Buscar

Resenha crítica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESENHA CRÍTICA
 
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.
A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra (resumo), acompanhada de uma avaliação crítica. 
Uma breve definição
A resenha serve para situar/orientar o leitor sobre determinado objeto de interesse, seja qual for, como já vimos alguns exemplos acima. Ela tem a função de fornecer informações ao interessado, de modo que, ao ler a resenha, o leitor se convença, ou não, de que aquilo em que ele está interessado, realmente é o que ele deseja. Encontramos esse tipo de texto em revistas, jornais, internet, livros, etc. 
Em outras palavras, o objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros, filmes peças de teatro, dentre outros.
Para que serve?
A resenha requer, de quem a elabora, algumas exigências:
Competência de leitura;
Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo;
Conhecimento completo da obra.
Quanto à sua elaboração
Identifique o tema tratado pelo autor
Destaque as partes mais importantes.
Qual a posição do autor sobre esse tema?
Qual a sua posição sobre o assunto tratado?
Ao ler...
1- Título
2- Referência da obra resenhada
3- Credenciais do autor da obra resenha
4- resumo da obra:
a) uma parte com o resumo do conteúdo da obra: indicação sucinta do assunto global da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom, etc.);
b) resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.
Quanto à sua estrutura
5- Crítica do resenhista: apreciação, que inclui fatores como julgamento da obra, mérito da obra, estilo, forma e indicação da obra.
6- Identificação do resenhista
Obs: Linguagem objetiva (3° pessoa do singular)
7
Esse item deverá estar no topo da primeira página da resenha, após o título., alinhado à esquerda. O resenhista irá fazer a referencia da obra e, se quiser, poderá acrescentar informações, tais como medidas (largura x altura) e preço. 
Ex:
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Referência bibliográfica
Nesse item será realizada uma breve biografia do autor com informações pessoais e profissionais; e caso o autor da obra já tenha falecido informar a data. 
Exemplo: Adolfo Ferreira Caminha foi um dos principais escritores naturalistas do Brasil, nasceu em Aracati/ RJ aos 29 de maio de 1867 – 01 de janeiro de 1897. Durante sua trajetória escreveu vários romances... 	
Credenciais do autor
Aqui começa, realmente, a produção da resenha através de um resumo da obra contendo os pontos principais. Obs: nesse item os verbos deverão estar conjugados em terceira pessoa (exemplo: o autor aborda... o livro contém...).
1- Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; 
2 - Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; 
3- Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
Resumo da obra
Exemplo:
O romance é dividido em XV capítulos e narra a vida de uma garota cearense que cursava a escola normal, órfã de pai e mão, a normalista vivia com seus tios, e seu tio abusava dela sexualmente, ela engravida e é obrigada a deixar a cidade e os estudos..... 
No primeiro capítulo....... 	
Aqui o produtor da resenha poderá dar a sua opinião a respeito da obra observando, porém, que o que deve constar não é apenas o fato de que o resenhista gostou ou não da obra. A obra pode ser boa, mas pode conter erros gráficos ou informativos, cabe ao resenhista informá-los. 
Exemplo:
A obra possui traços de romantismo, embora seja naturalista, no capítulo IV a história se afrouxa, mas logo em seguida retoma a trama...é uma narrativa interessante, contudo o fato dela ser tão inteligente na escola faz com que o fato dela não ter lutado contra os abusos do tio parecem algo irreal, contudo, isso era comum naquela época e região...... 	
Crítica do resenhista
Indicação do resenhista: Após a crítica o resenhista poderá então indicar a resenha àqueles a quem acredita possuir interesse. 
Identificação do resenhista: Este item encerra a resenha e deve constar o nome completo do resenhista e sua formação acadêmica ou profissional. 
 
Margens: superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
Parágrafos: Justificados, com recuo de 1,25 cm (1 toque da tecla Tab) na sua primeira linha.
Fonte: Times New Roman ou Arial (No nosso caso, deve-se utilizar somente Times New Roman). Recomenda-se, quando digitado, fonte tamanho 12 para todo o trabalho, excetuando-se as notas de rodapé, paginação (fonte 10).
Entrelinhas: 1,5 para todo o trabalho, excetuando-se as notas de rodapé e referências (espaço simples)
Formatação sugerida 
Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso. 
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno. 
Conclusão
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14ª ed., Petrópolis: Vozes, 1997.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
REFERÊNCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais