Prática de Ensino - Vivência no Ambiente Educativo (PEVAE) - Postagem 1
6 pág.

Prática de Ensino - Vivência no Ambiente Educativo (PEVAE) - Postagem 1


DisciplinaMatemática122.185 materiais3.211.846 seguidores
Pré-visualização1 página
3 
 
 
6 
 
 
5 
 
 
 
 
 
 
 
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 
 
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO 
 
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 
 			PLANO DE AULA 
 
 
ANDRÉ AGUIAR PAES LEME RA 1643119
 
 
 
 
	 	POLO CRUZEIRO \u2013 SÃO PAULO
	 2017 
SUMÁRIO 
IDENTIFICAÇÃO
a) Tema da aula: Equação de 2° grau;
b) Disciplina: Matemática;
c) Nível de ensino: Ensino Fundamental II \u2013 5° ano;
d) Tempo de duração da aula: 100 minutos.
CONTEÚDOS
 Identificação de uma equação de 2° grau;
 Como se resolver equações de 2° grau;
 Comparações da equação de 2° grau com uma de 1° grau.
OBJETIVOS
O objetivo a ser alcançado nesta aula de Matemática é a compreensão da importância das equações de segundo grau para a disciplina de Matemática. Espera-se que o aluno tenha total compreensão dessa importância e valorize esse aprendizado, pois este será a base para muitas outras matérias dentro da Matemática.
RECURSOS
Para que o objetivo da aula seja atingido, será utilizado o livro didático a fim de introduzir o tema aos alunos. Ademais, será usado um vídeo para ensinar formas alternativas para se resolver esse tipo de equação. Esse vídeo proporcionará aos alunos a possibilidade de decidirem se seguem o tipo de resolução proposto pelo material ou do vídeo.
ETAPAS DA AULA
Introdução ao tema: sensibilização/ contextualização
Ao início da aula, apresentar aos alunos uma introdução do tema proposto com o auxílio do livro didático. \u201cMuitas civilizações se preocuparam em achar soluções para equações do 2º grau. O primeiro registro desse tipo de equação foi feito em tábua de argila e a solução era obtida e apresentada através de palavras, como uma receita, de forma retórica. Foi através da interpretação de procedimentos usados por antigas civilizações que hoje resolvemos equações usando símbolos. A forma, de resolver equações do 2º grau, usada atualmente deve-se ao matemático hindu S´ridhara, mas foi através da citação do também matemático hindu, Bhaskara que ela ficou conhecida. A citação é:
\u201cMultiplique ambos os membros da equação por um número igual a quatro vezes o quadrado do coeficiente da quantidade desconhecida ao quadrado. Junte a ambas o número igual ao quadrado do coeficiente da quantidade desconhecida. Então extraia a raiz quadrada.\u201d
Os passos seguintes estão de acordo com a citação acima:
1º. Deixe a equação na forma ax² + bx = c
2º. Multiplique ambos os membros por 4ª
3º. Some a ambos os membros b2
4º. Extraia a raiz em ambos os lados.
5°. No final, encontra-se a seguinte fórmula: 
Desenvolvimento da aula
Terminada a introdução do tema, passar aos alunos o vídeo que ensina uma forma alternativa de resolução da equação de 2° grau. O vídeo contém 3 minutos e 49 segundos. Ao fim da apresentação do vídeo, debater com os estudantes qual o método é melhor e de mais fácil interpretação. Deve-se destacar que, nesse debate, o aluno possui a escolhe de determinar qual é a forma de resolução a ser utilizada. O foco principal, nesse ponto da aula, é ajudar os alunos com maiores dificuldades e lhe oferecer alternativas para o aprendizado. Em nenhum momento, o método de resolução será restrito a apenas um.
Atividades para os estudantes
Depois de terminada a apresentação do tema, o debate sobre a melhor forma de resolução e a observação das dificuldades individuais de cada aluno, serão passadas duas listas de exercícios. Uma lista será resolvida em grupos pelos alunos até o término da aula e essa lista conterá 10 exercícios sobre o tema estudado. A outra lista será resolvida como tarefa de casa, individualmente por cada aluno e conterá 20 exercícios. O objetivo da primeira lista é a troca de experiências sobre o assunto entre os estudantes. A segunda lista terá como escopo a fixação da matéria e a avaliação de como cada estudante aprendeu a resolver as equações de 2° grau. 
AVALIAÇÃO
Espera-se que, com os recursos, conteúdos apresentados e atividades propostas, o aluno tenha aprendido não só a resolver equações de 2° grau, mas também sua importância para a matemática e para muitas outras disciplinas que envolvam cálculos.
Na próxima aula, a segunda lista \u2013 passada para ser resolvida em casa \u2013 deverá ser entregue. Após a correção desta, avaliar as notas, acertos e erros de cada aluno e sanar possíveis dúvidas dos estudantes acerca da matéria.
REFERÊNCIAS
 https://www.youtube.com/watch?v=CUSSeCw4MZI
 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABd7YAJ/projeto-didatico-equacoes-2-grau-final
http://www2.unifap.br/matematicaead/files/2016/03/TCC-BASKARA.pdf
http://viagematemagica.blogspot.com.br/
http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2832_1080_ID.pdf
http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais
Ellen
Ellen fez um comentário
vc tem a postagem 2
0 aprovações
Carregar mais