Buscar

ATPS- Teoria da contabilidade

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera Educacional – UNIDERP
Jordânia Guimarães de Lima RA: 419132
Leidiane Moreira RA:
Milena Monteiro Rodrigues RA:
Paulo da Silva de Alencar RA: 419130
ATPS: Teoria da Contabilidade
Tabuleiro do Norte- Ceará
Novembro de 2013
Universidade Anhanguera Educacional – UNIDERP
Jordânia Guimarães de Lima RA: 419132
Leidiane Moreira RA:
Milena Monteiro Rodrigues RA:
Paulo da Silva de Alencar RA: 419130
ATPS: Teoria da Contabilidade
	Trabalho para obtenção de nota na disciplina de Teoria da Contabilidade oferecido pela Universidade Anhanguera Educacional, sob a orientação do tutor presencial Fernando Ângelo da Silva.
 
Tabuleiro do Norte – Ceará
Novembro de 2013
Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, ao nosso querido tutor presencial, a todos que sempre fazem a diferença e que, de uma forma ou de outra, contribui para o caminho do sucesso.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, por nos ter dado forças e sabedoria para que possamos realizar esse novo de muitos trabalhos.
À Anhanguera Educacional, por nos ter proporcionando o espaço, seu nome além da oportunidade para o desenvolvimento e conclusão dessa ATPS.
Nossos singelos e reais agradecimentos.
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” 
Albert Einstein.
RESUMO
Neste trabalho são expostos os passos, características e formação de contas contábeis além do estudo embasado de todas os encartes financeiros que contribuem, seja de forma ativa ou passiva, o funcionamento de uma entidade empresarial. Ativo, passivo, patrimônio líquido, contribuições e contas contábeis assim como características sobre sociedades anônimas e sociedade empresarial limitada são enfatizados e, sem duvidas, contribuem para um bom aprendizado.
Palavras chaves: Contas contábeis- Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Sociedades- Anônimas e Empresarial Limitada. 
ABSTRACT
This paper sets out the steps, characteristics and formation of ledger accounts grounded beyond the study of all the inserts financial help, either active or passive, the operation of a business entity. Assets, liabilities, equity, contribution and accounting records as well as features about corporations and limited corporate society are emphasized and, without doubt, contribute to effective learning.
Keywords: accounting-Accounts Assets, Liabilities and Equity; Parent-Corporations and Corporate Limited.
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................................... 8
Desenvolvimento................................................................................................................ 9
Considerações Finais.......................................................................................................... 31
Referencias Bibliográficas.................................................................................................. 32
Introdução 8
No trabalho a seguir, serão abordados temas comumente relacionado a contabilidade geral de uma entidade financeira. Assuntos como ativo, passivo, patrimônio líquido, despesas, ganhos e analise de questões financeiras são representados e discutidos. Foram analisados aqui contas contábeis além de contas relacionadas a empresas do nosso cenário econômico.
Além do mais, temos por objetivo aqui expressar e deixar claro todas as movimentações decorrentes de empresa. Seu patrimônio líquido, seu ativo, o fluxo de caixa assim como despesas e ganhos. Sendo assim, as discussões aqui se levaram apenas por um caminho denominado de análise. Relacionar tais dados com a nossa real situação, ou seja, nosso dia-a-dia é exposto e importante para a manutenção feliz de patrimônio.
Desenvolvimento9
Ter controles e organização, sem duvidas, é importante não só em termos pessoais como também em financeiros. Controlar gastos, objetivos para vencer é foco e deve ser considerado um fator importante de analise em questão.
Observamos que há certa relação em nossa vida pessoal financeira com uma entidade empresarial. Primeiramente devemos ter em mente que a contabilidade geral é uma ciência social e que a mesma é tida como um sistema informático e avaliativo das demonstrações financeira de uma pessoa física ou jurídica.
Já que a contabilidade é para pessoa física ou jurídica, observamos uma relação de empresa com pessoal. Controlamos assim como organizamos os gastos: contas a pagar, contas pagas, saldo restante (ATIVO, PASSIVO). Com tal medida, vemos resultados como o maior rendimento do dinheiro, organização em própria planilha, investimentos certos e lucrativos, assim como o próprio ganho de tempo.
Além do mais, visamos objetivos que, de uma forma ou de outra, se relacionam com objetivos das mais diversas organizações, objetivos como crescimento, organização, sabedoria e controle de gastos são almejados e si compram com de empresas.
Portanto, fica nítido que há sim relações e semelhanças com assuntos financeiros pessoais e de uma dada organização. É claro que assuntos contábeis empresarias é complexo e precisa de uma organização focada. Mas isso não impede que uma pessoa física perca o controle de seus gastos, onde pode sim vigiar se comparando com uma instituição financeira (em termos organizacionais financeiros). Isso ajuda e só faz a cada tempo aumentar benefícios.
