Buscar

trabalho historia da educação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética ( ethikos)- Hábitos
 A Ética ou filosofia moral é a parte da Filosofia que se ocupa com a reflexão da moral.
 Sócrates “só sei que nada sei”
 Ciência= Virtude=Felicidade
 Esta é a equação Socrática, ondediz que o bem é igual ao útil, ou seja, as pessoas que fazem o bem por interesse próprio, porque é o que vai leva-las a felicidade.
Sócrates queria que as pessoas se desenvolvessemnas virtudes. Segundo Sócrates, é o poder da alma sobre o corpo, o domínio de si mesmo. Para Sócrates, a filosofia vem de dentro para fora e sua função é despertar o Autoconhecimento, e a verdade está dentro de cada um.
A Ironia possui duplo aspecto: a refutação e a maiêutica. Através da refutação, Sócrates faz uma cadeia de raciocínio para provar que a base do que o outro está pensando está errada. Levavaao ridículo homens considerados Sábios
A refutação faz parte da maiêutica, que é a arte de Sócrates projetar ideias, fazer nascer a verdade.
Sócrates fingia ser capaz somente de interrogar, mas não de ensinar alguma coisa.
Sócrates foi o primeiro dos grandes filósofos gregos, a vida em sociedade passa a ser uma questão importante. Toda a sua filosofia é exposta em diálogos críticos com seus interlocutores. O conteúdo dos diálogo foram escritos por seus discípulos , especialmente por Platão ,pois Sócrates não deixou nada escrito.
Platão “
Tente mover o
 
mundo
 o primeiro passo será mover a si mesmo.”
O mais famoso dos discípulos de Sócrates. Com relação a sua doutrina é interessante recorrer ao “Mito da Caverna”, incluído no livro VII de “A República”.
Platão imaginava uma caverna onde pessoas estão acorrentadas desde a infância, de tal forma que, não podendo ver a entrada dela, apenas se enxergava o seu fundo, no qual são projetada as sombras das coisas que passam à suas costas, onde há uma fogueira. Se um desses indivíduos conseguisse se soltar das correntes para contemplar-se à luz do dia os verdadeiros objetos, ao regressar, relatando o que viu aos seus antigos companheiros, esse o tomariam por louco e não acreditariam em suas palavras.
O mundo real para Platão seria o mundo das Ideias Gerais. Ele ensinava na Academia e nos Diálogos que a compreensão dos fenômenosque ocorrem no mundo físico depende de uma hipótese: A existência de um plano superior da realidade, atingido apenas pelo intelecto, e constituídos de formas ou ideias, arquétipos eternos dos quais a realidade concreta seria a cópia imperfeita e perecível, feita de sucessivas oposições e superposições de teses ( Seria possível ascender do mundo físico), a contemplação dos modelos ideais.
“Nosso caminho parte dos primeiros princípios ou se dirige para eles.”

Outros materiais