Buscar

3a atividade Questoes dissertativas caso Mincal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3a atividade Questões dissertativas caso Mincal
�
1
3ª atividade Questões dissertativas – caso Mincal
A MINCAL é uma mineradora de pequeno porte que realiza exploração e moagem de calcário, uma empresa familiar com três sócios, todos com mais de cinco anos de experiência na área. Rodrigo é o diretor e sócio-majoritário,
Vitor, o diretor administrativo e João, o diretor de produção. A empresa produz 50 MIL toneladas/ano desse produto, que é utilizado na agricultura como corretivo de solo, e na pecuária, para pastagens. A MINCAL  tem seu mercado consumidor estabelecido com hortifrutigranjeiros, pecuaristas e produtores agrícolas. Certificada pela ISO 9001 no controle de processos e qualidade, a empresa, já consolidada, está no ciclo de vida chamado maturidade, o que preocupa os sócios, principalmente Rodrigo, que sabe que crescimento não é opção, é necessidade, é sobrevivência. Assim, os sócios analisaram as perspectivas para esse mercado e verificaram que, em um cenário inovador, há uma projeção de consumo mundial entre 800 a 900 mil toneladas/ano nos próximos 20 anos, mas sabem que existe um gargalo: a falta de matéria prima e de profissionais especializados na área, como geólogos, engenheiros, químicos e funcionários para atuar nas minas para a exploração.
Rodrigo, Vitor e João têm consciência de que esse crescimento só será possível se for um crescimento sustentável, com inovação não só econômica, mas também baseada no tripé da sustentabilidade, ou seja, economicamente sólida, socialmente correta e ambientalmente responsável no controle dos impactos ambientais e na recuperação das áreas degradadas.
Para responder as questões abaixo ver capítulo 2 do livro da disciplina e o artigo “Sustentabilidade Garantida”  disponível na NetAula -  o artigo contém  casos de empresas que desenvolveram  ações e práticas  de sustentabilidade, além do depoimento de consultores sobre como incorporara a sustentabilidade nas organizações.
PARA A REPOSTA APENAS COLOCAR O NÚMERO DA QUESTÃO.
1) Qual é o papel dos gestores na condução do processo de mudança da cultura organizacional para a sustentabilidade na MINCAL (nota 0,5).
2) Como comunicar aos diversos públicos (clientes, fornecedores e outros) as práticas de sustentabilidade desenvolvidas na MINCAL (nota 1,0)
3) Que ações a MINCAL poderia desenvolver para a educação dos seus colaboradores quanto das práticas de sustentabilidade. (nota 0,5)
4) Considerando as características da empresa MINCAL, seria possível implantar uma cultura de responsabilidade social na empresa? Justifique a resposta (1,0)
Peso: 1.0

Outros materiais