Alguns conceitos relevantes de pessoas dotadas sobre o assunto: 10
Indicibus: núcleo fundamental da teoria contábil que ainda se encontra em plena discursão. É o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Aqui, o estudo do passivo é importante, onde sua definição e avaliação esta ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis, envolvendo, sobretudo, receitas e despesas.
Hendriksen e Van Brenda enfatizam que os ativos são reservas de benefícios futuros. Já segundo a definição de FASB, os ativos são apresentados como benefícios econômicos capazes de serem controlados por entidades através de transações ou eventos passados.
Já segundo Perez e Fama, são considerados ativos os bens e direitos de uma entidade. Já sobre uma ótica econômica, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. É, portanto, considerado um ativo todo e qualquer elemento com ou sem natureza física que seja controlado pela empresa e que a esse proporcione a possibilidade de obtenção de fluxo de caixa.
Megs e Jonhson: definem ativos como recursos econômicos possuídos. Sphouse e Moonits abordam o tema e ao conceitua-lo passa a ideia de que o mesmo seja um beneficio futuro em espera.
O sistema da contabilidade parece ser deficiente, onde não registra os ativos intangíveis de uma empresa, o que pode afetar a qualidade e o poder de informação. A conquista ou a perda de monopólio são consideradas transações e por este caso não são designadas como um conceito contábil. Contudo, tal ação pode afetar o valor das empresas e o patrimônio de seus acionistas em geral.
Além do mais, não se pode esquecer-se das tecnologias da informação. As mesmas ajudam no avanço do conceito de valor de capital intelectual. As alternativas de mensuração podem ser dividas em duas classes: valores de entrada e valores de saída.
Valores de entrada: custos históricos, custos históricos corrigidos, custos corrente e custos correntes corrigidos.
Valores de saída: valores descontados de entrada liquidas de caixa futuras, preços correntes de vendas, equivalentes correntes de caixa e valores de liquidação.
Para mais, não podemos esquecer da marcação à mercado. Normalmente é utilizada para a avaliação de títulos de modo que os investidores tenham informações precisas. Tal medida gera certo debate, onde sua utilização gera utilidade de preços. Se o mercado oscila, essas oscilaçõesacabam por se refletir na avaliação do ativo. O ativo aqui ainda se encontra em carteira de vencimento, onde a marcação de mercado não era mais sentido algum. 11
Em outro sentido, temos conceitos sobre patrimônio, bens, direitos, obrigações e patrimônio liquido.
PATRIMONIO: Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.
BENS: Capazes de satisfazer as necessidades das pessoas.
DIREITOS: Contas a receber, títulos a receber (duplicatas a receber)
OBRIGAÇÕES: Pagamento na data de vencimento, por exemplo, à fornecedores, a funcionários, impostos a pagar e financiamentos.
PATRIMONIO LÍQUIDO: É a soma dos bens e os direitos, onde se subtraem as obrigações. O resultado é a riqueza liquida. PATRIMONIO LÍQUIDO: BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES.
Balanço Patrimonial: ATIVO / PASSIVO / E PATRIMNIO LÍQUIDO
ATIVO: Conjunto de bens e direitos (positivos), benefícios, estoques, maquinas, prédios. Duplicatas a receber.
PASSIVO: Obrigações – Fornecedores, funcionários.
PATRIMONIO LÍQUIDO: Investimento feito para o primeiro funcionamento da empresa. os investidores não podem retirar a quantia que investiu na empresa, onde se quiser, poderá vender suas ações para outra pessoa.
Portanto, a empresa só poderá aplicar aquilo que tem origem, ou seja, o que é composto pelo passivo e pelo patrimônio liquido. Por exemplo, sendo a origem de $ 2.96 milhões, a aplicação deve ser $2.96 milhões. Também devemos ressaltar aqui que o ativo será sempre igual ao passivo + patrimônio liquido.
Questionário:
O patrimônio é representado por: 12
Bens
Bens e obrigações
Ativo e Patrimônio Liquido
Ativo + Passivo + Patrimônio Líquido
Direitos e obrigações
As “aplicações” de uma empresa fazem parte: 
Do ativo
Do passivo
Do patrimônio liquido
Das obrigações
N.D.A
(AFTN/85) Assinale a alternativa que indica situação patrimonial inconcebível:
Situação liquida igual ao ativo
Situação liquida maior que o ativo
Situação liquida menor que o ativo
Situação liquida maior do que o passivo exigível
Situação liquida menor do que o passivo exigível
(FTE- MG/93) A representação gráfica dos estados patrimoniais que indica a existência de “passivo a descoberto” é:
Passivo + Patrimônio Liquido = Ativo
Passivo = Ativo + Patrimônio Líquido
Passivo = zero e Ativo = Patrimônio Líquido
Passivo = Patrimônio Líquido e Ativo = zero
Passivo < ou = zero e Ativo > Patrimônio Líquido
(FTE- MG/93) A empresa Cascata comprou uma maquina por R$350.000 em cinco prestações iguais, sendo uma entrada no ato da compra e quatro pagamentos mensais. Após a contabilização da operação, o patrimônio da empresa sofreu a seguinte alteração:
Diminui o ativo em R$70.000 e aumentou o passivo em R$ 280.000
Aumentou o ativo em R$ 280.000 e aumentou o passivo em R$ 280.000
Aumentou o ativo em R$ 280.000 e aumentou o passivo em R$ 350.000
Amentou o ativo em R$ 350.000 e aumentou o passivo em R$ 280.000
Aumentou o ativo em R$ 350.000 e aumentou o passivo em R$ 350.000
	Contas Contábeis 
	
