Buscar

VIAS PIRAMIDAL E EXTRAPIRAMIDAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VIAS PIRAMIDAL E EXTRAPIRAMIDAL 
 Piramidal 
O trato corticoespinhal ou trato piramidal é uma grande coleção de axônios que viajam entre córtex cerebral do cérebro e a medula espinhal. O trato corticoespinhal é composto principalmente de axônios motores, constituindo o componente voluntário da motricidade. As vias piramidais consistem em um único trato, originado no encéfalo, que se divide em dois tratos separados na medula espinhal: o trato corticoespinhal lateral e o trato corticoespinhal anterior. 
 As fibras do trato piramidal constituem o trato córtico-nuclear (constituído pelos tratos córtico- mesencefálico, córtico-pontino e córtico-bulbar) e o trato córtico-espinhal. As fibras do trato piramidal, após saírem do córtex cerebral, descem pela coroa radiada, passam pela perna posterior da capsula interna, ocupam a base do pedúnculo cerebral, a base da ponte e as pirâmides na base do bulbo. Pelo fato de suas fibras ocuparem as pirâmides do bulbo, recebeu o mesmo o nome de trato piramidal. 
Na decussação das pirâmides, situada na parte distal do bulbo, a maior parte (75% a 90%) das fibras do trato córtico-espinhal cruzam para o lado oposto, constituindo o trato córtico-espinhal lateral ou cruzado, ocupando o funículo lateral da medula. A porção remanescente (25% a 10%) das fibras constituem o trato córtico-espinhal ventral ou direto, ocupando o funículo anterior da medula. Uma parte das fibras do trato córtico-espinhal ventral inerva neurônios motores inferiores do mesmo lado, enquanto outra parte cruza para o outro lado, inervando neurônios motores contralaterais. (Decussar significa fazer o deca, X, número dez em algarismo romano). 
A separação esquemática em sistemas piramidal e extrapiramidal, embora criticada por alguns anatomistas, é útil na prática clínica, pois as manifestações de suas lesões são diferentes. Lesões do sistema piramidal causam paralisias (incapacidade para realizar movimentos, com perda total da força) ou paresias musculares (dificuldade para realizar movimentos, com perda parcial da força). 
 Extramipramidal 
Sistema extrapiramidal é, na neuroanatomia humana, uma rede neural localizada no cérebro humano que faz parte do sistema motorenvolvido na coordenação dos movimentos. O sistema é chamado de "extrapiramidal" para diferenciá-lo dos tratos do córtex motor que atingem seus destinos passando através das "pirâmides" da medula. O sistema extrapiramidal é formado pelo tálamo, cerebelo e gânglios da base. Estas estruturas, através de suas conexões, estão envolvidas em vários processos, inclusive a modulação do controle motor. A disfunção de estruturas do sistema extrapiramidal associa-se a transtornos dos movimentos.

Outros materiais

Perguntas Recentes