A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
AVALIANDO ORIENTAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 5

A Orientação Educacional como um campo do saber embasou-se, inicialmente, nas pesquisas e estudos existentes na:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Psicologia
	
		2.
		1. Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
		
	
	
	
	 
	Década de 80
	
	
		3.
		Desde década de 20, já existia o trabalho da busca de uma identidade para o Orientador Educacional, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade. De todos os períodos , o que melhor representa a identidade do Orientador Educacional , por voltar-se a formação do educando é o:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Período Orientador quando a Orientação Educacional volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo, trabalhando a subjetividade
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		O Orientador Educacional, muitas vezes, não tem condições de realizar todas as tarefas que lhes são pertinentes, correndo o risco de tornar-se generalista, ou de esvaziar sua ação, a ponto de torná-la irrelevante na escola.
De acordo com Saviani (1980):
		
	
	
	
	 
	"... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista... a especificidade da Orientação Educacional é apenas... a divisão no plano de educação...".
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, a de 1967, por exemplo, ampliou a obrigatoriedade do ensino de 07 para 14 anos. A atual Constituição, promulgada em 1988 e única com a participação popular.
Marque a opção que apresenta uma falsa informação sobre a Constituição indicada:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Constituição de 1937 - O ensino superior é obrigatório e gratuito
	
	
		6.
		Dentre as alternativas abaixo no que diz respeito à Orientação Educacional, marque V para verdadeiro e F para falso:
(__) O período implementador caracteriza-se pelo surgimento da Orientação Educacional no Brasil, baseando-se a priori a orientação profissional a partir de atividades se seleção e escolha profissional.
(__) O período orientador caracteriza-se pelo seu aspecto preventivo e vocacional.
(__) O período institucional caracteriza-se pelo aparecimento legal da Orientação Educacional.
Assinale a sequência correta:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	V, F, V.
	
	
		7.
		Em 1932 houve um manifesto que representava as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação oferece o primeiro curso de extensão sobre orientação educacional. Que movimento foi este?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Movimento dos Pioneiros da Educação Nova.
	
	
		8.
		Segundo Mírian Paura, a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com alguns aspectos, tais como: 
I - a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história;
II - a construção da rede de subjetividade que é tecida em diferentes momentos na escola e por ela;
III - a responsabilidade do processo educacional na formação da cidadania, valorizando as questões do saber pensar, saber criar, saber agir e saber falar na prática pedagógica.
Marque a alternativa correta após a apreciação das proposições:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Todas as proposições estão corretas.
	
	
	
	
	
	
		1.
		A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei 9394/96), fundamentada em princípios democráticos, fixa a educação numa concepção abrangente: " Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. " (BRASIL, Lei 9394, 1996). Pensando na atuação do Orientador Educacional , nas Instituições Escolares . As funções abaixo são compatíveis com este Artigo da Lei , exceto uma das apresentadas abaixo . Identifique qual função atribuída ao OE , NÃO corresponde ao Artigo
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Representação e divulgação estatística dos resultados das notas dos alunos , classificando os numericamente .
	
	
	
	
	
	
		2.
		Conhecer a trajetória de regulamentação de sua profissão é muito importante para que conheça dimensões importantes da mesma. Também deve ser assim com o Orientador Educacional. Qual a importância da Lei 5692/71 para a Orientação Educacional?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus
	
	
		3.
		Miriam Grinspum afirma que: "A Educação é uma prática social, e a orientação deve ser vista como uma prática que ocorre dentro da escola, mas cujas atividades podem e devem ultrapassar seus muros; uma prática que caminha no sentido da objetividade, da subjetividade da Educação". Baseados neste afirmativa, podemos dizer que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A Orientação não se limita a uma atuação burocrática, mas sim a uma atuação pedagógica com a finalidade de promover uma educação de qualidade.
	
	
		4.
		Entende-se esta Carta-Documento como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas sendo a atual promulgada em 1988 e única com a participação popular. Esta é a definição de um dos conceitos abaixo. Qual opção apresenta o conceito dessa explicação?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Constituição
	
	
		5.
		Assinale a alternativa CORRETA.
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
	
	
	
		6.
		O papel do Orientador Educacional , no contexto atual de gestão democrática tem a sua função configurada em uma dimensão didática-politico-pedagógica, inserido e comprometido com uma educação emancipatória, com a formação do sujeito crítico

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.