	Descrição de contas
	Ativo
	Passivo
	Patrimônio Líquido
	Receitas
	Despesas
	Perdas
	Ganhos
	
	
	
	
	
	
	
	
	13º Salário a pagar
	 
	X
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Adiantamento de Salário
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Agua e esgoto a pagar
	 
	X 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Alugueis a pagar
	 
	 X
	 
	X
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Aplicar o dinheiro no banco
	X
	 
	 X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Assistência medica a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Caixa- Dinheiro em espécie
	X
	 
	 X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Capital social
	 
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cheques pós-datados a receber
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Combustíveis e lubrificantes a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Compra de material de escritório
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Conta de telefone a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Contribuição sindical a recolher
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Convênios a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Custos das mercadorias vendidas
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Custos dos serviços prestados
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Decoração e orçamento a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Descontos concedidos
	 
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Descontos obtidos
	X
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
Segue abaixo algumas demonstrações contábeis referentes a de uma empresa x. 13
	Duplicatas a receber
	X
	 
	 14
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	E.P.I a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Empréstimos a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Energia elétrica a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Estoques
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faturamento
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Financiamentos a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fornecedores de mercadorias
	X 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fotocópias a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fretes a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Gratificações e prêmios a pagar
	 
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Horas extras a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Imobilizado
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Imposto de renda a recolher
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Imposto a recuperar
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Impressos e formulários 
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Intangíveis
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Investimentos
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Juros a receber
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Livros e revistas a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Locação de bens
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Lucros acumulados
	 
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Manutenções a pagar
	X
	 
	 15
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Manutenção de software
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Manutenção de prédio
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Material de higiene a pagar
	 
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Material de informática
	 
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Multas de transito a pagar
	 
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Notas fiscais a receber
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Outras contas a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Pagamento de juros bancários
	 
	 
	 
	 
	X
	X
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Portais e telegramas a pagar
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Prejuízos acumulados
	 
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Publicidade e propaganda a pagar
	 
	 
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Rescisões a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Reservas de capital
	 
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Reservas de lucros
	 
	X
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Salários e ordenados a pagar
	 
	X
	 
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Saldo de conta bancaria
	X
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Seguro a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Telefone a pagar
	 
	XTreinamento de funcionários
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
 
	Tributos a recolher
	 
	 
	 16
	 
	X
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Uniformes a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Vale transporte a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Vendas canceladas
	 
	 
	 
	 
	X
	X
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Viagens e estadias a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	X
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Vigilância e segurança a pagar
	 
	X
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
Portanto, foram expostas as mais variáveis contas assim como a construção de consultas e levantamento de patrimônio líquido de uma entidade. Uma conta pode conter mais de uma operação, ou seja, ela pode se fazer composto tanto no passivo quanto na despesa, tanto no ativo como no patrimônio liquido e afins. Além do mais, isso mostra e enfatiza a importância de estar em dia com a consulta de descrições da empresa , comprometendo assim para um bom funcionamento empresarial.
Vejamos agora valores e consultas reais de empresas nacionais. São elas a Abril Educação, Banco Cooperativo do Brasil S.A- BANCOOB, Caixa e Grupo EBX.
Com base nos princípios de integridade, qualidade, liderança e inovação, a Abril foi fundada em 1950. Hoje, o Grupo Abril emprega cerca de 7 mil pessoas e é composto pela Editora Abril (publicações), Abril Digital (Abril.com e Abril no Celular), MTV (TV segmentada) e Abril Educação (editoras, sistemas de ensino, escolas e cursos preparatórios, idiomas e negócios complementares). Possui, ainda, a maior gráfica da América Latina e conta com um eficiente serviço de data base marketing, assinaturas e distribuição.
Atualmente a Abril Educação é uma das maiores companhias de educação com foco na educação básica e pré-universitária no Brasil, com marcas reconhecidas nacionalmente nos principais segmentos em que atua. 
BALANÇOS PATRIMONIAIS- 
31 de dezembro de 2012 (Valores expressos em milhões de reais).17
ATIVO
CIRCULANTE Controladora Consolidado
Caixa e equivalente de caixa (Nota 7) 181.661 305.892
Contas a receber de clientes (Nota 9)	3.530 224.050
Estoques (Nota 10)	 - 176.874
Impostos a recuperar (Nota11)	11.381	21.057
Adiantamento e despesas antecipadas (Nota 12)	2.139	14.632
	198.711	742.505
NÃO CIRCULANTE
Empréstimos e outros créditos com 45.360 721
partes relacionadas (Nota 34)
Ativos financeiros (Nota 8) 4.043 4.043
Impostos a recuperar (Nota 11) - 4.112
Adiantamento e despesas antecipadas	- 1.022
(Nota 12)
Investimentos (Nota 13) 814.931 230
Intangível (Nota 14)	- 993.066
Imobilizado (Nota 15) 469 67.304
 864.803 1.070.498
PASSIVO E PATRIMONIO LÍQUIDO18
CIRCULANTE Controladora Consolidado
Fornecedores e demais contas
a pagar (Nota 16) 11.221 178.235
Empréstimos e financiamento
(Nota 17) - 22.109
Impostos e contribuições a pagar
(Nota 18) 7 6.759
Imposto de renda e contribuição 
social a pagar 546 7.948
Dividendos a pagar 23.783 23.783
Contas a pagar por aquisição de
participação societária (Nota 32) - 110.530
	35.557 349.364
NÃO-CIRCULANTE
Fornecedores e demais contas - 12
a pagar (Nota 16)
Empréstimos e outros créditos
(Nota 34) - 173
Contas a pagar por aquisição de 
participação societária (Nota 32) - 136.890
Empréstimos e financiamentos
(Nota 17) - 267.967
Impostos e contribuições a pagar
(Nota 18) - 2.790
Provisão para contingências (Nota 19) - 9.991
	417.823
DEMOSTRAÇÕES DO RESULTADO19
 Controladora 
Receita líquida (Nota 26) 1.070
Custos dos produtos e serviços (Nota 27) (272)
Lucro Bruto 789
Despesas com vendas (Nota 27) (243)
Despesas gerias e administrativas (Nota 27) (24.739)
Outras despesas (Nota 28) (32)
Lucro (prejuízo) operacional	(24.216)
Receitas financeiras (Nota 29)	22.505
Despesas financeiras (Nota 29)	(1.980)
Lucro (prejuízo)antes do resultado de participação	(3.403)
societária
Concluímos então que a empresa possui um amplo capital e possui lucros. 
O Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) é um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais de crédito do Sicoob. É regido e regulamentado pela Lei 4.595/64 e pela Resolução 2.788/00 do Conselho Monetário Nacional.
Juridicamente independente das demais entidades do Sistema Sicoob, o Bancoob foi constituído com a finalidade de oferecer produtos e serviços financeiros às cooperativas, ampliando e criando novas possibilidades de negócios e gestão centralizada dos recursos financeiros do Sistema Sicoob.
DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO – Semestre findos em 30 de junho de 2013 (em milhares de reais, exceto o lucro liquido por ação). 20
 BANCO CONSOLIDADO
 2013 2013 
Receitas da intermediação financeira 572.542 572.542
Operações de credito 214.047 214.047
Resultado com títulos e valores mobiliários 351.347 351.347
Resultado com instrumentos financeiros derivativos	-	-
Resultado das aplicações compulsórias 7.148 7.148
