Buscar

Economia e Administração Mercado e Poder

Prévia do material em texto

Claretiano Rede de Educação
Ciências Contábeis
Luiz Eduardo Manfredi
RA:8053924
Economia e administração: mercado e poder
Orientador : Elvisney Aparecido Alves
Sales Oliveira – São Paulo
05/03/2018
Economia e Administração são bastante comuns serem ensinadas em um ensino superior, talvez seja porque profissionalmente são conduzidas de uma forma bem parecidas como um ato de produção, circulação e distribuição de bens econômicos. Concentração no trabalho é meio que um lema dessas duas áreas na produção de riquezas e na coordenação do trabalho, mas sempre com formação de desempenho em classes sócias diferentes historicamente falando e ambas são ciência que se preocupam bastante com bens econômicos e recursos da sociedade.
A Economia Política tornou-se produção dominante nas formações sociais europeias, conforme isso precisou de duas condições essências para que a economia pudesse ser uma ciência e passavam ter um principio fundamental o mercado e a competição. Os excedentes sempre fizeram parte da economia, conforme o tempo foi mudando para varias utilidades que é motivado pelo aumento da produtividade do trabalho, como por exemplo o excedente era determinado para as despesas militares, pois o poder das armas seguravam os excedentes pré-capitalistas , depois que o capitalismo entrou em vigor a distribuição de renda de armas deixou de ser o foco, para se tornar o mercado competitivo com a lei da oferta e da procura. Até hoje a economia politica é atuante, como são bem óbvios seus conceitos como a livre iniciativa, a concorrência que garante o desenvolvimento, justa distribuição de renda, o salário é o pagamento devido a produção do trabalho.
A ciência da administração define-se em uma ciência autônoma, pelo fim do século passado, quando o capitalismo competitivo deu lugar ao capitalismo de estado após a depressão dos anos 30 e a segunda guerra mundial, exigindo funções na área microeconomia e no fator produtivo da economia, no entanto foi uma experiência árduo pela transformação da administração em uma ciência. A administração é o planejamento, a tomada de decisões em situações de incertezas, o controle dos resultados da mesma forma que a economia a administração também se preocupa com as produções dos bens, mas não prevalecendo as leis do mercado, mas sempre se ligando com intervenções do estado no sistema econômico. Planejar, organizar e controlar deixou de ser uma mera estratégia para assumir os princípios ordenados de todo o mundo. A forma que tecnoburocratas conseguiu maior espaço na divisão do excedente, quanto maior o numero de profissionais na área de administração em uma empresa, mais moderna ela será. Por essas razões vemos muito ainda na ciência da administração um número muito elevado de velhos conceitos da ideologia Burguesa, afirmando que o lucro deixou de ser o maior critério do sistema capitalista, que foi dado o mais importante a expansão da organização.Com tudo isso o empresário ainda continua uma pessoa respeitável ao contrario dele os herdeiros que são desprezados e administrador o herói da pátria , o mercado e a concorrência ainda são valores legítimos, mesmo que tenham sido substituído pelos planejamentos e controles.
Com base nisso a ciência econômica tem como objetivo a circulação dos bens, a produção, a distribuição de bens e como principio de mercado e coordenação . Já a ciência da administração tem o mesmo objetivo de produção e distribuição de bens mas com o proposito de cada empresa e também seu principio não é o mercado e sim o poder, uma ideologia para burguesia e a outra a ideologia mista. De forma total a economia e a administração deixam de ter objetos da mesma área e estudo bastantes distintos de uma forma bem arriscado porque esse limite, porque o modo estatal é dominante, é possível separar a o estado da sociedade, sendo uma separação consciente para liberdade e a democracia sendo que só uma ideologia tecnoburocrática para mudar esse fato.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes