Buscar

APOL 1 ADMNISTRAÇÃO E MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração de Marketing
Em reportagem realizada pelo Portal G1 sobre a volta de uma empresa ao Brasil, foram analisadas possíveis causas e consequências:
“O cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.”
“Dez anos após sair do Brasil, a rede americana volta a operar no Brasil com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local.”
Com base no texto e a análise do ambiente em marketing avalie as sentenças abaixo:
I - Mercados globais exigem produtos globais, isto é, propostas únicas de valor que ofereçam os mesmo atributos, independente do país.
II - Elementos como religião, língua, crenças e valores devem ser considerados por profissionais de marketing, pois afetam o comportamento de consumo.
III - O ambiente político-legal também deve ser avaliado pela empresa ao voltar para o Brasil, uma vez que as condições não se mantiveram inalteradas durante os dez anos.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	II apenas
	
	D
	III apenas
	
	E
	II e III apenas
	1C
	2D
	3D
	4E
	5C
Questão 2/5 - Administração de Marketing
“Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.” Fonte: Portal Terra (Trânsito)
Com base na notícia anterior sobre o transporte público no Brasil e o conhecimento em marketing, analise as sentenças que seguem.
I – Marketing pode ser aplicado também ao Governo, onde mantém seu escopo direcionado para satisfação de necessidades e desejos gerando e capturando valor.
II – Marketing pode ser aplicado também em organizações privadas, pessoas, lugares e causas.
III –As trocas não deixam de ser realizadas mesmo quando o produto ou serviço não é coerente aos desejos, pois a estrutura de marketing suporta essas questões por meio de propagandas positivas.
	
	A
	Apenas a sentença I está correta
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	C
	Apenas a sentença II está correta
	
	D
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	E
	Apenas a sentença III está correta
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Composto Mercadológico
A elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação integrada de marketing são parte da responsabilidade estratégica do profissional de marketing. Alberto, responsável pelo planejamento de marketing, necessita elaborar a estratégia do composto promocional, também chamado de composto de comunicação integrada de marketing, cujos elementos chaves são: propaganda, marketing direto, promoção de vendas, relações públicas, publicidade e venda pessoal. A esse respeito, podemos afirmar que:
I - a forma de interação entre o cliente e o vendedor é um canal direto de nível três, que busca interferir diretamente com os compradores potenciais, ao qual se denomina força de vendas da empresa.
II - A propaganda é uma das formas de comunicação que tem como objetivo tornar a empresa e os produtos mais conhecidos sem que se pretenda estimular a venda do produto, mas sim o posicionamento da empresa junto aos consumidores potenciais.
III - A promoção de vendas é uma forma de aumentar as vendas, buscando um novo posicionamento na mente dos consumidores e estimulando vendas a médio e a longo prazo.
IV - As mídias, que divulgam informações de uma empresa e/ou produto em um contexto de publicidade, buscam intervir nas crenças dos clientes potenciais e/ou informá-los, constituindo a atividade reconhecida como marketing direto.
V - Os conteúdos da propaganda, seja de produtos tangíveis, de conveniência ou de escolha, deverão refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação
	
	A
	Somente I, II e V estão corretas
	
	B
	Somente IV e V estão corretas
	
	C
	Somente III está correta
	
	D
	Somente V está correta
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas
Questão 4/5 - Composto Mercadológico
O conceito de marketing de relacionamento como estratégia para manter clientes relevantes para a empresa, tornando-os clientes fiéis ou leais, firmou-se a partir da década de 1990 e solidificou-se com a constatação de que o custo da conquista de clientes é superior ao da manutenção (estima-se que cerca de 5 vezes em média), o que sugere a busca da rentabilidade apoiada na lealdade (manutenção) do cliente. Com base nessa ideia, várias empresas ao redor do mundo têm desenvolvido programas de fidelidade como uma ferramenta do marketing de relacionamento, na perspectiva de aproveitar os benefícios decorrentes do aumento do envolvimento do cliente com a empresa. SHAPIRO, B.; SVIOKLA, J. Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1995 (adaptado).
Considerando que, no marketing de relacionamento, a empresa obtém diversos benefícios por se relacionar com seus clientes no longo prazo e, assim, obter a sua lealdade, avalie as afirmações abaixo. 
I.Clientes leais são mais propensos a testar novos produtos e(ou) serviços da empresa. 
II. Clientes leais estão mais dispostos a relevar eventuais erros de sua marca preferida.
III. Clientes leais consomem menos recursos de marketing, vendas e suporte, já que compram mais da empresa.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Administração de Marketing
Sobre a relação com fornecedores, uma empresa atacadista expõe em seu site os seguintes argumentos:
“Para oferecer o que há de melhor e mais moderno em soluções para a casa e os negócios, o Atacadista X mantém uma sólida parceria com os principais fabricantes, distribuidores e representantes do mercado nacional e internacional. Para o Atacadista X, os fornecedores são uma parte importante do negócio e, portanto, devem ser íntegros, responsáveis e oferecer itens da melhor qualidade para atender às necessidades dos clientes.”
A partir do texto e da análise do ambiente em marketing, avalie as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Fornecedores são relevantes ao processo de entrega de valor aos clientes e fazem parte do chamado macroambiente.
II -Tratar fornecedores como parceiros na entrega de valor aos clientes requer comprometimentos com as estratégias da empresa, envolvendo ações como a avaliação constante das capacidades exigidas, capacitação e reconhecimentos.
III -Assim como outros elementos do microambiente, fornecedores atuam diretamente na   proposição de valor ao oferecer benefícios ou diminuir custos percebidos pelos clientes.
	
	A
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	B
	Apenas as alternativas I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas as alternativas II e III estão corretas;
	
	D
	Apenas a alternativa II está correta;
	
	E
	Apenas a alternativa I está correta.

Outros materiais