Despesas da intermediação financeira	(459.178) (458.886)
Operações de capitação no mercado	(432.817) (432.525)
Operaçõesde empréstimos e repasses	(17.991) (17.991)
Provisão para créditos liquidação duvidosa	(8.370) (8.370)
Resultado bruto da intermediação financeira 113.364 113.656
Outras receitas (despesas) operacionais (65.326) (66.076)
Receitas de prestação de serviços (Nota 21d) 86.536 93.700
Rendas de tarifas bancarias (Nota 21d) 45 45
Despesas de pessoal (Nota 21e) (27.129) (29.476)
Despesas administrativas (Nota 21f) (71.227) (75.065)
Despesas tributárias (11.494) (12.302)
Resultado de participações (Nota 10) 1.553 557
Outras receitas operacionais (Nota 21g) 10.650 10.75221
Outras despesas operacionais (Nota 21h) (54.260) (54.287)
Resultado operacional 48.038 47.580
Resultado não operacional (Nota 21i) 419 1.276
Resultado antes da tributação 48.457 48.856
Imposto de renda e contribuição social (Nota 9) (17.751) (18.079)
Imposto de renda (12.124) (12.343)
Contribuição social (7.497) (7.605)
Crédito fiscal diferido 1.870 1.869
Participação dos empregados no lucro (Nota 23e) (2.072) (2.143)
Lucro líquido do semestre 28.634 28.634
Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
Constituída como empresa pública, de acordo com o Decreto-lei nº 759, de 12 de agosto de 1969, a Caixa atua como prestadora de serviços de natureza social, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.
CAIXA- Demonstração dos fluxos de caixa22
1º Semestre de 2013 (EM MILHARES DE REAIS)
 INDIVIDUAL CONSOLIDADO
LUCRO LÍQIDO AJUSTADO 6.652.810 6.653.607
Lucro líquido	1.830.491 4.823.116
Ajuste ao lucro líquido	4.822.319 4.823.116
Ajuste ao valor de mercado	1.790.976 1.790.976
Provisão para credito	2.241.176 2.241.178
Ativo/Passivo atuarial	 175.996 175.996
Depreciação e amortização	 309.559 309.559
Impostos diferidos	 (669.015) (669.013)
Despesas com provisões	 180.963 180.963
Resultado de participação	 (93.795) (93.000)
Despesas com dívidas subordinadas	 886.457 886.457
CAIXA LÍQUIDO PROVENIENTE NAS
ATIVIDADES OPERACIONAIS 6.585.868 6.585.868
Alienação de imobilizado de uso 6.567 6.567
Aquisição de investimentos 0 0
Aquisição de imobilizado de uso (599.997) (599.997)
Aquisição de intangível (365.861) (365.861)
CAIXA LÍQUIDO APLICADO NAS
ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS (959.291) (959.251)
AUMENTO LÍQUIDO EM CAIXA
EQUIVALENTE DE CAIXA 5.626.577 5.626.577
23
O Grupo EBX atua em áreas estratégicas no Brasil, na Colômbia e no Chile, buscando oportunidades, implementando investimentos transformacionais e gerando riqueza de forma integrada e eficiente. 
É formada por seis companhias no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, o segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa. Essas companhias abrangem negócios nas áreas de petróleo (OGX), energia (MPX), logística (LLX), mineração (MMX), indústria naval offshore (OSX) e mineração de carvão (CCX). Há setores imobiliário, de entretenimento e esportes. Na cidade do Rio de Janeiro, onde está a sede do Grupo, é desenvolvida iniciativas nas áreas de hotelaria, gastronomia, meio ambiente, saúde e beleza.
DEMOSTRAÇÃO DE RESULTADO- (R$ Mila)- Companhia LLX
 IFRS Consolidado
DRE 2T12 1S12
Receita operacional líquida 17.843 34.956 
Lucro bruto 17.843 34.956
Despesas gerais administrativas (141.893) (79.962) 
Resultado financeiro 7.906 17.431
Outras (despesas) receitas operacionais 121.124 11.840
Lucro (prejuízo) antes do imposto de renda
e da contribuição social 4.020 15.735
BALANÇO PATRIMONIAL 24
 2T12 Var.
Ativo circulante 559.338 (30.196)
Ativo não-circulante 2.034.916 343.479
TOTAL DO ATIVO 2.594.254 313.283
Passivo circulante 1.204.613 572.930
Passivo não-circulante 455.495 (288.171)
Patrimônio líquido 934.146 28.524 
Total do passivo e patrimônio
líquido 2.594.254 313.283
A companhia fechou o 2T12 com uma posição de caixa de R$402,5 milhões.
Em suma, vimos os dados de balanços patrimoniais de quatro empresas de ponta existentes no mercado brasileiro. Vale ressaltar aqui que tais dados sofreram alterações, já algumas empresas somente nos disponibilizarambalanços referentes a 2011 e/ou 2012. Mesmo com tal situação, é importante a analise de cada balanço, uma vez que passamos a compreender melhor como se feito assim como uma melhor visibilidade da companhia no mercado de trabalho.
