Buscar

ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04
O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 04
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00
QUESTÃO 01: Analise a curva de possibilidades de produção abaixo. Veja que, de acordo com esta curva, o país hipotético produz apenas dois bens: PÃES (cuja quantidade produzida está representada no eixo vertical – EM MIL UNIDADES) e COMPUTADORES (cuja quantidade produzida está representada no eixo horizontal – EM UNIDADES). Com base nestas informações, RESPONDA: (VALOR = 1.00)
Qual é a quantidade de pães e computadores que o país em questão produzirá se operar no ponto E?
R- Ele não produzirá pães, porém terá produção máxima de computadores 8 unidades.
QUAL é a quantidade de pães e computadores que o país em questão produzirá se operar no ponto C?
R- 35 Unidades de pães e 4 Unidades de computadores.
QUAL é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto C e passar a produzir no ponto E?
R- O país sofrerá uma que de produção de pães, porém aumentara para 8 Unidades de computadores através da queda de produção de 30 Unidade de pães.
d) Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto G e passar a produzir no ponto B?
R- Ele não sofrerá nem custo de produção porque ele estava produzindo no nível G abaixo com nível máximo de produção, com isso ele aumentara e muito seu lucro se elevando ao a produção no nível B.
QUESTÃO02: AINDA COM RELAÇÃO À CURVA DE POSSIBILIDADES MOSTRADA NA QUESTÃO 01, RESPONDA SE A AFIRMAÇÃO ABAIXO É VERDADEIRA OU FALSA. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. (VALOR = 1.00)
“O país obtém seu nível máximo de produção no ponto F”.
R- Falso, porque o país não serácapaz de produzir nenhuma quantidade, e o que, o impede de atingir esse objetivo é quantidade demandada neste nível que já foi ultrapassada, por que estar acima do nível máximo de produção.
QUESTÃO 03: COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO NA TEORIA DO CONSUMIDOR, PEDE-SE: 
QUAL O PROBLEMA DO CONSUMIDOR. OU SEJA, QUAL É O SEU PRINCIPAL OBJETIVO DO CONSUMIDOR E O QUE, MUITAS VEZES O IMPEDE DE ATINGIR ESSE OBJETIVO?(VALOR = 0.50)
R- O nosso maior problema como consumidor é a variação de mercado, uma vez que nosso principal objetivo é satisfazermos nossos desejos desenfreados de consumir cada vez mais e mais, porém não podemos realmente alcançarmos tudo o que desejamos de uma única vez, porque temos o empecilho de nossas rendas e (ou) de nossos orçamentos, o que chamamos de Restrição orçamentaria. Apesar de preferirmos sempre o melhor, muitas vezes somos levados a escolhermos o que é mais barato e que teremos a certeza de que nosso capital não será afetado, assim estamos seguros que não ficará comprometido nossas precisões e compromissos.
QUESTÃO 04: sobre o conteúdo estudado em evolução do pensamento econômico, responda:(VALOR = 1.50)
qual era a fonte de riqueza de uma nação de acordo com os pensadores da escola mercantilista. O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filosofo escocês Adam Smith, em 1776seusfundamentosde distinção está baseado na questão de preços; de um lado a Macroeconomia. Nesta aula aprendemos que nos séculos XV-XVIIo mundo todo foi marcado por transformações como: Transformações intelectuais/ Renascimento, Transformações Religiosas, tais como Reforma protestante/ exaltação do Individualismo e das atividades Econômicas, Transformações políticas/ como o Estado ouMonarquia Absolutista onde todos deveriam obedecer a uma monarquia que os oprimiam na forte economia; Transformações geográficas, através das grandes navegações, da descoberta do novo mundo e da exploração econômicas aglomeração de metais preciosos , queabasteciam toda Europa criando uma ideia de Metalista que era o forte do mercantilismo. Com ouro e prata trazidas do Novo Mundo e a exploração de das Novas Terras recém descobertas e invenção de moedas eram importadas; Transformações Sociais foram sendo DESENVOLVIDAS, mais ricos e fortes eles seriam, assim enriqueciam cada vez mais países como Portugal e Espanha, explorando países com o intuito segundo eles do bem estar e o desejo do consumo material.
qual era a fonte de riqueza de uma nação de acordo com os pensadores da escola fisiocrata.
A Fisiocracia surgiu como uma reação ao mercantilismo. Sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado.
Encorajava-se a agricultura e exigia-se o menor número de pessoas dedicadas ao comércio e às finanças. A função do soberano era servir de intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas. O que foi muito interessante foi que François Quesnay dividiu a sociedade emduasclasses: A produtiva preenchida pelos agricultores e a estéril formada pelos comerciantes, industriais, profissionais liberais e trabalhadores domésticos. Em um mundo constantemente ameaçado pela falta de alimentos, com excesso de regulamentação e intervenção governamental, uma economia dedicada ao comércio e às finanças, não se ajustava às necessidades da expansão econômica. Só a terra tinhacapacidade de multiplicar a riqueza.
qual era a fonte de riqueza de uma nação de acordo com os pensadores da escola clássica (adam smith).
Adam Smith defendia o trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado, especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade e bem estar, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma “Mão Invisível”, na obtenção do máximo deleite econômico. Adam Smith (1723-1790) era um filósofo e economista britânico nascido na Escócia, na cidade de Kirk caldy considerado pai da economia política, causava inquietações com o progresso econômico arrombando o equilíbrio deslumbrado das economias.Smith ressaltou os aspectos responsáveis pelo acréscimo econômico como a acumulação do capital, o crescimento populacional e a produtividade da mão de obra, introduzindo a idéia da divisão do trabalho como forma de querer prosperar economicamente. afirmavaque não era a quantidade de bens valiosos como prata e ouro que determina a riqueza de uma nação, mas o trabalho é que dá origem a prosperidade
QUESTÃO 05: CONFORME ABORDADO NO CONTEÚDO DA AULA 01, AS NECESSIDADES HUMANAS SÃO ILIMITADAS. A PARTIR DESTE FATO, ESTA QUESTÃO PEDE QUE VOCÊ CITE E EXPLIQUE PELO MENOS DOIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA QUE AS NECESSIDADES HUMANAS SEJAM ILIMITADAS.(VALOR = 1.00)
O primeiro fator seria o próprio crescimento populacional:
uma vez que alimentação e higiene são necessidades continuas, mesmo que já tenham sido sanadas hoje elas ainda terão que ser atendidas continuamente com isso eleva-se À necessidade de mais e mais recursos, para que todas as pessoas sejam igualmente atendidas (apesar de sabermos que não é o que acontece, por conta da desigualdade social).
O segundo fator seria o elevado padrão de vida: 
Cada vez mais as pessoas buscam padrões de vida elevados, muitas vezes inalcançáveis a curto prazo, e o desejo de elevação do padrão social são uns dos principaisresponsáveis por despertar novas necessidades ou suprir as antigas o que gera uma corrida ilimitada por uma necessidade individual.

Outros materiais