Buscar

Independencia do México

Prévia do material em texto

escola de educação básica
PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK
MÉXICO
Trabalho apresentado pelas alunas 
Agatha Carolina, Grasiely Cristovão e Liana de Medeiros 
da 2º série do Ensino Médio, para a disciplina de História
SETEMBRO - 2013
SÃO JOSÉ/ SC
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho tem como apresentar a Independência do México, mais concretamente começada pelo padre Miguel Hidalgo declarando guerra na paróquia de Dolores Hidalgo, que passou a liderar um movimento em defesa ao México que durariam oitos anos e passaria por diversas fases e dificuldades até derivar a independência, com José Maria Morelos assumindo também o movimento.
No dia 16 de Setembro de 1810 O padre Miguel Hidalgo declarou guerra na paróquia de Dolores Hidalgo, esta declaração ficou conhecida como o Grito de Dolores e então passou a liderar um movimento em defesa do México e seria apenas o início de um movimento que durariam oito anos e passaria por diversas fases e dificuldades até resultar na independência, foi um movimento heterogêneo que formou uma aliança de defensores da democracia, que eram os liberais, com defensores da monarquia, que eram os conservadores.
Após a morte de Miguel Hidalgo quem assumiu o movimento insurgente foi José Maria Morelos y Pavón. Ele foi responsável por organizar uma estratégia que isolaria a Cidade do México para que fosse promulgada a Independência no dia 6 de novembro de 1813. Mas, em 1815, ela foi invalidada e Morelos foi assassinado, o que “ajudou” os criollos a tomarem a frente na rebelião, só que dessa vez contra os guachupins e a metrópole. Foi então que o rumo da Independência do México assumiu características de Guerra de Guerrilha. 
Após 11 longos anos de guerras, muitas mortes, fracassos e vitórias, em 24 de agosto de 1821, o Tratado de Córdoba foi assinado. Este tratado reconhecia o México como nação independente, dizia que criollos e peninsulares teriam os mesmos direitos e que um rei criollo poderia subir ao trono se nenhum membro da realeza europeia aceitasse aquele posto. A partir daí, iniciou-se o primeiro império mexicano.
CONCLUSÃO
O presente trabalho permitiu apreendermos que no início do século XVII o México, controlado pela Espanha, era uma região essencialmente rural, e a elite criolla, composta pelos donos de terra, filhos de espanhóis e nascidos na América, mesmo que desejasse a independência política, receava que um processo revolucionário pudesse estimular as camadas populares a lutar pelo aumento de seus direitos. No entanto, a influência das ideias iluministas e o retorno do antigo modelo colonial hispânico, originário da queda de Napoleão Bonaparte, induziram o padre Miguel Hidalgo y Costilla a dar o grito de independência do México, em Dolores, no dia 16 de setembro de 1810. No entanto, esse fato, porém, só foi reconhecido 11 anos depois.
Carta de Independência do México.
Referências:
http://historiadomexico.blogspot.com.br/
http://www.estudopratico.com.br/independencia-do-mexico/
http://pbondaczuk.blogspot.com.br/2012/10/a-independencia-do-mexico-por-antonio.html
http://www.infoescola.com/mexico/independencia/

Outros materiais