Buscar

AP2_2009.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AP2 Período - 2º sem/2009
Questão 1 (2,0 pontos): Enuncie e caracterize quatro dos custos relevantes para a análise do custo de manutenção de estoques.
R: os custos relevantes para a análise do custo total de manutenção de estoques são os seguintes: custo de colocação de pedido, custo de desconto de preços, custo de falta de estoques, custo de capital de giro, custo de armazenagem, custo de obsolescência, e custo de ineficiência de produção.
O custo de colocação de pedido é decorrente das transações relativas ao reabastecimento dos estoques. Estas transações incluem as atividades administrativas de escrituração e preparação da documentação associada ao pedido, a transmissão do pedido, o trâmite de pagamento ao fornecedor, bem como os encargos associados à manutenção de todos as informações relativas às operações do pedido.
O custo de desconto de preços é uma consequência da prática, comum entre os fornecedores, de concederem descontos sobre o preço normal de compra para grandes quantidades no pedido. Ocorre que, de forma alternativa, os pequenos pedidos acabam sofrendo com custos extras cobrados para que sejam evitados. Nesse caso, o custo em questão surge quando o pedido se refere a pequenas quantidades.
O custo de falta de estoques ocorre por falha na previsão das quantidades no pedido, acarretando falta de suprimento para a produção e consequente interrupção da mesma. Os custos são tanto internos quanto externos. Os internos ocorrem por geração de ociosidade na linha de produção, com máquinas e operários parados. Os externos decorrem do fato de consumidores insatisfeitos com o atraso na entrega abandonarem a compra e trocarem de fornecedor, com danos para a imagem e credibilidade da empresa.
O custo do capital de giro refere-se à fonte de financiamento dos estoques, que são parte integrante do capital de giro. É importante que primeiro se conheça a forma como o capital de giro sob a forma de estoques é financiado. Se o prazo médio de pagamento de fornecedores é superior ao prazo médio de recebimento dos clientes, então a empresa aplica recursos no capital de giro. Neste caso, o custo do capital de giro tanto pode ser o juro dos empréstimos feitos para financiá-lo, quanto o custo de oportunidade do capital próprio empregado nesta aplicação de recursos. Caso os prazos de recebimento dos clientes seja superior ao prazo de pagamento aos fornecedores, então em princípio o capital de giro seria uma fonte de recursos e não haveria custo de capital de giro na manutenção dos estoques.
O custo de armazenagem é composto por todos os custos associados à armazenagem física dos bens, tais como a locação do depósito, a climatização e a iluminação.
O custo de obsolescência é o custo incorrido quando os estoques são armazenados por períodos muito longos e a passagem do tempo os torna obsoletos ou deteriorados, como no caso de uma coleção de roupas que sai de moda ou no caso dos alimentos que perdem o prazo de validade.
Questão 2 (2,0 pontos): Para facilitar a identificação e o manejo dos Indicadores de Desempenho na cadeia de suprimentos, atualmente se emprega a metodologia do balance scorecard, que supõe a existência de indicadores de desempenho, na sua maioria não-financeiros, que proporcionarão à gestão ferramentas mais adequadas para que ela possa cumprir suas metas estratégicas. Explique o que é o balance scorecard e apresente as suas perspectivas de abordagem.
Resposta: O balance scorecard, ou placar balanceado, é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas, que são:
1 – perspectiva financeira: representa como a organização é vista por acionistas ou proprietários. Ex: lucratividade, ROI, fluxo de caixa e Retorno sobre o Capital.
2 – perspectiva do cliente: representa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor forma possível. Ex: satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, retenção de clientes etc.
3 – perspectiva dos processos internos: estes indicadores devem evidenciar se os processos estão alinhados e se estão gerando valor. Ex: qualidade, produtividade, comunicação interna.
4 – perspectiva da inovação e aprendizagem: indicam a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Ex: índice de renovação de produtos, inovação.
 
