Buscar

AP1 2013.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 1º sem/2013
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): A noção de valor para o cliente também é um elemento determinante  do tipo de cadeia de suprimentos que é satisfatória para atender o cliente, bem como do tipo de serviço que é capaz de reter este mesmo cliente. Para cada tipo de produto ou serviço, bem como para as distintas manifestações de valor contidos na oferta ao cliente, deverá ser elaborada uma estratégia adequada. De que forma pode ser considerada a cadeia de suprimentos no contexto do valor para o cliente e como pode ser compreendido  o valor para o cliente?
Resposta: A cadeia de suprimentos deve ser considerada como elemento fundamental de qualquer estratégia de produto e de vendas, na medida em que ela, por si mesma, é capaz de proporcionar vantagens competitivas, aumentando o nível de valor ao cliente.
O valor ao cliente, por sua vez, pode ser compreendido como sendo a forma pela qual o cliente percebe as ofertas da empresa, aí incluídos os produtos, os serviços e outros bens intangíveis. (AULA 4)
 
 
Questão 2 (2,0 pontos): As percepções dos clientes podem ser classificadas em múltiplas dimensões: conformidade com as exigências; seleção de produtos; preço e marca; serviços com valor agregado; relacionamentos e experiências. O que vem a ser a dimensão conformidade com as exigências?
 Resposta: A dimensão conformidade com as exigências é traduzida pela capacidade que a empresa possui de oferecer exatamente aquilo que o cliente quer, e para a qual contribui a gestão da cadeia de suprimentos, ao criar seleção e disponibilidade. É possível designar esta característica como sendo a função de mediação de mercado da cadeia de suprimentos. Esta função de mediação é distinta da função física da cadeia de suprimentos, que consiste em converter as matérias primas em bens e despachá-los para os clientes. (AULA 4)
 
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): Existem vários problemas que são criados no contexto das organizações convencionais, que impedem ou dificultam a implementação bem-sucedida de um planejamento logístico integrado. O primeiro deles é o fato de que os estoques aumentam nas fronteiras funcionais. Isto ocorre porque há uma tendência por parte das funções em otimizar o custo por unidade, seja comprando em maior quantidade, seja fabricando em grandes lotes. Em ambos os casos acabam gerando estoques desnecessários, que produzem encargos financeiros sob a forma de custos de capital de giro e outros. Outro problema, que está relacionado à questão anterior, é o fato de que os custos do canal não são transparentes, o que significa que os custos relativos aos fluxos de matéria-prima entre áreas funcionais não são fáceis de medir. Isto impede que sejam avaliados corretamente os custos reais de atender a diferentes clientes, com um mix variado de produtos.  Qual a razão da ocorrência deste problema e qual a solução para mitigá-lo?
 
Resposta: Este problema decorre do fato das organizações convencionais conseguem apenas identificar custos em termos funcionais, mesmo assim num nível de agregação elevado. Por exemplo, uma empresa convencional talvez consiga identificar seus custos totais de transporte, mas talvez não tenha capacidade para identificar como estes custos variam por categoria de clientes ou por característica da entrega. Este é o chamado custo de saída. O problema em questão existe apenas porque os sistemas de custeio tradicionais estão projetados para mensurar os custos de entrada ou custos funcionais, e não os custos de saída. A solução é a adoção do custeio baseado em atividades, com a apropriação dos custos de fluxo, ou custos de saída em cada atividade. (AULA 8)
 
Questão 4 (2,0 pontos): Em virtude de sua relevância, o produto também se constitui na fonte de orientação para o emprego das dimensões básicas do projeto de sistemas logísticos como um elemento adicional do serviço ao cliente. As dimensões básicas do projeto de sistemas logísticos são representadas por duas características do produto: embalagem e preço. Todo produto é o resultado de um processo ou atividade qualquer. Ele, o produto, é composto por uma parte física perceptível, e uma outra intangível, que se complementam. Explique no que consistem a parte física e os aspectos intangíveis:
 
Resposta: A parte física é composta por características tais como o  peso, a forma, o volume e também aspectos referentes à performance e à durabilidade.
Já os aspectos intangíveis são relacionados com: o suporte pós-venda, a reputação da empresa, a capacidade de adaptação das operações com as necessidades do cliente, a comunicação que permite disponibilizar informação correta e atualizada (o rastreamento de uma encomenda, por exemplo), ou mesmo a disposição de assumir e se responsabilizar por erros. (AULA 12)
 
Questão 5 (2,0 pontos): Toda empresa deverá ter algum grau de operações logísticas/CS, desde as grandes empresas mineradoras até as pequenas empresas de serviço. A necessidade de um determinado tipo de organização em relação ao esforço logístico depende de como os custos logísticos ocorrem e onde as necessidades de serviço são maiores. Algumas empresas, dependendo do setor no qual estão inseridas, têm a importância da logística/CS diretamente ligada aos seus produtos por dois motivos. Explique esses motivos:
 
Resposta: Ocorre que, ou a logística/CS de alguma forma agrega valor ao produto; ou, por ser uma commoditie, o produto tem sua formação de preços dependente do mercado internacional, razão pela qual necessita possuir alguma flexibilidade nas margens de contribuição que passa a ser um elemento determinante  para a sua competitividade (é, portanto, preciso equacionar bem a questão dos custos, fato que nos remete à logística/CS). (AULA 15)

Outros materiais

Outros materiais