SOCIEDADES ANÔNIMAS- O que são sua importância e valor no cenário corporativo brasileiro. 25
De começo, são três fases quanto ao desenvolvimento das sociedades anônimas.
1º fase: Sociedades que se formaram para a exploração do chamado “novo mundo”. Eram formadas por capitais públicos e privados concedidos de privilégios.
2º- Precisavam de autorização para o funcionamento. Foi aí que o capitalismo abraçou as sociedades anônimas. Aqui, o capitalismo clamava para que dada autorização fosse banida. O período de liberdade para a construção e funcionamento da sociedade anônima é chamado de período de regulamentação.
As sociedades, também chamadas de companhias, é aquele tipo de societário no qual o capital social é dividido em ações e no qual o sócio responde pelas obrigações sociais ate o limite do preço de emissão das ações que possuem. Segundo a lei 6404/1976, Art 1. A companhia o sociedade anônima terá o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Aqui, o capital dividido em ações é responsabilidades dos sócios, limitada a preços de emissão das próprias ações. Podem ser abertas ou fechadas, levando em conta a negociação ou não de ações na bolsa de valores.
Sociedade anônima aberta: proporciona maior capacidade de reunião, onde seus sócios acionistas podem nem se conhecer e estão interessados somente em lucros. Precisa ter autorização do governo. A sociedade anônima aberta sempre será considerada empresária.
O conceito ação aqui sempre será estudado. A ação pode ter vários valores: valor nominal, valor patrimonial, valor de negociação, valor econômico e preço de emissão. De forma geral:
VAOR NOMINAL: Capital social/nº de ações emitidas
VALOR PATRIMONIAL: Patrimônio líquido/nº de ações
VALOR DE NEGOCIAÇÃO: Valor estabelecido entre acordos das partes num ato de compra e venda.
VALOR ECONOMICO: valor estabelecido referente à profissionais especializados nessa área. 26
PREÇO DE EMISSÃO: Valor pago pelo investidor à sociedade no ato de compra da ação.
Além do mais, as ações podem ser classificadas em relação à espécie, forma e classe.
Espécie: 
Ordinárias
Preferencias
Fruição
Ações ordinárias (ou ações comuns): Aquelas que dão direito ao voto, onde não impõe restrições ao sócio de modo que o mesmo possua direitos e deveres gerais dos sócios.
Ações preferencias: Estabelecem um tratamento diferenciado ao sócio. Tal tratamento é especificado no estatuto social e pode envolver recebimento de dividendos mínimos ou fixos. Aqui o acionista geralmente perde o direito do voto ou o mesmo se torna parcial.
Já as ações de fruição são ações de cunho ordinário ou preferenciais que foram amortizadas.
Direitos e deveres dos acionistas
São direitos inquestionáveis aos acionistas
Participar dos lucros sociais
Participar do acervo da campanha em caso de liquidação
Fiscalizar a gestão dos negócios sociais
Subscrição de ações
Retirar-se da sociedade nos casos previstos
As S/As surgiram com a ideia de crescimento, onde necessitavam de capital que não teria condições de levanta-la dentro de seu ciclo de comercio. Um dos benefícios das sociedades anônimas é o financiamento da produção de uma empresa, onde a contribuição de vários acionistas é proveitosa. Além do mais, o trunfo das sociedades anônimas, por que não dizer, seria a produção em grande escala. Além disso, as sociedades anônimas são fundamentais no processo de concentração, onde combater a competição entre os produtores ou vendedores de mercadorias semelhantes é importante. Produzir aqui é, sem duvida, o maior forte dessa sociedade além do processo de acumulação de capital com investimentos financeiros. 
Por fim, concluímos que o processo da construção das sociedades anônimas vem acontecendo a cada data, onde as pessoas procuram meios de sobrevivência comuns n âmbito social. Vale aqui ressaltar que o processo produtivo é importante, uma vez que não se haviam sócios. Contudo, esse acumulo de capital deixou que seu cargo de “gerente” ou “empresário” ficasse apenas gerido para um simples acionista, ou seja, a empresa que administrava passou a ser uma empresa aberta, sociedade anônima ou popularmente conhecida como companhias. 27
A seguir, segue um quadro com as formas de constituição jurídica. São elas: Cooperativa, associação, fundação, sociedade em conta de participação, sociedade capital indústria, consorcio de empresas e joint venture.
	Tipos jurídicos de empresa
	
