Buscar

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL 3

Prévia do material em texto

xercício: CEL0350_EX_A1_201702488357_V3 
	13/03/2018 16:08:32 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL0350 - CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL 
	
	 
	Ref.: 201702626768
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, no contexto brasileiro, o redimensionamento das práticas educativas na Educação Infantil articula às concepções de criança, da educação e de instituição. No que concerne à concepção de criança, em uma perspectiva histórico-cultural, considera-se:
		
	 
	A crianças como um sujeito que vai adquirir seus direitos, ou seja, precisa ser preparado para um dia ser cidadão do mundo.
	
	A criança como um ser incompleto e sensível, que precisa ser moldada para sobreviver e adaptar-se ao mundo dos adultos.
	
	A criança como um sujeito unidimensional, cujas as formas de atuar, pensar e representar são equivalentes.
	
	A criança como sujeito cognitivo imerso em um conceito particular e unificador da cultura, cuja a participação é limitada diante das relações pedagógicas que estabelece.
	 
	A criança como sujeito histórico-social e participativo na relação pedagógica, capaz de estabelecer múltiplas relações no contexto socioculturais.
	
Explicação:
A perspectiva histórico-cultural sempre compreende a criança como membro de uma cultura e que temo seu desenvolimento pautado nessas condições culturais.
	
	 
	Ref.: 201703608263
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Predominava, até o século XVII, a ideia de que as crianças eram:
		
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	 
	Seres intocáveis e protegidos por Lei.
	
	Seres Maléficos.
	
	Seres perfeitos
	 
	Seres Incompletos.
	
	 
	Ref.: 201703605901
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque V para as questões verdadeiras e F para as falsas. Em seguida assinale a opção que corresponde à alternativa correta:
( ) A infância é um conceito socialmente variável no espaço e no tempo.
( ) O conceito de infância como conhecemos sempre existiu na história.
( ) A criança um sujeito sócio-histórico-cultural-político.
( ) A criança sempre foi retratada nas pinturas e esculturas.
( ) Cada período histórico vivido pelo homem não influencia diretamente a forma como a sociedade concebe o que é ser criança.
		
	
	VFVFV
	 
	FVVFF
	 
	VFVFF
	
	VVVFF
	
	FFVVF
	
Explicação:
A infância é uma construção histórico cultural e depende da época como também da cultura que está sendo vivenciada para gerar conhecimentos, práticas e cuidados específicos.
	
	 
	Ref.: 201702580003
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação:
		
	 
	os índios
	
	os brancos
	 
	os negros
	
	os filhos de colonos
	
	os nobres
	
Explicação:
No projeto educativo dos jesuítas havia intencionalidade de educar índios e filhos de colonos e nobres. Mas nao havia intenção de educar os negros.
	
	 
	Ref.: 201702579997
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase abaixo:
Segundo ARROYO (1994) a entrada da mulher no mercado de trabalho alterou a configuração da ________________________.
		
	 
	Família
	
	Paternidade
	
	Avó
	
	Escola
	
	Adolescente
	
Explicação:
A família se modificou totalmente porque as crianças passaram a ser cuidados em espaços coletivos de educação e assistência.
	
	 
	Ref.: 201703398705
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao surgimento das primeiras creches no Brasil e as formas como foram dados os primeiros passos da educação infantil em nosso país, podemos afirmar que:
		
	 
	a história do surgimento das primeiras creches no Brasil teve como modelo normalizador o comportamento das crianças pobres, já que a ideia era liberar a mão de obra feminina para o trabalho.
	
	as políticas públicas tinham como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, buscando o mesmo tratamento que crianças ricas.
	
	as creches e os antigos "jardins de infância" eram somente para crianças pobres e abandonadas.
	
	surgiram da necessidade das mães terem tempo livre para se dedicarem ao estudo e aperfeiçoamento profissional.
	
	preparar as crianças para o pleno exercício de sua cidadania garantindo seus direitos.
	
Explicação:
No Brasil, a creche surgiu com o objetivo assistencialista de cuidar das crianças pobres cujas mãoes estavam inseridas no mercado de trabalho.
	
	 
	Ref.: 201703354316
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	IV - Desde o século XII até o início do século XX, a sociedade vem criando conceitos e modelos para infância, além de mecanismos que a desvalorizam, essa etapa fundamental da vida.
		
	
	a) as alternativas I /II e IV.
	 
	d) as alternativas I, II e III.
	 
	c) as alternativas II e III.
	
	b) as alternativas I / III e IV.
	
	e) as alternativas I e II.
	
	 
	Ref.: 201703354318
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Embora a obra de Ariès não retrate intrinsecamente a questão da exploração do trabalho infantil e das crianças abandonadas, estes problemas se intensificaram durante o século XIX, principalmente com o advento da revolução industrial. Isso se deu em função: I) da mão-de-obra infantil ser considerada barata e propícia à exploração sem nenhum controle por parte das autoridades competentes, principalmente se tratando das crianças oriundas de famílias pobres. II)este fato deu ênfase à discussão e à formulação de leis, entre outros recursos, para inibir a exploração da mão-de-obra infantil e consequentemente criar mecanismos para proteção da infância pobre e desvalida com a criação das políticas sociais. III) o que era tido como responsabilidade de entidades privadas, com moldes assistencialistas e filantrópicos, passa a ser responsabilidade do poder público. Este, por sua vez, tem como objetivo criar mecanismos para tirar das ruas os menores considerados infratores e interná-los em instituições apropriadas, chamadas de casa de correção, com o intuito de tirar do espaço urbano aqueles que se encontravam sem moradia fixa e que tivessem condutas tidas como contrárias à moral e aos bons costumes. IV) a percepção da época de que as crianças eram "anjinhos" levados aos céus e esse fato justificava o alto índice de mortalidade infantil. Estão corretas:
		
	
	a) as alternativas I e II eIV.
	 
	d) As alternativas I, II e III.
	
	e) as alternativas I, II e IV.
	
	b) as alternativas I e III e IV.
	
	c) as alternativas II e III e IV.
	
Explicação:
A infância passou por um processo de construção da sua compreensão de suas necessidades ao longo da história mundial. No século XIX ainda não existia uma compreensão da criança como ums er de direitos. Apenas a sua utilização como mão de obra mais fácilpela pequena estatura e pelo baixo custo de seu trabalho.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes