Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÕA BÁSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÕA BÁSICA
	1.No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos presidenciais houve várias desestatizações de empresas. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar. O neoliberalismo defendia:
		
	
	O Estado como agente regulamentador
	 
	Recursos adicionais para a criação dos filhos
	
	Auxilio para a saúde e educação
	
	A garantia de serviços públicos
	 
	A privatização dos serviços públicos
	
Explicação:
Nos dois períodos consecutivos dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 e 1999 a 2002), foram implantadas reformas consideradas essenciais para modernizar o país e garantir a estabilidade econômica. Assim, foi lançado um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado, dentre elas a privatização , venda das empresas estatais que não se relacionavam com as atividades específicas do Estado.
	
	
	2.Se o Estado do Bem-Estar Social surgiu em oposição às ideias liberais, podemos afirmar que em oposição ao Estado do Bem Estar Social foi proposto outro modelo de estado que é o:
		
	
	Socialista
	
	Social
	
	Welfare State
	 
	Comunista
	 
	Neoliberalista
	
Explicação:
 A estrutura denominada Estado do Bem Estar Social  surgiu no início do Século XX e consistia numa política social na qual o Estado era o responsável para atender as demandas da população, regulando serviços, bem como fornecendo à sociedade esses mesmos serviços, como forma de garantir melhor qualidade de vida. Por outro lado, décadas à frente,  surgia outra teoria de organização de Estado, denominada  Estado Neoliberal , cujo pressuposto primordial era que  o Estado não deveria fornecer as funções básicas, mas, apenas, regular estas funções, cabendo às empresas privadas a responsabilidade pela realização desses serviços essenciais, de modo a prover a sociedade, dentro da regulação estabelecida pelo Estado.
	3.A crise do Estado Social gerou um novo modelo de Estado que propôs a diminuição considerável da prestação de serviços públicos a fim de assegurar a manutenção do padrão econômico. Qual foi esse modelo?
		
	
	Moderno
	 
	Neoliberalista
	
	Liberal
	
	De direito
	 
	Do Bem Estar Social
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal teve como principal objetivo   encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. Dentre as medidas adotadas pelo neoliberalismo, estavam as privatizações,  visando à diminuição de gastos públicos e à criação de mercado  competitivo.
	4.Segundo Wood (2001:12), o sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa, em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado, é conhecido como:
		
	 
	Capitalismo
	
	Anarquia
	 
	Democracia
	
	Socialismo
	
	Ditadura
	
Explicação:
No Capitalismo, os meios de produção são de propriedade privada, sendo operados e negociados para gerar lucros para proprietários ou acionistas privados. Tem ênfase no lucro individual e não nos trabalhadores ou na sociedade como um todo. As classes existem de acordo com sua relação com o capital: os capitalistas possuem partes dos meios de produção e derivam seus rendimentos dessa forma, enquanto a classe trabalhadora depende dos salários.
	5.O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituído oficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais. O programa tem por finalidade criar um mecanismo de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O PROUNI é um exemplo de:
		
	
	Modelo de avaliação social
	
	Sistema de acumulação capitalista
	 
	Política pública educacional
	
	Responsabilidade civil
	
	Estado do Bem-Estar Social
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem também objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	6.Na década de 1990, não dava mais para esconder que o modelo de desenvolvimento capitalista da época estava em crise. Crise essa, que já se anunciava em grande parte do mundo, desde meados dos anos de 1970. Isso favoreceu a crítica dos economistas conservadores, neoliberais, que há tempos vinham combatendo:
		
	
	A ditadura militar
	
	Movimento Fordista
	
	O taylorismo
	 
	O Estado de Bem-estar social.
	
	O capitalismo
	
Explicação:
A implantação do modelo Neoliberal teve como principal objetivo   encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, uma vez que o Estado não dispunha mais de recursos. Assim,  ao longo das décadas, surge  o embate entre os dois modelos, favorecendo, assim, ao surgimento de críticas,  principalmente por parte dos ideológicos  de direita e de esquerda, que  debatem qual modelo seria mais viável.
 
	7.O chamado Estado de Bem Estar Social, surgido após a segunda guerra mundial, pôde trazer conseqüências para a nossa sociedade como:
		
	
	igualdade social;
	
	riqueza, emprego e saúde para toda a população.
	 
	um desequilíbrio nas relações entre Estados, entre mercado e Estado e, consequentemente, entre Estado e indivíduo;
	
	mobilização das classes trabalhadoras;
	
	geração de riquezas materiais para atender toda a sociedade;
	
Explicação:
O Estado de Bem Estar Social , depois de muitas décadas, ficou economicamente sobrecarregado e entrou em crise nos anos 70. Então, foi substituído pelo Estado Neoliberal, justificando-se esse processo pelo fato de que o aparelho estatal  não tinha mais condições econômicas de sustentá-lo. Com isso, os direitos de cidadania passaram a ser revistos, provocando vários desequilíbrios nos contextos político, econômico e social.
	
	
	8.Apesar de remontar a fins da década de 1940, o neoliberalismo surgiu com forca na década de 1970, nos governos Thatcher e Reagan. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo: I. Afirma que o mercado e mais eficiente sem o controle estatal. II. Surgiu como uma alternativa politica ao Estado de Bem-Estar Social. III. Superou os benefícios das Politicas Publicas do Estado de Bem-Estar Social pois diminuiu os impostos permitindo que as empresas gerassem mais empregos e contribuíssem mais para benefícios sociais. Assinale, abaixo, a opção correta:
		
	
	As opções II e IV estão corretas.
	 
	As afirmações I e II estão corretas;
	 
	As afirmações II e III estão corretas;
	
	As afirmações I e III estão corretas;
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	
Explicação:
A questão está correta
Com a globalização da economia acontecem mudanças no papel e funções do Estado, que busca agora articular um crescimento econômico não includente com menor compromisso com a produção e distribuição de benefícios sociais. São adotadasnovas estratégias de desenvolvimento de políticas sociais, como forma de garantir a continuidade do processo de acumulação e, ao mesmo tempo, evitar que o acirramento da desigualdade social possa se transformar em conflito político incontornável. A privatização, a focalização e a descentralização das políticas são implementadas como tentativa de resolução dessa problemática, marcando de modo distintivo a totalidade das políticas sociais da maioria dos países ocidentais.
Os neoliberais defendem a reconstituição do mercado, da competição e do individualismo, como argumentos básicos para as mudanças realizadas tanto no âmbito da política econômica, quanto nas políticas sociais. Propõem a eliminação da intervenção do Estado na economia, seja no que diz respeito ao planejamento mais sistemático, seja no que concerne à sua atuação enquanto produtor direto, através da desregulamentação das atividades econômicas e da privatização. Advogam o Estado Mínimo e a realização de cortes nas políticas sociais, como forma de desativar os mecanismos de negociação e os direitos adquiridos pelos trabalhadores. O Estado intervém minimamente na atividade economia, o poder público assume uma postura assistencialista, ele deixa que a sociedade civil busque soluções para seus problemas.

Outros materiais