	Formas de constituição jurídica
	Tipo de sociedade
	
	
	Cooperativa
	Viabiliza o desenvolvimento de consumo, produção, crédito, prestações de serviço e comercialização. Atuam no mercado gerando benefícios aos cooperados. 
	
	
	
	
	Associação
	Reunião de pessoas físicas ou jurídicas com objetivos comuns. Reunião de pequenas empresas que podem fortalecer o poder de compra compartilham recursos, competências, partilham ricos, oferecendo produtos com superioridade.
	
	
	
	
	Fundação
	Pessoa Jurídica. Complexos de bens dedicados a consecução de certos fins, dotados de personalidade. Visa a utilidade publica.
	
	
	
	
	Sociedade em conta de participação- SCP
	Reunião de duas ou mais pessoas, pelo menos sendo uma comerciante se unem sem firma social, visando um lucro comum, trabalhando individualmente para fins sociais. 28
	
	
	
	
	Sociedade Capital e Indústria- SCP
	Sociedade onde o sócio capitalista distribui ações ou cotas de capital de forma gratuita aos demais sócios, onde não tinham capital para investir.
	
	
	
	
	Consorcio de empresas
	Consiste na associação de companhias ou qualquer outra sociedade, onde não perderam sua personalidade jurídica. Possuem o mesmo interesse para com o empreendimento. Geralmente, o consórcio de empresas precisas de grande capital, além de exigem nível técnico e instrumental.
	
	
	
	
	Joint Vonture
	Empresa conjunta, sendo uma espécie de aliança estratégica que supõe um acordo comercial de inversão conjunta de longo prazo. O objetivo pode ser muito variado. Engloba a produção de bens, a prestação de serviço, a procura de novos mercados ou o apoio mútuo em diferentes níveis de cadeia de m produto.
	
	
	
	
SOCIEDADE ANONIMA E SOCIEDADE EMPRESSÁRIA LIMITADA
	Dados
	Sociedade Anônima
	Sociedade Empresária Limitada
	
	
	
	Autorização Inicial
	Cartório de registro de pessoas jurídicas
	Junta Comercial
	
	
	
	
	
	
	Razão social
	As expressões “grupo” e “companhia” ou “Cia” são privativas das sociedades anônimas (art 3º e 267 da Lei 6404/76);
	A sociedade limitada poderá adotar para o seu nome empresarial a Denominação Social ou Firma Social, integradas pela palavra final "Limitada" ou a sua abreviatura Ltda, de acordo com o art. 1158 da Lei nº 10.406/02 e Instrução Normativa 104 de 30.04.2007 
	
	
	
	
	
	
	Nome fantasia
	Uso exclusivo de denominação social ou nome fantasia (não utiliza firma ou razão social). 
	Uso comum ou vulgar o expressão de fantasia comum.
	
