Buscar

AP1 2010.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP1
Período - 2º sem/2010
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
 
Questão 1 (2,0 pontos): A contabilidade tradicional não consegue atender a algumas necessidades informacionais que são fundamentais para o êxito do gerenciamento logístico. Existem cinco problemas críticos que não são resolvidos pela contabilidade de custos tradicional com relação aos custos na produção. Enuncie e caracterize três deles:
 
R: O primeiro deles se refere ao desconhecimento geral acerca dos custos reais relativos aos serviços prestados aos vários tipos de clientes e segmentos de mercado.
O segundo diz respeito ao nível de agregação muito elevado em que os custos são captados, o que não permite conhecer detalhes que muitas vezes são relevantes para o custo total do negócio, e que ficam escondidos no conjunto agregado de itens contábeis.
O terceiro decorre do fato de que ainda são predominantes nas empresas os procedimentos de rateio dos custos indiretos, por critérios arbitrários.
O quarto é representado pela fato de que os sistemas de informações contábeis tradicionais são orientados por funções, em vez de no resultado.
Por fim, o quinto problema reside no fato de que as empresas em geral conhecem o custo do produto, mas não o custo do cliente.
.
 
 
Questão 2 (2,0 pontos): Descreva e caracterize as etapas necessárias Para o estabelecimento de um processo eficaz de custeio de missão logística:
 
R:1ª - Definição do segmento de serviço ao cliente: é preciso identificar as diferentes necessidades de serviço dos distintos tipos de clientes. A idéia presente nesta etapa é o fato de que nem todos os clientes compartilham as mesmas necessidades e características de serviços e, por esta razão, devem ser submetidos a tratamentos diferenciados.
2ª - Identificação dos fatores que produzem variações no custo dos serviços: nesta etapa é necessário que seja feita a determinação dos componentes dos serviços que causam impacto nos custos dos serviços, tais como o mix de produtos (os diversos tipos de produtos), as características da entrega, o apoio de comercialização, o uso de embalagens especiais, dentre outros aspectos.
3ª - A identificação dos recursos específicos empregados para atender determinados segmentos de clientes: esta é a etapa em que convergem os princípios do custeio ABC e o custeio da missão, em virtude da idéia básica de que as atividades que geram custos devem ser definidas, bem como os elementos geradores de custos específicos devem ser identificados.
4ª - A atribuição de custos de atividade por tipo de cliente ou por segmento: nesta etapa é realizada a atribuição, para determinados clientes, dos custos específicos para atender as necessidades dos serviços a eles direcionados. Deve ser enfatizado que não se trata de alocação de custo (que é um conceito da contabilidade de custos) mas sim uma atribuição de custos, que só é atribuída para um determinado cliente exatamente porque ele utiliza o recurso.
 
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): As marcas e empresas globais hoje dominam os mercados, com uma acentuada tendência na direção do marketing internacional de produtos, tal como operam a IBM, a Toyota ou a Coca-Cola. Explique como atuam as empresas globais para fortalecerem seus negócios e como elas gerenciam sua logística nesse contexto:
 
Resposta: As empresas globais re-avaliaram seu foco, até então localizado, com a manufatura e a comercialização de seus produtos concentrados num único país, e passaram a terceirizar a nível internacional, tendo em vista uma capacidade de produção e distribuição em nível global.
            A empresa global procura crescer seu negócio ampliando mercados e tenta reduzir seu custo economizando nas compras e na produção. A lógica da globalização também apresenta certos desafios, tais como a não homogeneidade dos mercados, a possibilidade de aumento nos custos e lead times mais longos. 
            Ocorre que esses dois desafios podem resultar num trade-off do custo total, em que os custos de canais de suprimentos mais longos podem ser maiores que a economia obtida no custo da produção. Um componente fundamental para a decisão de uma empresa em se tornar global deve ser a necessidade de serviços no mercado, pois as empresas podem correr o risco de não atender às necessidades do mercado global por causa da busca permanente da redução de custos. 
 
Questão 4 (2,0 pontos): A centralização de estoques pode causar conflitos e não atingir um nível sustentável para a sua aplicação. Por isso, existem vários fatores que determinam o grau de centralização de estoques, e que devem ser analisados antes de se tomar uma decisão. Enuncie e explique como atuam esses fatores: 
 
Resposta: As características da demanda; o nível de exigência do mercado; e a flexibilidade da produção.
            A característica dos produtos é um fator  importante, pois um produto de alto valor agregado, por exemplo, requer uma centralização de estoques, caso contrário o produto, além de onerar os atacadistas e distribuidores, provoca um aumento considerável no preço final por causa das movimentações que ocorrem nos estoques descentralizados.
            As características da demanda são também relevantes para a centralização dos estoques. Por exemplo, um produto de giro de estoque rápido tende a ser um forte candidato para integrar a centralização de estoque.
            Já o nível de exigência do mercado pode comprometer uma tentativa de centralização de estoques, pois o prazo de entrega e disponibilidade de um produto aponta para a descentralização dos estoques, dependendo fortemente do modal de transporte escolhido. Hoje, para se diferenciar da concorrência, é preciso que o produto esteja disponível para o cliente no lugar certo e na hora certa.
            Também a necessidade de maior flexibilidade na produção, de tal forma que se possa adiar a execução de determinadas etapas de produção até a colocação do pedido, implica numa descentralização dos estoques de produtos semi-acabados.
 
 
 
Questão 5 (2,0 pontos): Existe uma evidência estatística no sentido de que a consolidação do estoque em menos locais pode reduzir substancialmente a necessidade de estoques. Em virtude deste fato, as organizações vêm eliminando regularmente armazéns nacionais e juntando-os em Centros Regionais de Distribuição (CRDs) que servem de base de apoio para uma área geográfica mais ampla. Diga se existe alguma justificativa para que o gestor logístico não adote esta regra.
 
Resposta: Não se pode estabelecer uma regra geral absoluta, embora a lógica da centralização esteja bem fundamentada, mas existe também o reconhecimento de que talvez possam existir ganhos ainda maiores quando o estoque não é fisicamente centralizado, mas sim localizado estrategicamente próximo do cliente ou do ponto de produção, porém com o seu gerenciamento e controle centralizados. Esse é o conceito de estoque virtual ou eletrônico.

Outros materiais