Questão 3 (2,0 pontos): Você estudou que o produto deve ser o centro do foco no projeto do sistema logístico, porque ele é a entidade fundamental no fluxo da cadeia de suprimentos. Além disso, sob a ótica econômica, o produto é o gerador das receitas da empresa. Em virtude de sua relevância, o produto também se constitui na fonte de orientação para o emprego das dimensões básicas do projeto de sistemas logísticos como um elemento adicional do serviço ao cliente. Diga de que resulta o produto, do que ele é composto (quais as partes que o compõe e quais as suas características), qual parte (aspecto) atualmente é mais valorizada e a razão pela qual isto ocorre.
Resposta: o produto é o resultado de um processo ou atividade qualquer. Ele, o produto, é composto por uma parte física perceptível, e uma outra intangível, que se complementam. 
A parte física é composta por características tais como o peso, a forma, o volume e também aspectos referentes à performance e à durabilidade.
Já os aspectos intangíveis são relacionados com: o suporte pós-venda, a reputação da empresa, a capacidade de adaptação das operações com as necessidades do cliente, a comunicação que permite disponibilizar informação correta e atualizada (o rastreamento de uma encomenda, por exemplo), ou mesmo a disposição de assumir e se responsabilizar por erros.
Atualmente, é atribuído muito valor aos aspectos intangíveis. Isto ocorre porque é este componente intangível do produto que contribui em muito com a fidelização do cliente e a manutenção de relacionamentos já existentes.
Questão 4 (2,0 pontos): Os esforços para coordenar a atividade da cadeia de suprimentos podem ser descritos em três categorias: informações compartilhadas, alinhamento de canal e eficiência operacional. Explique e caracterize estas categorias.
Resposta: 
As informações compartilhadas compreendem a transmissão de informações através da cadeia de modo que todas as operações possam monitorar a demanda verdadeira, tornando-a livre de distorções que afetem os outputs (saídas).
O alinhamento de canal significa as ações de ajuste da programação, os movimentos de material, os níveis de estoque, o preço e outras estratégias de vendas, de modo a alinhar todas as operações da cadeia. No exemplo dado por Slack, uma importante fonte de desalinhamento entre práticas de operações ocorre entre empresas distintas, acerca do pedido, quanto há um desencontro entre as características de volume-variedade do fornecedor e as características do consumidor, que afeta a questão da carga dos caminhões. Um supermercado individual ou um armazém pode não precisar de uma carga completa de caminhão em todos os períodos de vendas. Mesmo assim, seus fornecedores desejam entregar seus produtos somente por cargas completas de caminhão. Alguns acordos entre consumidor e fornecedor atualmente tentam assegurar que todo o caminhão entregue contenha um mix de produtos do fornecedor em vez de um caminhão lotado com um mesmo produto.
A eficiência operacional diz respeito aos esforços que cada operação na cadeia pode fazer para reduzir sua própria complexidade, reduzindo os custos de fazer negócios com outras operações na cadeia e aumentando o tempo de atravessamento. O efeito cumulativo dessas atividades individuais consiste em simplificar a travessia de toda a cadeia.
Questão 5 (2,0 pontos): Você estudou que no tocante à opção de centralizar ou descentralizar, ou seja, agrupar as atividades perto da cúpula administrativa, ou mantê-las dispersas ao longo das divisões das empresas maiores, podem existir vantagens organizacionais na adoçãode ambas as possibilidades, de forma que não são poucas as empresas que constituem formas organizacionais mesclando aspectos de cada uma delas. Explique quais são as vantagens em cada caso.
Resposta: A vantagem na adoção da forma centralizada consiste na manutenção de um rígido controle sobre as atividades logísticas para auferir as vantagens decorrentes do aumento de eficiência relativas aos ganhos de escala das atividades logísticas sob o comando de um único diretor. Tais ganhos de escala ocorrem, por exemplo, com sistemas de tráfego centralizados, armazenamento centralizado e compras centralizadas.
Por sua vez, o emprego de uma organização descentralizada permite eventualmente uma reação logística mais rápida e mais padronizada às necessidades dos clientes. Este tipo é mais conveniente quando as linhas de produtos possuem características distintas de marketing, de logística e de manufatura, bem como em situações nas quais não é possível obter expressivos ganhos de escala.

Outros materiais