	
	
	
	
	
	Deposito inicial para abertura da empresa
	Recolhimento feitos para a secretaria da fazenda além das custas cartoriais.29
	Guias que são recolhidas para secretaria da fazenda conhecidas como DARE, DARF .
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Nome descritivo da posse da parte do capital social
	Capital Aberto – são as empresas que emitem títulos (ações) a serem negociados em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão (corretoras, instituições financeiras), e que possuem registro na Comissão de Valores de Mercados (CVM). Uma empresa com capital aberto precisa ainda contar com uma instituição financeira que realize a intermediação.
	O capital social divide-se em cotas iguais oudesiguais, cabendo uma ou mais a cada sócio; a contribuição pode ser dado por meio de dinheiro, bens ou direitos, sendo não autorizada, porém, através da prestação de serviços.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Prazo de duração
	-
	-
	
	
	
	
	
	
	Dos valores mínimos e máximo de sócios 
	Formada por, no mínimo, 2 sócios chamados de acionistas.
	Pluralidade de sócios, sejam pessoas físicas ou jurídicas. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Quem administra a sociedade
	Capital dividido em ações, onde a responsabilidade dos sócios será limitada ao preço de emissão das ações adquiridas. 
	Pouca interferência do estado, sendo que a responsabilidade dos sócios é limitada as quotas do capital. 
	
	
	
	
	
	
	Existência de concelhos
	Nesse tipo de sociedade os acionistas votam na eleição do conselho da administração.
	Permitem que os próprios sócios regulem os níveis de atuação de cada um. 
	
	
	
	
	
	
	Normas para publicação das demonstrações contábeis 
	Capital fechado: Elaboração de boletins registrados na comissão de valores mobiliários. Capital aberto: Registro na comissão de valores mobiliário, assembleia construtiva e Junta comercial.
	Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data”. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. 30
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Órgão onde deve ser registrada
	Cartório de Registro / Estado / Receita Federal / Previdência Social / Prefeitura
	Jucesp / Estado / Receita Federal / Prefeitura/ Previdência Social
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Considerações Finais 31
Com o exposto, são notórios os mais diversos tipos de sociedades, contas contábeis assim como a importância do balanço patrimonial de uma empresa. É essencial uma instituição financeira saber ao certo seu patrimônio líquido, ativo e passivo. Assim, todas as demonstrações e valores reais ajudaram para o crescimento da empresa, lucros e afins. Há dois tipos de sociedades existentes hoje e que, de uma forma ou de outras, contribui para toda economia. São elas as sociedades limitadas e sociedades anônimas. Ambas precisam ser registadas em cartório, Junta comercial, presença de acionistas, concelhos, razões sociais e demonstrações de notas contábeis.
Ao mais, vimos também as mais variadas formas jurídicas. São elas: cooperativas, sociedades, Joint Venture, fundação, SCP, sociedade capital e indústria e consorcio de empresas. Ambas também são formadas por reunião de pessoas com uma finalidade e interesses comuns. As associações são comuns em nossa sociedade além das fundações serem importantes por contribuírem para o bem estar social.
Além disso, quatro empresas importantes no cenário econômico brasileiro foram analisadas. Foram elas: Caixa, Banco Cooperativo do Brasil, Grupo EBX e Brasil Educação. Ambas possuem bom capital líquido além de mostrarem estar em uma ótima fase financeira.
Por fim, concluímos que os dados aqui expostos foram relevantes e importantes. Um bom balanço patrimonial além de ser relevante para a real situação da empresa mostra que devemos ter responsabilidades e saber, ao certo, nossa real situação.
Referencias Bibliográficas 32
https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpYU5HRE1FQ1pCX2s
https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpcUg4ZTBnRmFhWTQ
https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpWVlkanp2aUEtdXM
www.cvm.gov.br
https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpdllDWnVQS2VCU1E
http://www.sebrae.com.br/uf/rondonia/orientacao-empresarial/abertura-e-legalizacao-de-empresa/diferencas-entre-tipos-de-empresas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_empres%C3%A1ria
http://www.sinescontabil.com.br/modelos/modelos/modelosdc/novo_modelo_contrato_social.htm
http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?pagina=2&idarea=41&idmodelo=12625
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/legislacao/sociedade-empresaria-limitada
http://www.infoescola.com/empresas/sociedade-anonima/
http://sociedade-anonima.info/mos/view/Conceito_de_sociedade_an%C3%B4nima/
http://www.ebx.com.br/pt-br/investidores/Paginas/default.aspx

Outros materiais

Materiais relacionados

21 pág.
atps teoria

UNIDERP - ANHANGUERA

User badge image

monica amaral

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes