Buscar

Cultura das Mídias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501797109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O total de ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal contendo o mainstream de uma dada cultura, significa:
		
	 
	Cultura de massa.
	
	Cultura digital.
	
	Propagação Institucional.
	
	Mídia.
	
	Cultura Superficial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502269787)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Gilles Lipovetsky, existe um processo de interrelação entre a mídia e a construção do indivíduo. Sobre essa relação, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A mídia é uma das forças subentendidas na dinâmica de individualização dos modos de vida e dos comportamentos da nossa época.
	
	Comunicação e consumo juntos geraram o que o autor classifica como uma ¿segunda revolução individualista¿.
	
	A responsabilidade da mídia é limitada, pois os valores que permeiam a sociedade são presentes na civilização ocidental contemporânea, caracterizada como tecnocientífica, utilitária, consumista e individualista.
	 
	O império da comunicação e do consumo gerou um indivíduo cujas características principais seriam a ausência de medos (através da autonomia) e o desenvolvimento de fortes relações sociais (através dos vínculos institucionais).
	
	Através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes dos indivíduos, dando a conhecer diferentes pontos de vida e oferecendo diversos esclarecimentos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501797108)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um fato muito evidente da diferença entre a cultura das mídias e a cultura digital:
		
	
	E a cultura do disponível, e a cultura do acesso.
	
	As mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios.
	
	É a nova mídia e a diversificação da audiência de massas.
	 
	Está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias típica da cultura das mídias.
	
	A cultura digital e a moeda corrente da informação
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502577332)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	5. Para Lúcia Santaella, a comunicação como área de conhecimento está tomando o lugar de uma ciência piloto para cujas questões acabam convergindo muitas outras ciências. Sobre as tempestivas conceituações da autora, julgue os itens a seguir: I - Os processos comunicativos não são epifenômenos sociais, pois são insuficientes para alterar as interações sociais. II - A revolução industrial trouxe consigo máquinas capazes de produção de bens materiais e semióticos, como a fotografia, a prensa mecânica e o cinema. III - Convergir significa ocupar o território comum, nos quais as diferenças perdem seus contornos próprios, ou seja, suas especificidades. IV - As seis grandes eras civilizatórias da comunicação são sequenciais, portanto o surgimento de uma nova era leva a anterior ao desaparecimento. V - As convergências entre as comunicações e as artes constituem uma questão que, além de inegável, é multifacetada. VI - A partir do desenvolvimento da revolução industrial nossa cultura ganhou proeminência das ¿belas letras¿ e ¿belas artes¿. Assinale a opção CORRETA:
		
	 
	D) Apenas os itens II, III e V estão certos.
	
	A) Apenas o item I está certo.
	
	C) Apenas os itens I, II e IV estão certos.
	
	E) Todos os itens estão certos.
	
	B) Apenas os itens I e III estão certos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502540787)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os processos comunicacionais vivem mudanças acentuadas com o advento das novas tecnologias e as estruturas hipertextuais e hipermidiáticas. Da mesma forma, novos estudos sobre interatividade contemplam estas estruturas, cada vez mais presentes nos ambientes midiáticos. Porém, tais estruturas já existiam na comunicação antes do desenvolvimento das tecnologias digitais, sob a forma analógica, em diversos ambientes comunicacionais, dentre eles o cinema. Considere a imagem e os conceitos da hipermídia e hipertexto, julgue as assertivas abaixo escolhendo a alternativa correta
		
	 
	Hipertexto é um ambiente de leitura narrativa não-linear que oferece ao usuário a possibilidade de criar seus caminhos de arquitetura de leitura;
	
	Com o advento da televisão, novas formas de linguagem audiovisual foram criadas, fazendo com que o cinema estagnar-se.
	
	Os processos que envolvem hipermídia e hipertexto ausentam a ferramenta da interação.
	
	A expressão cinematográfica, através da montagem, é a única linguagem e meio que possibilita as narrativas das imagens.
	 
	O hipertexto também invadiu a linguagem cinematográfica, através do processo de montagem.

Outros materiais