Buscar

atividade estágio civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE ÉTICA PROFISSIONAL
Responda de forma objetiva as questões abaixo. Indique o fundamento jurídico.
Como deverá proceder o advogado que não tenha procuração outorgada pelo cliente e precise postular com urgência em favor desse?
RESPOSTA: O advogado deve postular com a urgência necessária e após acrescentar a procuração outorgada pelo cliente no prazo de 15 dias, conforme consta no art. 5º §1º EOAB.
Caso o advogado entenda que não poderá mais patrocinar a causa para o cliente, como deverá proceder e qual será sua responsabilidade?
RESPOSTA: O Advogado que não poderá mais patrocinar a causa, deverá notificar o cliente e responder pela causa nos 10 dias subsequentes a notificação, conforme o disposto no art. 5º §3º EOAB.
Como deverá proceder o advogado que pretenda falar com o juiz de causa em que esteja atuando?
RESPOSTA: o advogado deve se dirigir diretamente a sala ou gabinete do magistrado com horário marcado ou não e aguardar sua vez por ordem de chegada conforme o art. 7º, VIII do EOAB.
Caso o juiz atrase a audiência por motivo justificado por mais de 2 horas, poderá o advogado retirar-se do local? Caso positivo, como deverá proceder? Caso negativo há hipótese que autorize essa conduta pelo advogado? Esclareça.
RESPOSTA: Pode sim se retirar do recinto, desde que faça comunicação protocolizada no juízo, conforme dispõe o art. 7º, XX do EOAB.
Em que hipótese terá a advogada preferência para audiências ou sustentações orais?
RESPOSTA: O advogado terá essa prerrogativa após o voto do relator, conforme o descrito no art. 7º, IX do EOAB.
Poderá o bacharel em direito que responda por processo criminal de qualquer natureza inscrever-se nos quadros da OAB acaso preenchidos os demais requisitos para a inscrição? Esclareça.
RESPOSTA: Não pode ser inscrito nos quadros da OAB, um advogado que responda a processo criminal de qualquer natureza, pois o disposto no art. 8º, VI, do EOAB dispõe que é requisito para inscrição que o advogado tenha idoneidade moral para fazer parte dos quadros da OAB.
De que modo poderá ocorrer a criação de sociedade unipessoal de advocacia? Há alguma formalidade a ser observada em relação ao nome desse tipo societário?
RESPOSTA: A criação da sociedade unipessoal atende algumas formalidades, como ser registrada no conselho seccional da OAB, ser composta por único sócio advogado, na sua denominação deve conter o nome do advogado acompanhado da expressão sociedade individual de Advogados.
Faça um resumo do regramento atinente à jornada de trabalho e valores da hora do advogado empregado.
RESPOSTA: O advogado empregado tem independência técnica, não poderá trabalhar mais de 20 horas semanais como jornada de trabalho em regra, mas quando for dedicação exclusiva pode trabalhar além disso, a hora extra do advogado tem sempre 100% de adicional e a hora noturna 25% de adicional, o advogado contratado responde pelos prejuízos que causar com dolo ou culpa, o salário base é o salário mínimo.
Acaso o advogado contrate honorários apenas ao final do processo, condicionados ao sucesso da ação, que cuidados deverá ter para não incorrer em irregularidade na contratação?
RESPOSTA: conforme o exposto no art. 38 do EOAB o advogado quando fizer a opção por clausula quota litis, deve ter cuidado para se somados os honorários de sucumbência o valores não sejam superiores ao que auferiu o cliente no final da demanda.
No trato com o cliente, como deverá proceder o advogado quando a confiança estiver abalada? E quando houver divergência entre a vontade do cliente e a visão do advogado sobre a melhor estratégia processual?
RESPOSTA: O advogado não é obrigado a aceitar a visão de seu cliente, pois o advogado é que é capacitado para o exercício da advocacia e sabe qual a melhor estratégia processual, assim dispõe o art. 22 do CED, assim como quando a confiança estiver abalada o advogado pode renunciar a causa atendendo os pressupostos do art. 5º §3º EOAB ou mesmo substabelecer a causa com ou sem reservas afim de não causar prejuízos para ambas as partes.

Outros materiais