Buscar

AD2 2009.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 Período - 2009/1º
Enuncie as vantagens do custeio ABC para a descrição dos custos de uma função logística. (quatro pontos)
A grande vantagem do custeio ABC é o fato de permitir uma contabilização separada das características de cada cliente, em termos de suas especificidades, quando se consideram os pedidos e as necessidades de distribuição. Uma vez estabelecido o custo associado a um determinado nível de atividade (como, por exemplo, o custo de cada linha atendida do pedido, o custo por entrega etc.), é possível então estabelecer um quadro mais nítido do verdadeiro custo do serviço. 
A lógica do custeio ABC é bastante coerente com a idéia de custeio de uma missão logística. De forma bastante simplificada, podemos dizer que o custeio da missão procura identificar os custos gerados como resultado de estratégias específicas de logística e de serviço ao cliente, com vistas a atender segmentos de mercado selecionados.
2 – Explique qual é a situação de escolha conflitiva que se estabelece nas políticas de estoque, que confronta o interesse dos fabricantes com o comportamento da demanda. Qual o comportamento verificado na política de estoques das empresas nas últimas décadas do século XX e qual a condição para que este comportamento de política de estoque funcione?. “(2,0 pontos)
Resposta: um dos trade-offs existentes nas políticas de estoques é aquele que opõe o tamanho do lote pedido e os estoques. Os fabricantes em geral querem receber os pedidos em lotes de tamanho grande, porque os custos de preparação por unidade são reduzidos, a eficiência da produção para um produto específico aumenta, e os processos são mais facilmente controlados. Por outro lado, a demanda típica não ocorre em grandes lotes, pois estes conduzem a estoques elevados, com a incidência de todos os custos anteriormente relatados. 
O que se verificou a partir da década dos anos 1980 foi uma redução no tamanho dos lotes, com a adoção de práticas mais avançadas de manufatura, que eram direcionadas para a redução dos estoques e para o aumento da sensibilidade do sistema. Embora esta abordagem fosse vista inicialmente no contexto da manufatura, ela acabou se propagando ao longo da cadeia de suprimentos, pois atualmente os varejistas preferem um lead time de entrega curto e uma ampla variedade de produtos para responderem às demandas dos seus clientes. Tal sistema só pode funcionar se houver confiança na capacidade de entrega à montante da cadeia de suprimentos, e isto apenas será possível na medida em que a visibilidade da cadeia for ampliada. 
3 – Enuncie as etapas que devem ser cumpridas para o estabelecimento de um processo eficaz de custeio de missão logística. Diga se é necessário introduzir mudanças no sistema de custeio da empresa: (2,0 pontos)
1ª - Definição do segmento de serviço ao cliente: é preciso identificar as diferentes necessidades de serviço dos distintos tipos de clientes. A idéia presente nesta etapa é o fato de que nem todos os clientes compartilham as mesmas necessidades e características de serviços e, por esta razão, devem ser submetidos a tratamentos diferenciados.
2ª - Identificação dos fatores que produzem variações no custo dos serviços: nesta etapa é necessário que seja feita a determinação dos componentes dos serviços que causam impacto nos custos dos serviços, tais como o mix de produtos (os diversos tipos de produtos), as características da entrega, o apoio de comercialização, o uso de embalagens especiais, dentre outros aspectos.
3ª - A identificação dos recursos específicos empregados para atender determinados segmentos de clientes: esta é a etapa em que convergem os princípios do custeio ABC e o custeio da missão, em virtude da idéia básica de que as atividades que geram custos devem ser definidas, bem como os elementos geradores de custos específicos devem ser identificados.
4ª - A atribuição de custos de atividade por tipo de cliente ou por segmento: nesta etapa é realizada a atribuição, para determinados clientes, dos custos específicos para atender as necessidades dos serviços a eles direcionados. Deve ser enfatizado que não se trata de alocação de custo (que é um conceito da contabilidade de custos) mas sim uma atribuição de custos, que só é atribuída para um determinado cliente exatamente porque ele utiliza o recurso.
De fato, para que se possa fazer o custeio por missão de forma eficaz, o sistema de organização de custos precisa ser reestruturado, de tal forma que o sistema de controle das contas contábeis deve ser capaz de permitir a coleta dos custos, a partir da sua incidência por cliente, desde a geração do pedido, até o faturamento e a entrega final com a posterior cobrança.
4 – Dê um exemplo da situação de escolha conflitiva que se estabelece entre o custo do transporte e o custo de estoque. Explique a razão pela qual esse impasse ocorre. (2,0 pontos)
Resposta : O trade-off que se estabelece entre o custo de estoque e o custo do transporte pode ser explicado da seguinte forma: 
Suponha uma empresa que opere com os seus próprios caminhões. Cada caminhão possui alguns custos fixos de operação, tais como a depreciação e o tempo do motorista, e também custos variáveis, como combustível. Se o caminhão estiver sempre cheio quando fizer uma entrega, o seu custo de operação será disperso por um maior número de itens, de tal forma a reduzir os custos de transporte alocados aos produtos.
Analogamente, se a empresa optar por uma empresa terceirizada para a expedição de seus produtos, é usual que a mesma ofereça descontos por quantidade. Dessa forma, também nestes casos é mais vantajosa a opção por carga completa (CC) do que por pequenas remessas (PR). 
O trade-off ocorre porque a opção de remessa por carga completa acaba gerando um maior volume de estoques, o que, por sua vez, vai implicar também em uma série de custos conforme já vimos. O uso de tecnologia de informação reduz este conflito, ao aumentar a visibilidade do canal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes