Buscar

Relatório de visita técnica ao Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de visita técnica ao Conselho Regional de Enfermagem do Ceará.
A visita técnica ao Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, ocorreu no dia 25 de abril do corrente ano na cidade de Sobral, a mesma teve início por volta das 14 horas com a receptividade dos ficais Maria de Lourdes Albuquerque Gomes e José Passos da Silveira. O objetivo da visita ao Conselho Regional de Enfermagem foi intensificar o conhecimento sobre o que é, quem faz parte, a sua função e como integrar, pois são pontos cruciais para a formação acadêmica do curso de enfermagem.
Os conselhos regionais juntamente com o conselho federal técnico tem um papel importante no dimensionamento pessoal de Enfermagem e nas demais normativas técnicas de funcionamento dos serviços de Enfermagem. Para distinguir melhor suas funções, o conceito de Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é uma autarquia federal e órgão disciplinador do exercício da profissão de enfermagem no Brasil, e cria seus respectivos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN), órgãos que disciplinam e fiscalizam o exercício profissional da enfermagem observando as diretrizes do Cofen.
As principais atividades do Cofen é normalizar e expedir instruções para uniformidade de procedimentos e bom entrosamento dos Conselhos Regionais, além de apreciar as decisões dos Conselhos Regionais; Aprovar as contas e propostas orçamentarias; Promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional. 
Para se tornar membro do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), é preciso possuir certificado que comprove a conclusão do curso que permita atuar na área de profissionais envolvidos com as atividades de enfermagem (enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem). Como forma de efetivar seu vínculo com o COREN é preciso fazer um cadastro com todos seus documentos e efetuar uma taxa de anuidade para permanência do cadastro. 
Segundo dados apresentados pelo COREN, somente no estado do Ceará estão inscritos mais de 67.162 profissionais, sendo 17.973 enfermeiros, 35.780 técnico de enfermagem e 13.395 auxiliar de enfermagem. 
Para acompanhar e inspecionar as dependências das instituições, é delegado fiscais que observam e orientam sobre o comprimento da legislação pertinente ao exercício profissional, organização dos serviços de enfermagem e assistência, com o intuito de prevenir a ocorrência de inflação das legislação que regulam o exercício da enfermagem.

Outros materiais