Buscar

Os Olimpianos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os Olimpianos
  Os Olimpianos modernos são as vedetes da imprensa, que se situam entre o real e o imaginário. Pessoas que vivem um pouco de tudo, sem se envolver profundamente. Eles são os artistas de cinema, da TV, os jogadores de futebol, cantores, modelos, esportistas, políticos.
    A informação eleva a dignidade de eventos, que na verdade são banais, como as dietas, as roupas, os namorados, de cada celebridade.
    Os Novos Olimpianos são simultaneamente, ideais inimitáveis e modelos imitáveis, são sobre-humanos, no papel que eles encaram, humanos na existência privada que eles levam. A imprensa ao mesmo tempo que investe nos Novos Olimpianos um papel mitológico, mergulha em suas vidas privadas afim de extrair delas a substancia humana que permite a identificação.
  O Olimpo domina a cultura de massa, mas se comunica pela cultura. Os N.O. por ter dupla natureza, ao mesmo tempo que eles vivem a fantasia, eles chamam os mortais para viverem também, criando um complexo de projeção-identificação. O Novo Olimpo é de fato o produto mais original do novo curso da cultura de massa. Os N.O. se tornam modelos de cultura,por conseguirem viver nessa natureza imaginária e real. Passando para o público serem modelos de vida.
São os novos grandes modelos que trazem a cultura de massa, destronando assim os antigos modelos, que eram os pais, educadores e heróis nacionais. Mais do que a burguesia e a aristocracia, os Antigos Olimpianos, os Novos Olimpianos vivem próximos a humanidade cotidiana. E são os N.O. que unem bem os meios de comunicação, eles informam, fazem publicidade, na TV ou no Rádio. 
   A Cultura de massa produz seus heróis, seus semi-deuses, embora se fundamente naquilo que é exatamente a decomposição do sagrado, o espetáculo, a estética. Indo contra a imagem de deuses, a imprensa mostra sua realidade seu lado mortal, e tenta mostra que eles também consomem que são mortais e modelos alcançáveis.
   Como estão longe das lendas, contos de fada, são indiferentes a religiões, que só permitem a identificação com um Deus imortal, e no além, os Novos Olimpianos estão totalmente ligados a vida cotidiana.
 Celebridades Moda e Beleza
Temos uma mania de cultuar os famosos, de colocá-los em pedestais, em altares.
Desejamos ter aquele corte de cabelo, aquele estilo, aqueles acessórios, aquele relacionamento “perfeito”. Gostamos de imitar os gestos, de usar certas frases deles
- A prova de que os vemos como “pessoas diferentes” de nós, está no simples fato de nos espantarmos, quando os vemos indo ao mercado, quando eles saem pra passear com os seus cachorros na rua, sendo que são coisas que nós fazemos no nosso dia a dia. Isso mostra que os colocamos acima da gente, em olimpos, em altares, se não os colocássemos, porque ficaríamos espantados com isso??                   
 Sabendo que gostamos de imitar, que desejamos ter certas coisas, que as atrizes, os cantores, os lutadores, apresentadores de TV têm, o mercado utiliza essas pessoas para chamarem  a nossa atenção para seus negócios e para venderam mais os seus produtos, fazem isso utilizando pessoas com anos de carreira, ou que estão em evidência no momento.
   A L’oréal sabendo disso contratou a atriz Grazi Massafera, para ser a garota propaganda de sua marca. Grazi, é conhecida pelo seu trabalho, pela sua beleza, e pelos seus cabelos que são muito comentados pelas mulheres. Seu cabelo chama atenção pela textura, brilho, balanço e maciez, logo se ela usa o produto “5 PROBLEMAS E UMA SOLUÇÃO” e tem aquele cabelo lindo, você vai comprar nem que seja para usar uma vez e achar o produto muito ruim ou muito bom. O fato de uma pessoa conhecida estar num outdoor ou em uma propaganda, faz  com que você pare e preste a atenção. Quem nunca se pegou falando: 
Ô mãe, olha o artista tal no anúncio? Isso ainda faz com que você chame a atenção de outras pessoas também.                                                                      
Será que não pode acontecer de você não lembrar o nome do produto mas lembrar o nome do artista que faz a propaganda? Claro que sim.               
 A primeira coisa que olhamos é a pessoa que faz a propaganda e depois o produto que está sendo divulgado.

Outros materiais