdo formal, apresentado nos livros, sem considerar nenhuma condicionante social.
	
	Os professores não devem levar em consideração que indivíduos e grupos são oprimidos por fatores relacionados à raça, classe social e gênero.
	
	Ignorar que categorias como classe social, cultura, conhecimento, poder, ideologia e racismo atravessam o currículo escolar.
	
	Os docentes não devem considerar as potencialidades de seu alunado.

Outros materiais