Prática de Ensino - Vivência no Ambiente Educativo (PEVAE) - Postagem 2
5 pág.

Prática de Ensino - Vivência no Ambiente Educativo (PEVAE) - Postagem 2


DisciplinaMatemática130.630 materiais3.484.258 seguidores
Pré-visualização1 página
3 
 
 
4 
 
 
5 
 
 
 
 
 
 
 
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 
 
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO 
 
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 
 		 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
 
 
 		 	 ANDRÉ AGUIAR PAES LEME RA 1643119
 
 
 
 
	 	POLO CRUZEIRO \u2013 SÃO PAULO
	 2017 
SUMÁRIO 
IDENTIFICAÇÃO
NIVEL DE ENSINO: 9º ano do Ensino Fundamental II
DISCIPLINA: Matemática 
TEMA: Semelhança de Triângulos 
QUANTIDADE DE AULAS: 02 aulas de 60 minutos cada.
AULA 1
Conteúdo: Demonstrar importância da semelhança de triângulos para estudo e compreensão da matemática.
Objetivos: Mostrar aos alunos a importância de tal assunto e explicá-lo devidamente para que haja um pleno entendimento do assunto e para que este seja utilizado, futuramente, em outras matérias não só da matemática, mas também em outras disciplinas que envolvam cálculos.
Recursos: Para a execução da aula, serão utilizados slides e vídeos que abordem esse tema e que facilitem o aprendizado dos alunos.
Etapas da Aula:
 Introdução ao tema: O tema abordado será transmitido por uma breve aula introdutória sobre o contexto geral que envolve a descoberta dos estudos dos triângulos. Essa aula será realizada por intermédio de uma apresentação de slides na qual serão explanados os principais pontos de tal descoberta no mundo da matemática.
 Desenvolvimento da aula: A aula iniciará com a apresentação citada no tópico anterior e terá duração de 10 minutos. Após os slides, será dado início ao assunto prático da semelhança de triângulos com explicações sobre o assunto e aprofundamento da teoria. Essa segunda etapa será realizada por intermédio de vídeos e slides com diversas explicações sobre o tema. Tal etapa terá duração de 45 minutos.
 Atividades para os estudantes: Nos 5 minutos restantes de aula, será passada uma lista de exercícios sobre o assunto estudado aos alunos para ser resolvida em casa e corrigida na próxima aula.
Avaliação: A avaliação será a lista de exercícios mencionada no tópico \u201cAtividades para os estudantes\u201d. Na resolução da respectiva lista, os alunos devem se atentar às dúvidas encontradas para que estas sejam anotadas e, devidamente, sanadas na próxima aula de correção.
Referências:
 http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series
 https://pt.slideshare.net/giselelamas/semelhana-de-tringulos-12917753
 http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/semelhanca-triangulos.htm
AULA 2
Conteúdo: Realizar a correção da lista de exercícios passada na última aula.
Objetivos: Procurar as possíveis dúvidas geradas com a resolução da lista de exercícios e saná-las. Após a correção, realizar uma revisão do assunto para fixar o conhecimento adquirido.
Recursos: Para a execução da aula, serão utilizados slides e vídeos que abordem esse tema e que facilitem o aprendizado dos alunos.
Etapas da Aula:
 Introdução ao tema: Para o início da aula, serão solicitados aos alunos os exercícios nos quais houve dúvidas ou dificuldades. Essa será a parte mais importante, visto que os alunos terão a chance de listar os exercícios mais difíceis, na opinião deles, e identificar em qual ponto da matéria ocorrem mais dificuldades.
 Desenvolvimento da aula: Nos primeiros 5 minutos de aula, os alunos dirão em quais exercícios houve mais dúvidas. Nos próximos 25 minutos, esses exercícios serão resolvidos em classe e serão respondidas as possíveis perguntas feitas. Nos próximos 20 minutos, os demais exercícios da lista serão resolvidos. Por fim, nos últimos 10 minutos, haverá uma breve revisão do conteúdo.
 Atividades para os estudantes: Terminada a aula, os alunos irão anotar novas dúvidas que podem ter surgido para que sejam sanadas em uma aula futura.
Avaliação: Os alunos responderão a um questionário que será resolvido em casa. Nesse questionário, será avaliado o nível da aula dada e se ela atendeu a todas as expectativas dos alunos. Tal questionário será uma forma de os alunos avaliarem o professor.
Referências:
 http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais
 http://brasilescola.uol.com.br/matematica/semelhanca-triangulos.htm
 https://www.youtube.com/watch?v=O_vShbQJ9J4
 https://www.youtube.com/watch?v=LxFlnxS6iMg